O cristão verdadeiramente livre

O cristão verdadeiramente livre

O Filho nos libertou … mas para que temos liberdade?

4 minutos ·

“Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” João 8:36.

Através da Sua morte na cruz, Jesus nos libertou da lei do pecado e da morte! (Romanos 8: 2) Essa é uma graça que não podemos compreender!

Isso inclui a liberdade de tantas coisas que experimentamos aqui e agora em nossa vida cotidiana.

Liberdade para não cometer pecado

Pecar – cometer pecado – é fazer o que sabemos de antemão ser contra a Palavra e a vontade de Deus. Em João 8: 31-36 fica perfeitamente claro que temos plena liberdade de escolher não ceder quando somos tentados a pecar.

“Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Responderam-lhe: Somos descendência de Abraão, e nunca servimos a ninguém; como dizes tu: Sereis livres? Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado. Ora o servo não fica para sempre em casa; o Filho fica para sempre. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.’”

Esta é a verdadeira liberdade!

Liberdade de Satanás

Nós podemos ser livres das moléstias de Satanás. Não precisamos ouvir suas mentiras e acusações sobre todos os tipos de coisas. Somos livres para resistir e esmagá-lo sob nossos pés. (Romanos 16:20) Quando ele tenta nos fazer inclinar um ouvido para ele, podemos dizer a ele: “Não! Eu fui comprado por um preço, e eu sou de Cristo e não vou ter nada a ver com você! ”Glória a Deus que temos essa liberdade!

Liberdade de respeitar a consciência um do outro

Nós temos liberdade para deixar os outros serem livres. Não há exigências sobre como as pessoas deveriam ser ou o que deveriam fazer. Cada indivíduo tem a liberdade de seguir sua própria consciência e ser obediente à liderança do Espírito em sua própria vida. Eu posso, com toda a boa consciência, ser capaz de fazer algo que não seja liberdade para outra pessoa, e vice-versa. Se nós prendermos os outros à nossa consciência, podemos colocar cargas pesadas sobre eles. Todo mundo tem o direito indiscutível de seguir sua própria consciência e nós temos que respeitar isso. A consciência também é fluida, mudando e atualizando conforme Deus nos dá luz sobre coisas diferentes. Ele mostra a cada um a Sua verdade como eles são capazes de recebê-la e suportá-la.

Liberdade para mudar

Não precisamos continuar sendo a mesma pessoa com quem começamos! Deus nos deu uma personalidade, com dons e talentos. Mas dentro do que Ele nos deu, encontramos nossos limites – que o que fazemos é frequentemente contaminado pela busca de honra, orgulho e outros pecados. Mas podemos nos libertar completamente de tudo isso! Estamos progredindo no caminho da vida, no qual encontramos essas coisas e temos plena liberdade no Espírito para vence-las, para que nossas obras possam ser purificadas, de modo que, com as personalidades que Deus criou dentro de nós, possamos ser uma bênção, uma ajuda e uma alegria e força para os outros. Isso é liberdade gloriosa – liberdade das restrições do pecado!

Liberdade para fazer nossas próprias escolhas

Nós temos nosso livre arbítrio. Temos total liberdade para fazer nossas próprias escolhas. Mas ainda somos responsáveis pelo resultado de nossas escolhas. Quando escolhemos de acordo com nosso próprio livre arbítrio, sempre temos oportunidade de ver para onde nossas escolhas levam, e como as coisas acabam. Temos a chance de ver quão boas ou ruins eram nossas escolhas. Desta forma, aprendemos lições de experiências anteriores e aprendemos a fazer melhores e melhores escolhas com o passar do tempo. Assim, Deus nos treina e nos torna indivíduos únicos!

Esta é a verdadeira liberdade!

Liberdade para o bem

Livre para fazer o bem que quisermos! O pecado é o que impede a nossa capacidade de ser e fazer o bem aos outros. Quando não somos escravos da nossa impaciência, temperamento, inveja, etc., podemos abençoar e ser bons sem limites.

Deus é incrivelmente bom para nos dar tanta liberdade. Se usarmos corretamente, chegaremos à paz, alegria e retidão em tudo o que fazemos.

“Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão.” Gálatas 5:1.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.