Humildade traz transformação

Humildade traz transformação

Isto é como eu experimentei em primeira mão do meu pai.

6 minutos ·

Eu cresci como o terceiro mais velho em uma família de 11 filhos. A maioria das pessoas olha para mim sem acreditar quando digo isso. Agora, como um adulto que olha para trás, é incrível pensar em como meus pais conseguiram não apenas “criar” a gente, mas criar uma casa cheia de sossego, amor e riso, onde nos sentíamos como as crianças mais sortudas.

Hoje é o dia dos pais. Muitos versos me vêm à mente quando penso em papai, mas acho que o verso que sublinha sua vida é Tiago 4: 6. "Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.".

O que inteligência não pode comprar

Deus não é parcial. Ele não dá graça com base em inteligência, riqueza e realizações, mas com base em apenas uma coisa, e isso é humildade. Isso é algo para engolir para um homem com um nível de inteligência tão alto quanto o do meu pai. Mas esta é a lei de Deus e papai levou isso a sério.

Paulo diz, “Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne,… que são chamados.” 1 Coríntios 1:26. Por que Paulo diz “não muitos?” Porque, na maioria das vezes, pessoas inteligentes e capazes acreditam que podem administrar por conta própria e não precisam de ajuda de outros, e definitivamente não de Deus. Por causa disso, Deus não os ajuda e eles andam ano após ano pensando que nada está errado com eles quando na verdade tudo está.

Deus em sua grande bondade abriu os olhos de seu pai em sua juventude para ver a verdade – que todas as riquezas e inteligência do mundo não podem fazer de um homem como ele mesmo que está fervendo de raiva, transbordando de orgulho, facilmente ofendido e muito forte em sua própria vontade, transformado em alguém que é paciente, humilde e altruísta. Ele precisava da ajuda de Deus.

Graça para mudar

O resultado de ser humilde é que você se aproxima de Deus. Ele abre os olhos para que você possa ver como você realmente é. E não só isso, Ele te ajuda para que sua natureza possa realmente mudar! Não é um trabalho que acontece da noite para o dia ou por mágica. Requer que escolha desistir da própria vontade muito forte para fazer a vontade de Deus e a Sua Palavra nos pequenos detalhes todos os dias.

Papai tem trabalhado com ele constantemente e a mudança que vimos nele é o resultado de uma batalha interior e muitas orações a Deus todos os dias. A natureza de papai era uma praga para ele e ele sabia que causava inquietação e dificuldades para os que o cercavam, não menos importante para si mesmo. Para mim, ver a transformação na vida do pai é a prova de que o evangelho que Jesus pregou é possível viver e é 100% verdadeiro.

Mente de um servo

Nós, que conhecemos o papai, experimentamos um homem gentil, generoso, afetuoso, compassivo, paciente, amoroso, trabalhador e leal, que pode facilmente desistir de sua própria vontade. Ele coloca as necessidades e preocupações dos outros acima das suas, e ele vê outras pessoas como uma bênção a que ele deve bondade, não um fardo.

Não importa a pressão ou a carga de trabalho que o pai enfrentou, nunca o ouvi dizer que ele estava ocupado demais para nós. Ele usou a hora do jantar para nos contar histórias da Bíblia ou histórias de suas viagens e sempre se certificou de que este era um destaque do dia. Depois do jantar, nos sentamos ao redor da mesa novamente, desta vez com nossos livros de lição de casa e ele pacientemente nos ajudou. Ele usou todas as pequenas oportunidades e saiu do seu caminho para tornar o lar divertido e festivo, abençoa-nos diariamente em palavra, em ação e não menos importante, em oração.

Não há tarefa em casa ou de outra forma que é muito baixa para o papai. Se ele pode ajudar a mãe, seus filhos, seus amigos ou colegas – essa é a sua grande alegria. Ele tem um coração cheio de compaixão pelos fracos, os pobres, os sofredores e os solitários. Ele não despreza ninguém, mas carrega pessoas em seu coração em oração. Embora ele não fale sobre o bem que ele fez, muitos me disseram como o pai tem sido um enorme apoio para eles em seus momentos de necessidade. Ele é um homem misericordioso – ele vê claramente os erros que ele mesmo cometeu na vida e entende que Deus o perdoou muito, então o mínimo que ele pode fazer é mostrar misericórdia aos outros.

Amor a Deus

Sempre chegávamos no andar de cima de manhã para papai ler sua Bíblia – ele viu que não conseguia administrar o dia sem esse tipo de alimento. Papai representa o que é verdadeiro e defenderá Deus e Sua Palavra a todo custo. Ele conta pessoas tementes a Deus como as maiores pessoas que viveram e viverão. Ele ama sua família e seus amigos, mas acima de tudo ama a Deus.

Todos os dias, e muitas vezes por dia, papai expressa seus agradecimentos à mamãe e diz a ela que ela é a mulher mais bonita. E ele quer dizer isso. Seu amor por ela é óbvio e cresce. No próximo ano eles completarão 40 anos de casado. Ele costuma dizer que um dos grandes mistérios da vida é como um homem como ele poderia ter uma esposa tão boa. Minha mãe é uma mulher incrível, mas isso também fala muito sobre o pai e como ele pensa sobre si mesmo.

Então, obrigado papai por nos ensinar que o verdadeiro cristianismo é ser humilde. Você é um homem mudado por causa do evangelho que tem trabalhado em você por anos e continua a trabalhar em você todos os dias. Aos 65 anos você está longe de estar satisfeito – ao contrário, mais interessado do que nunca em se humilhar, receber graça e mudar para que você possa ser mais como seu Precursor Jesus.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.