Meus dias não precisam ser ditados pelos meus sentimentos

Meus dias não precisam ser ditados pelos meus sentimentos

Às vezes, meus sentimentos podem parecer completamente aleatórios. Mas eu aprendi o segredo para controlá-los, para que eles não tenham um efeito negativo em mim.

5 minutos ·

“Eu me sinto como um verme.”

Talvez seja um pensamento surpreendente, dadas as circunstâncias. É apenas um dia normal no trabalho. Não gritaram comigo, não cometi grandes erros e, na maioria das vezes, apenas cuidei do meu próprio negócio. No entanto, o pensamento vem.

Para mim, o que estou sentindo a qualquer momento pode parecer um pouco – ou completamente – aleatório. Alguns dias, sinto que tudo está ótimo e nada pode me impedir, mesmo que haja pequenos obstáculos ao longo do caminho. Outros dias, pode ser o oposto completo. Eventos que eu consideraria insignificantes podem criar turbulência, ansiedade e desânimo.

Por que isso acontece?

Uma alma ativa e inquieta

Tenho certeza de que há muitos cientistas, filósofos, psicólogos e afins que têm muito a dizer sobre hormônios e genética, química cerebral e muito mais. Eu não posso falar muito sobre isso. Mas, para mim, encontrei grande conforto da palavra de Deus.

“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.” Hebreus 4:12.

Todos nós entramos em situações em que nossa alma se torna ativa ou inquieta – alguém me diz algo que acho ofensivo, ou não tenho certeza de como meus planos serão, ou outros fazem algo diferente do que eu faria. A verdade é que toda essa inquietação começa com um pensamento: “Por que ela disse isso?” “Eles não entendem o que estou tentando fazer?” “Isso é tão estúpido!” É aí que começa, mas se eu não estiver alerta para lidar com esses pensamentos imediatamente, é muito fácil continuar e se transformar em algo muito mais destrutivo.

Esteja armado com a palavra de Deus!

Aqui é onde é tão importante estar armado com a palavra de Deus – isto é, ter a palavra de Deus em meus pensamentos. Ao ler a Bíblia ou encontrar outras fontes edificantes para beber, é como se eu estivesse reunindo armas antes do início da batalha. Então, quando encontro situações e tentações ao longo do dia, lembro-me das palavras que li ou ouvi e escolho crer nelas. Em outras palavras, eu tiro as armas que reuni antes e as uso contra as coisas que me deixam tentado!

Aqui a palavra sempre se separará entre minha alma – meus sentimentos, opiniões e intenções – e meu espírito, que deseja fazer a vontade de Deus.

Pode parecer um processo muito complicado, mas para mim foi realmente muito simples, embora certamente tenha havido batalhas.

Quando leio a Bíblia e uso outros recursos relacionados à palavra de Deus, sou capaz de descobrir qual é a perfeita vontade de Deus. Por exemplo, a vontade de Deus é que eu deveria “Não estejais inquietos por coisa alguma,” está escrito em Filipenses 4:6. Sua vontade é também que eu devo “Foge também das paixões da mocidade” (2 Timóteo 2:22),  sede firmes e constantes” (1 Coríntios 15:58), “fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.” (Efésios 6:10), e muitos, muitos outros!

Nos dias que se seguem, certamente chegarei a situações em que essas palavras que aprendi se tornam aplicáveis: uma situação no trabalho em que sou tentado a temer o que meu chefe pensará de mim é o momento perfeito para pensar no versículo, “Não estejais inquietos por coisa alguma” E quando eu me lembro da palavra, concordo com ela e escolho crer nela, e não no que dizem meus sentimentos, então esta espada está fazendo seu trabalho de dividir alma e espírito!

Uma vida interessante e gratificante

Felizmente, não preciso pensar constantemente em todos os versículos da Bíblia ao mesmo tempo! “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.” João 14:26. Se todo o meu desejo é fazer a vontade de Deus nas situações em que entro, posso confiar que o Espírito Santo me lembrará dos versículos que preciso, exatamente quando preciso deles! Esta é realmente uma vida interessante e gratificante de se viver!

À medida que o tempo passa e eu me acostumo cada vez mais a confiar na palavra de Deus, e não nos meus próprios sentimentos, também sou capaz de ver mais claramente a diferença entre meus sentimentos e a palavra de Deus, e posso me apegar mais facilmente à palavra de Deus. Eu experimento cada vez mais as promessas de libertação e alegria das Escrituras, para que meus dias não sejam mais ditados pela maneira como me sinto. Não tenho certeza de que chegarei a um ponto em que nunca mais sinto sentimentos negativos, mas acredito que chegarei a um ponto em que não sou mais afetado por eles. E estou feliz com isso!

“Nunca mais se porá o teu sol, nem a tua lua minguará; porque o Senhor será a tua luz perpétua, e os dias do teu luto findarão.” Isaías 60:20.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.