Meus dias não precisam ser ditados pelos meus sentimentos

Às vezes, meus sentimentos podem parecer completamente aleatórios. Mas eu aprendi o segredo para controlá-los, para que eles não tenham um efeito negativo em mim.

Escrito por Josh Pang
Meus dias não precisam ser ditados pelos meus sentimentos

“Eu me sinto como um verme.”

Talvez seja um pensamento surpreendente, dadas as circunstâncias. É apenas um dia normal no trabalho. Não gritaram comigo, não cometi grandes erros e, na maioria das vezes, apenas cuidei do meu próprio negócio. No entanto, o pensamento vem.

Para mim, o que estou sentindo a qualquer momento pode parecer um pouco – ou completamente – aleatório. Alguns dias, sinto que tudo está ótimo e nada pode me impedir, mesmo que haja pequenos obstáculos ao longo do caminho. Outros dias, pode ser o oposto completo. Eventos que eu consideraria insignificantes podem criar turbulência, ansiedade e desânimo.

Por que isso acontece?

Uma alma ativa e inquieta

Tenho certeza de que há muitos cientistas, filósofos, psicólogos e afins que têm muito a dizer sobre hormônios e genética, química cerebral e muito mais. Eu não posso falar muito sobre isso. Mas, para mim, encontrei grande conforto da palavra de Deus.

“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.” Hebreus 4:12.

Todos nós entramos em situações em que nossa alma se torna ativa ou inquieta – alguém me diz algo que acho ofensivo, ou não tenho certeza de como meus planos serão, ou outros fazem algo diferente do que eu faria. A verdade é que toda essa inquietação começa com um pensamento: “Por que ela disse isso?” “Eles não entendem o que estou tentando fazer?” “Isso é tão estúpido!” É aí que começa, mas se eu não estiver alerta para lidar com esses pensamentos imediatamente, é muito fácil continuar e se transformar em algo muito mais destrutivo.

Esteja armado com a palavra de Deus!

Aqui é onde é tão importante estar armado com a palavra de Deus – isto é, ter a palavra de Deus em meus pensamentos. Ao ler a Bíblia ou encontrar outras fontes edificantes para beber, é como se eu estivesse reunindo armas antes do início da batalha. Então, quando encontro situações e tentações ao longo do dia, lembro-me das palavras que li ou ouvi e escolho crer nelas. Em outras palavras, eu tiro as armas que reuni antes e as uso contra as coisas que me deixam tentado!

Aqui a palavra sempre se separará entre minha alma – meus sentimentos, opiniões e intenções – e meu espírito, que deseja fazer a vontade de Deus.

Pode parecer um processo muito complicado, mas para mim foi realmente muito simples, embora certamente tenha havido batalhas.

Quando leio a Bíblia e uso outros recursos relacionados à palavra de Deus, sou capaz de descobrir qual é a perfeita vontade de Deus. Por exemplo, a vontade de Deus é que eu deveria “Não estejais inquietos por coisa alguma,” está escrito em Filipenses 4:6. Sua vontade é também que eu devo “Foge também das paixões da mocidade” (2 Timóteo 2:22), sede firmes e constantes” (1 Coríntios 15:58), “fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.” (Efésios 6:10), e muitos, muitos outros!

Nos dias que se seguem, certamente chegarei a situações em que essas palavras que aprendi se tornam aplicáveis: uma situação no trabalho em que sou tentado a temer o que meu chefe pensará de mim é o momento perfeito para pensar no versículo, “Não estejais inquietos por coisa alguma” E quando eu me lembro da palavra, concordo com ela e escolho crer nela, e não no que dizem meus sentimentos, então esta espada está fazendo seu trabalho de dividir alma e espírito!

Uma vida interessante e gratificante

Felizmente, não preciso pensar constantemente em todos os versículos da Bíblia ao mesmo tempo! “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.” João 14:26. Se todo o meu desejo é fazer a vontade de Deus nas situações em que entro, posso confiar que o Espírito Santo me lembrará dos versículos que preciso, exatamente quando preciso deles! Esta é realmente uma vida interessante e gratificante de se viver!

À medida que o tempo passa e eu me acostumo cada vez mais a confiar na palavra de Deus, e não nos meus próprios sentimentos, também sou capaz de ver mais claramente a diferença entre meus sentimentos e a palavra de Deus, e posso me apegar mais facilmente à palavra de Deus. Eu experimento cada vez mais as promessas de libertação e alegria das Escrituras, para que meus dias não sejam mais ditados pela maneira como me sinto. Não tenho certeza de que chegarei a um ponto em que nunca mais sinto sentimentos negativos, mas acredito que chegarei a um ponto em que não sou mais afetado por eles. E estou feliz com isso!

“Nunca mais se porá o teu sol, nem a tua lua minguará; porque o Senhor será a tua luz perpétua, e os dias do teu luto findarão.” Isaías 60:20.

 

Você pode estar interessado em ler mais em nossa página de tópico para pessoas jovens, ou nos artigos que seguem.

 

Baixar e-book grátis

O que significa ser cristão

Escrito por Elias Aslaksen

ser um cristão é uma vida muito mais profunda do que simplesmente pedir para Jesus entrar em teu coração e acreditar no perdão dos pecados. É uma vida de desenvolvimento e crescimento nas coisas de Cristo. Este livreto apresenta os fundamentos de uma vida cristã muito clara e simplesmente.