O caminho da fé passiva para a ativa

O caminho da fé passiva para a ativa

“Eu acreditava em Deus e em Seu Filho, mas não estava vivendo uma vida cristã. Eu também não sentia necessidade. “Mas o que mudou?

6 minutos ·

Eu sempre percebi que é lógico que há um Deus poderoso por trás de tudo-embora não ter tido uma educação cristã.

O biólogo Edwin Conklin disse uma vez: "A probabilidade de vida decorrente de um acidente é comparável à probabilidade de um dicionário completo resultar de uma explosão em uma fábrica de impressão".

Este foi um dos argumentos de que usei quando era jovem para convencer as pessoas de que Deus não era um conto de fadas.

O curso da vida

Quando fui criança, aprendi sobre Jesus na escola, não tinha dúvidas de que Ele era o Filho de Deus. Eu pensei em Seu modo de vida e o que Ele ensinou às pessoas o que era supremo. Gentil e compassivo, mas não tinha medo de cantar quando necessário. Mas sentia que viver como ele era inalcançável. Então, eu acreditava em Deus e em Seu Filho, mas não estava vivendo uma vida cristã. E eu também não senti que eu precisava. A vida geralmente era bastante boa e confortável.

No entanto, à medida que a vida continuava, fiquei mais cansado de tudo. Trabalho agradável, bons salários, concertos, viagens, carros, camarotes, casas, etc. Todos tinham crianças inteligentes e seus netos eram pequenos gênios. Conversas principalmente centradas em torno dessas coisas. Só há espaço para assuntos mais sérios na vida.

No resto do mundo, tinha angústia e miséria. Inconscientemente, muitas pessoas vivem assim, enquanto outras, uma minoria, se afundam em riqueza. Política tragicômica, tanto a nível local, nacional e internacional decorrentes de conflitos e promessas quebradas.

Portanto, aos 40 anos, eu já era uma pessoa crítica e bastante desiludida. Enjoado com a maioria das coisas no mundo. Na idade de 50 anos, tornei-me um viúvo. Tendo seguido a progressão de uma doença grave por muitos anos, o que terminou na morte, foi o que me deixou uma profunda impressão.

Um anseio por algo mais

Quais foram os valores reais da vida? Eu estava pronto para encontrar a morte? Eu precisava falar com alguém sobre esses tópicos.

Naveguei para a casa da minha velha sogra. Ela sempre foi um modelo para mim em sua vida cristã silenciosa. Seu marido falecido também foi um homem de fé muito bom e fervoroso.

Desde que eu os conheci na minha juventude, tinha curiosidade e fascínio pela vida deles. Eles sempre foram alegres e atentos – nunca reclamando ou insatisfação. Na sala de estar da minha sogra, sempre houve paz, sempre calma, sempre harmonia. Então eu sempre a visitava e nós tínhamos boas e valiosas conversas. Um desejo foi despertado em mim para apoderar-se da mesma vida.

Desde a minha juventude, lembrei-me de que Jesus havia dito: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida" (João 14: 6). Em outras palavras, devemos segui-Lo. E isso deveria significar que devemos viver como Ele – entre outras coisas, sem cometer pecado.

Então eu não entendi bem quando alguém disse ou escreveu que Jesus havia sofrido a morte na cruz por nossa causa e pagou pelos nossos pecados. Isso foi verdade, é claro, mas a forma como foi enfatizada fez parecer que não havia nada além disso. Havia poucas diretrizes sobre como se desenvolver em sua fé pessoal.

Mas eu estava procurando uma vida. Tive a sorte de conhecer cristãos, meus sogros, entre outros, que pareciam ter uma vida cristã realmente desenvolvida e sólida. Uma vida onde é possível seguir Jesus e se tornar como Ele.

Queria apoderar-me dessa vida.

No final, eu simplesmente tive que me converter em paz. Um pouco relutantemente, já que eu esperava evitar o que eu assumi seria uma vida séria e aborrecida. Mas agora a decisão foi tomada, então eu só tive que me atirar nisso.

O evangelho

A palavra "evangelho" é derivada de uma tradução da palavra grega antiga "evangelion", que significa "boas novas". Na literatura antiga, poderia significar novidades da vitória ou o anúncio do nascimento ou da adesão de um novo rei ".

A mensagem de vitória com a qual Jesus veio foi que as pessoas, pelo Espírito Santo, agora podem derrotar o pecado que Satanás infectou a humanidade na queda. É verdadeiramente a boa notícia que os anjos da terra proclamaram no nascimento de Cristo.

O que o evangelho me deu?

O evangelho me deu – e me dá – tudo, na verdade. A vida é comparável a um quebra-cabeça. Sem Deus, a maioria das peças está faltando. As peças de Deus fazem tudo cair no lugar.

Aqui estão algumas das coisas que mais me afetaram:

  • Eu pensei que a vida cristã era aborrecida e chata. Fiquei muito errado: nunca participei de muita diversão e tantas coisas significativas como agora.
  • Todas as coisas terríveis que acontecem no mundo – todo sofrimento e angústia – acabarão um dia. Um poderoso conforto.
  • Sem amor, tudo é em vão. Não a compreensão humana do amor que é cantada, escrita e falada, mas o verdadeiro amor de Deus. Seu amor é estável e não é afetado pelas adaptações políticas e contemporâneas. Perseguir esse o amor é realmente significativo.
  • Um casamento construído sobre a Palavra de Deus é construído sobre a rocha. O mesmo objetivo e a mesma mente – sempre ter um bom relacionamento – e sempre poder discutir a Palavra de Deus.
  • Eu posso mudar. Por obediência à Palavra de Deus, minhas reações se aproximam cada vez mais da vontade de Deus. Não há crescimento pessoal maior.
  • Talvez o maior passatempo social entre nós, seres humanos, seja caluniar e julgar os outros. Aprender a afastar-se é uma libertação de uma das armas mais devastadoras de Satanás.
  • Era estranho saber que os sentimentos e o raciocínio humano são parâmetros não confiáveis e falíveis. Para descobrir que é verdade – e que a Palavra de Deus é a única coisa confiável, foi ótimo.
  • Quando morremos, o espírito não morre, é apenas uma transição para algo muito melhor. Tal certeza torna a vida e a morte incrivelmente mais fáceis.
  • Doença, perda, pessoas desaparecidas, separação, etc. podem parecer incompreensíveis, desnecessárias e injustas. Ser capaz de pensar que tudo o que acontece na minha vida – tanto bom como ruim, é para o meu melhor é talvez o conhecimento mais importante que o evangelho me deu. Se eu realmente acredito nisso, eu só tenho bons dias.

A vida em que vivo agora é melhor do que jamais imaginei.

E – surpreendentemente: está melhorando dia a dia!

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.