O apóstolo Paulo: duas vezes transformado

O apóstolo Paulo: duas vezes transformado

O caminho para Damasco foi apenas o começo para Paulo.

7 minutos ·

O apóstolo Paulo é sem dúvida uma das figuras mais conhecidas da Bíblia. As cartas que ele escreveu há milhares de anos ainda são vitais para nós hoje. Eles nos dão vida e compreensão, instrução e esperança. A transformação de Paulo é um exemplo brilhante para todo cristão.

O apóstolo Paulo diz sobre si mesmo que ele era da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, um fariseu educado aos pés de Gamaliel, que era um dos rabinos mais famosos da história. Ele não poderia ter mais motivos para confiar em sua retidão. E em seu zelo indevido por Deus, ele perseguiu a igreja primitiva, a quem ele considerava hereges perigosos. Ele prendeu e aprisionou-os, e esteve presente até no apedrejamento de Estêvão. Em Atos 9: 1 ele é descrito como “respirando ameaças e assassinato” contra os discípulos, por causa de seu “pecado” de crer em Jesus Cristo.

Você poderia pensar que alguém tão forte em seu raciocínio, tão entrincheirado em um certo modo de vida, tão plenamente comprometido e convencido de uma causa seria inacessível. Mas Deus tinha um plano diferente para Paulo.

Quando Paulo* marchava pela estrada para Damasco, perseguindo zelosamente os cristãos, ele teve uma profunda experiência. O próprio Jesus apareceu diante dele como uma luz do céu, forçando Paulo a ficar de joelhos. Essa experiência pessoal de Jesus Cristo gerou uma conversão de 100% para Paulo. Naquele momento ele creu, e foi de perseguidor a discípulo. Diz que depois dessa experiência ele imediatamente começou a pregar a Cristo! Não havia hesitação, nenhum raciocínio humano, imaginando se o que ele estava fazendo estava certo. Ele havia experimentado Cristo e tinha um foco completamente novo na vida. Sua missão agora era levar o nome de Jesus aos gentios, bem como perante os reis e os filhos de Israel. (Atos 9)

O caminho para Damasco foi apenas o começo

Embora ele tenha nascido de novo, com um novo coração, uma nova atitude e uma nova vida, a conversão de Paulo não mudou quem ele era por natureza. Mas agora ele havia encontrado Cristo, e o desejo de todo o seu coração era conhecê-lo pessoalmente – Cristo havia se tornado tudo para ele! Seu poderoso testemunho foi: “Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho.” Filipenses 1:21.

Esse anseio por Cristo levou-o a uma profunda humildade, porque ele viu que tudo que ele tinha como pessoa natural era inútil para satisfazer seu desejo. Este homem que tinha sido tão forte em si mesmo, tão "justo", disse, “Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo. E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo,.” Filipenses 3:7-8.

O apóstolo Paulo não se via mais como alguém grande, mas como alguém que precisava ser completamente mudado. Devido a essa grande humildade, Deus poderia agora começar o trabalho de transformação em seu homem interior – para que Ele pudesse ser feito conforme à imagem de Seu Filho (Romanos 8:29). Deus revelou-lhe o caminho da cruz – o caminho de seguir a Jesus na vida que Ele viveu, para que pudesse ganhar pessoalmente a Cristo. Ele diz mais adiante, “Para conhecê-lo, e à virtude da sua ressurreição, e à comunicação de suas aflições, sendo feito conforme à sua morte;.” Filipenses 3:10.

Assim como desde o começo, Paul não hesitou, e ele não tentou raciocinar sobre o que precisava ser feito. O Novo Testamento está cheio do Espírito em que Ele viveu – o Espírito de vencer o pecado na carne, para que a vida de Cristo pudesse se tornar sua vida. (2 Coríntios 4:10)

Ele testemunha isso quando diz: “Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” Filipenses 3:12-14.

Revelação de Deus

Então Paulo experimentou duas transformações em sua vida! O primeiro foi em sua conversão, quando seu coração foi transformado. Ele descreveu isso como odiar o “velho homem” e colocar o “novo homem” – o ato de um momento, um ato de fé. Mas a segunda transformação foi um processo mais longo; o processo de santificação. Ele diariamente pegou sua cruz para seguir Jesus.

Deus foi capaz de dar-lhe revelações poderosas. Sua fiel obediência a viver a vida que Deus revelou a ele o levou a ser completamente transformado. Por causa de sua humildade e zelo, Deus tem sido capaz de usar as cartas que escreveu como a Palavra de Deus; instruir e revelar os mistérios da piedade para gerações de discípulos!

Leia mais sobre o que significa levar sua cruz aqui.

Então, no final de sua vida, Paul foi capaz de dizer: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.” 2 Timóteo 4:7-8. Ele recebeu o fim de sua fé – a salvação de sua alma. (1 Pedro 1: 9)

Testemunhos poderosos de Paulo

E a melhor parte de tudo é que este evangelho de transformação que Paulo pregou, através de suas cartas, mas mais importante, com sua vida, está aberto para você e para mim! Vamos crer e viver essas exortações do apóstolo Paulo e seguir seu firme exemplo:

“Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.” Gálatas 2:20.

“E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:2.

“Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.” 2 Coríntios 3:18.

Você pode imaginar, o homem que escreveu estas palavras é o mesmo homem que começou na estrada para Damasco com uma atitude “mais santa do que tu”, perseguindo os crentes e no caminho errado! Nenhum de nós pode usar nosso histórico como desculpa. Graças a Deus pelo exemplo que Paulo se tornou para nós e por tudo o que ele fez para que pudéssemos ouvir o evangelho e sermos salvos! No final de nossas vidas, também poderemos dizer “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé,”se continuarmos como Paulo, para que possamos nos apegar àquilo pelo qual Cristo Jesus nos apossou!

* Nos primeiros capítulos de Atos, o apóstolo Paulo é referido como Saulo. Para simplificar, nós o chamamos de Paulo em todo o artigo.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.