Meus olhos e ouvidos estão muito cegados para ver a verdade na Palavra de Deus?

Meus olhos e ouvidos estão muito cegados para ver a verdade na Palavra de Deus?

Há uma enorme diferença na maneira como as pessoas leem a Bíblia. Como eu leio?

5 minutos ·

Filipenses 2:12-13

Antes de sua conversão, Paulo e seus colegas fariseus haviam lido as mesmas escrituras, e a maioria podia citar o livro de Isaías de memória. No entanto, com seu grande conhecimento e estudo escrupuloso, eles haviam perdido completamente a vida que estava na Palavra. Como isso pôde acontecer com guardiões tão zelosos da verdade? A verdade estava bem na frente deles – na verdade eles a haviam memorizado. Mas seus corações ficaram tão cegados que seus olhos não podiam ver o que estava escrito e seus ouvidos não podiam ouvir o que a Palavra da Vida lhes dizia. (Mateus 13: 10-17)

Em Lucas 8:18, Jesus deu aos discípulos esse aviso crítico: “Vede, pois, como ouvi.” … e agora que temos as escrituras por escrito, também podemos dizer: “Cuidado ao ler.”

Quando leio as palavras da Bíblia, tenho que me perguntar: desejo ouvir o que o Espírito quer me ensinar? Quando o leio, deixo que sua verdade me tire minhas pretensões para que eu possa honestamente e corajosamente procurar ajuda diante do trono da graça? Este livro se tornou a Palavra da Vida para mim? Ou é apenas um saco de pedras para jogar nos outros?

Palavras para a vida

Se eu amo a verdade sobre mim mesmo, quando leio a Palavra de Deus, é benéfico ler o que está realmente escrito e considerar cuidadosamente as implicações dessas palavras na minha caminhada cristã diária:

  • “E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.” Colossenses 3:17.

Eu creio que "tudo" significa tudo? Isso pode se aplicar mesmo a ações mundanas, como varrer o chão ou fazer trabalhos de casa? Que tal sair com os amigos? A perspectiva de fazer tudo em nome do Senhor Jesus parece uma Palavra de Vida para mim? Ou estou mais preocupado que meus amigos pensem que eu me tornei um "estraga prazeres"? Nesse último caso, talvez eu deva reconsiderar com quem eu saio.

  • “Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:48.

O mandamento de Jesus de “ser perfeito” realmente diz algo incrível sobre o “futuro e a esperança” que ele tinha em mente para seus discípulos. (Jeremias 29:11) Mas, quando Judas se sentou junto com seus irmãos e ouviu essas palavras, ele não a ouviu como uma palavra vivificante. A partir de suas ações, seus pensamentos podem ser deduzidos: "Ah, vamos lá, professor, ninguém pode ser tão perfeito." Quando leio as mesmas palavras hoje, que voz devo ouvir: aquela que aparentemente falou com Judas, ou a própria Palavra da Vida?

  • “… se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis…” Romanos 8:13.

Como cristãos, sabemos que somos salvos pela graça através da fé. Portanto, com base nas escrituras acima, de quem é a tarefa de matar as obras do corpo – as do Espírito ou as nossas? (Pista: não é do Espírito). O trono da graça ajuda a vitória na tentação – não o conforto de permanecer no pecado. De fato, a graça de Deus oferece perdão e purificação para todos que vêm a ele pela fé. Mas a graça não é um esconderijo para aqueles que não desejam abandonar os pecados com os quais vieram.

A Palavra de Deus – para ou sobre nós?

Algumas pessoas dizem: "Toda a Bíblia é para nós, mas nem tudo é sobre nós". Há um vislumbre da verdade nisso. Suponha que estejamos lendo Apocalipse 21: 8, e o Espírito revele alguns pontos em que ficamos com medo, fracos na fé, idolatrando a grandeza deste mundo, etc. Se nos arrependermos e abandonarmos os velhos costumes, então Apocalipse 21: 8 será bom para nós, mas, Deus seja louvado, não é sobre nós. Mas se o Espírito nos mostra os pecados ocultos e, em vez de recebermos esse julgamento, nos confortamos comparando-nos às pessoas que achamos ainda piores, então Apocalipse 21: 8 não é apenas para nós, mas também para nós.

Da mesma forma, se combatermos a boa luta para vencermos em tempos de tentação, todas as coisas que são escritas sobre vencedores também serão escritas sobre nós. (Revelação 21: 7) Isso é simples o suficiente para uma criança entender.

Freqüentemente conhecemos pessoas novas na área e, quando o assunto é fé, elas costumam dizer algo como: "Sim, estamos procurando uma igreja onde possamos nos sentir confortáveis". Dependendo da pessoa, encontrar uma igreja assim pode ser fácil ou quase impossível. Mas se as pessoas têm fome da Palavra de Vida – ou seja, têm fome de uma palavra que as aponta para uma nova vida em Cristo -, então podem encontrá-la simplesmente abordando as Escrituras com humildade e amor pela verdade sobre si mesmas. Deus conduzirá essas pessoas a outras pessoas com a mesma mente, e elas encontrarão comunhão no espírito.

Citação do J.O. Smith:

“Seja uma pessoa independente – pense por si mesmo e ouça por si mesmo, leia por si mesmo nas Escrituras e julgue e discerna por si mesmo em tudo. Então você se tornará espiritual e útil no serviço do Senhor.”

esta postagem está disponível em

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.