O Espírito da palavra profética

O Espírito da palavra profética

Não temos poder sobre Satanás por meio de conhecimento ou teorias, mas apenas com o testemunho de Jesus enraizado em nossos corações.

5 minutos ·

"E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia esclareça, e a estrela da alva apareça em vosso coração, sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação; porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo." 2 Pedro 1:19-21.

A palavra profética penetra nas trevas

A palavra profética é sempre como uma luz que brilha em um lugar escuro até que a luz irrompa. Os santos profetas de Deus deixaram a luz profética brilhar até Belém, onde Jesus nasceu. Ele irrompeu como a luz brilhante no meio das trevas deste mundo.

No entanto, a palavra profética penetrou ainda mais como uma luz brilhante na escuridão egoísta dos discípulos, até que o dia amanheceu e a Estrela da Manhã surgiu em seus corações. Com essa luz interior divina, eles agora podiam ver e julgar com clareza, e todas as dúvidas e descrenças foram expulsas para sempre. Firmes como uma rocha em sua fé, eles pregaram o evangelho com grande poder e alegre ousadia até o dia de sua morte. Eles não foram abalados por opiniões humanas, e a oposição feroz que encontraram onde quer que fossem não abalou sua fé. O que eles receberam em seus corações era divinamente certo, e ninguém poderia tirar isso deles.

O testemunho de Jesus - o Espírito da palavra da profecia

Os três apóstolos viram Jesus transfigurado junto com Moisés e Elias. (Mateus 17: 1-9.) Eles também haviam sido testemunhas oculares de sua grandeza de muitas outras maneiras, mas para eles a palavra profética era ainda mais certa. Estas foram as palavras de Jesus às quais eles prestaram atenção e viveram, de modo que se tornaram os possuidores do poderoso Espírito que estava nessas palavras. Este Espírito é o Espírito da palavra da profecia, que é o testemunho de Jesus. (Apocalipse 19:10)

Este é o testemunho que precisamos ter em nossos corações nestes tempos maus, pois todo o poder do diabo está se levantando seriamente. A maioria das pessoas está insegura e vacilante, e mudam de ideia a cada ano. Isso ocorre porque eles formam suas próprias opiniões sobre a palavra de Deus com base em seu próprio egoísmo sombrio, em vez de permitir que a palavra de Deus diga a eles a verdade sobre si mesmos. Não temos poder sobre Satanás por meio de conhecimentos e teorias, mas apenas se tivermos o testemunho de Jesus enraizado em nossos corações.

O exemplo dos profetas em firmeza e constância

Hoje encontramos pouco dessa firmeza e constância no Espírito que os santos profetas de Deus e os apóstolos possuíam. Isaías ficou sozinho no meio de uma geração má e corrupta e proclamou a ira do julgamento de Deus sobre toda a impiedade até que restou apenas um pequeno e santo remanescente, assim como só resta um toco de um carvalho depois de ter sido derrubado . (Isaías 6: 9-13; Isaías 10: 20-23.)

Jeremias ficou ali como uma fortaleza firme, uma coluna de ferro e uma parede de bronze contra toda a terra. (Jeremias 1:18.)

O rosto de Ezequiel era como pedra inflexível [um diamante] contra toda impiedade. (Ezequiel 3: 9.)

Os profetas foram apedrejados e mortos, mas permaneceram firmes até o fim. Eles possuíam o Espírito de Cristo, que testificou de antemão dos sofrimentos de Cristo e das glórias que se seguiriam. (Hebreus 11: 32-40; 1 Pedro 1: 10-11.)

Poder espiritual

Agora estamos vivendo em tempos maus e difíceis. Agora a questão é se somos fracos ou firmes em nossa fé, e se estamos cumprindo nosso chamado na vida. Vivemos apenas por um curto período de tempo e é vital que a verdade dê grandes passos em nós. A semente é a palavra de Deus e cada pessoa é um campo. Agora temos tempo e oportunidade de semear ao nosso redor. A noite está chegando quando nenhum homem pode trabalhar. Essa hora já chegou em alguns países. (Marcos 4: 1-20; João 9: 4.)

Devemos viver de forma que possamos ter o poder espiritual dentro de nós que é poderoso para esmagar todo egoísmo e o espírito do mundo sob nossos pés. Não pertencemos a nós mesmos, mas àquele que nos redimiu do mundo com seu sangue precioso. (1 Coríntios 6: 19-20.)

Cada um deve prestar muita atenção à palavra de Deus e viver de acordo com ela, para que o dia possa amanhecer e a Estrela da Manhã surja em seu coração.

Este artigo foi traduzido do norueguês e foi publicado pela primeira vez no periódico Skjulte Skatter (Tesouros escondidos) em novembro de 1939.

© Copyright Stiftelsen Skjulte Skatters Forlag | ActiveChristianity

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.