E38: Vitória sobre Satanás, o acusador!

E38: Vitória sobre Satanás, o acusador!

PODCAST: É possível libertar-se do acusador desde o início de sua vida cristã!

Você quer se libertar de Satanás, o acusador em sua vida?

"Estou convencido de que nossa vida cristã não deve ter nada a ver com o acusador. Ele não tem lugar no coração ou na mente de um crente! ” Neste episódio, Harald Kronstad está de volta como convidado e se junta a Milenko e Eunice em uma conversa sobre como podemos colocar o acusador sob nossos pés desde o início de nossa vida cristã!

Assista à versão em vídeo deste episódio aqui:

Transcrição: Podcast “Vivendo o evangelho”, episódio 38: Vitória sobre Satanás, o acusador

Este é o podcast "Vivendo o evangelho" de CristianismoAtivo. Junte-se a nós enquanto exploramos diferentes aspectos do evangelho de acordo com a Bíblia, e como podemos colocar isso em prática na vida diária.

Milenko: Olá, seja bem-vindo ao “Vivendo o Evangelho”. Eu sou Milenko e hoje estou em estúdio, e tenho Eunice e Harald da Noruega comigo. Bem-vindo de volta ao estúdio, Harald.

Harald: Obrigado.

Milenko: E hoje vamos falar sobre o tópico que eu acho que está muito próximo do seu coração e que você realmente tem algo a dizer.

Harald: Sim, eu espero que sim. Então, o tópico em que você está pensando é sobre o acusador. E devo dizer que falando com muitas pessoas ao longo dos anos, fico impressionado com quantas pessoas, também chamadas de crentes, é claro, são atormentadas pelo acusador e isso é realmente uma pena para mim. E estou convencido de que nossa vida cristã não deve ter nada a ver com o acusador, na verdade. Esse é meu desejo também por este podcast, que as pessoas possam obter ajuda para colocar o acusador sob seus pés e entender pela palavra de Deus que ele não tem lugar no coração ou na mente de um crente.

Milenko: Que nós podemos realmente estar armados para encontrá-lo também, se ele tentar.

Harald: Sim, totalmente armado. O que realmente pode nos armar é a palavra de Deus. E temos que nos ater a isso, não importa o que nossos sentimentos ou pensamentos possam nos dizer.

Eunice: Satanás trabalha de várias maneiras, não é? Ele frequentemente ataca nossos pensamentos e vem com pensamentos de desânimo, desesperança, especialmente quando eu cometo um erro e sinto que é quando ele fica muito forte e diz: "Olha, você fez de novo. Não há esperança, você já tentou tantas vezes. " Nesses momentos, o que se deve fazer?

Harald: Sim, acho que a melhor coisa a fazer com o acusador é nunca ouvi-lo! Nunca abra seu ouvido para ouvir o que ele diz. Você sabe, o que ele diz poderia agir, na realidade, quando você pensa sobre o que aconteceu em sua vida e cometeu um erro ou uma coisa estúpida, pode ser verdade, mas, no entanto, ele sempre vem com um espírito que o levará ao desânimo. Você se afasta de Deus e isso se torna sem esperança, e isso nunca estará no espírito de Cristo. Esse termina sempre com esperança e algo brilhante e bom.

Milenko: Sim, ele vem com fatos que podem ser rastreáveis a fatos reais. Mas então ele a usa de uma maneira mentirosa.

Harald: Absolutamente, ele faz.

Eunice: Então, se você mistura mentira com verdade, tudo isso é mentira, certo?

Harald: Você mistura isso e … Como muitas pessoas não conhecem a palavra de Deus tão bem, então não se apegam ao que Jesus diz, e diz Deus, sobre o assunto. Vivemos em nosso tempo, mas do lado de Deus – que já falou comigo muitas vezes – do lado de Deus, ele vem da eternidade e é para a eternidade. E vivemos um período muito especial e interessante que chamamos de hora, e temos dias e noites, anos e meses e, você sabe, podemos nos separar e falamos sobre quantos anos temos e assim por diante. Mas para Deus, tudo é sobre a eternidade. Ele lida conosco com a eternidade em mente. E quando lemos a palavra de Deus, não há absolutamente nenhuma dúvida de como isso terminará conosco. Por exemplo, lemos sobre João, o apóstolo João, quando ele escreve sobre o novo céu e nova terra, ele fala sobre como ele se vê realmente já colocado no céu. Ele é uma das principais pedras e pilares do novo templo na Nova Jerusalém. Ele teve a ousadia de dizer isso. Ele viu os nomes dos doze apóstolos. João foi escrito lá, você sabe, e ele teve essa ousadia e eu acho isso fantástico!

Milenko: Isso é fantástico, você tem coragem de se ver lá e acreditar! Como exemplo prático, o acusador vem, talvez você tenha caído, algo que já fez várias vezes antes, uma área que você conhece, talvez você esteja trabalhando nisso e tenha caído novamente. E então o acusador aparece e diz: "Veja, você caiu de novo". E isso é fato, você não pode negar isso, aconteceu. Mas qual é a mentira com a qual ele vem?

Harald: Sim, muitas vezes ele vem com: "Está vendo?" como você disse: "Aí é impossível, não dá certo, pode ter sucesso para os outros, mas não para você". Mas o fato é que ele diz isso a todos que querem ouvi-lo. É uma mentira e Deus o fez de tal maneira que somos chamados a crescer e o crescimento leva tempo. Se isso acontecesse, mágica, e de repente você estaria cheio de tudo que pertence a Deus, acho que outro inimigo chamado orgulho nos alcançaria. Então, Deus planejou nossa salvação perfeitamente.

Milenko: Se o Espírito Santo vier, o Espírito Santo também nos convence do pecado, por exemplo, e mostra que você caiu, o mesmo fato, mas o Espírito Santo vem com uma mensagem diferente.

Harald: É uma mensagem totalmente diferente. Está cheia de esperança, brilho e esperança de vitória. Apenas persista, apenas persista e aprenda com seus erros. Esteja mais alerta da próxima vez. E ele convence: "Estarei com você, orarei por você, moro aqui no céu para interceder por você". E isso é tão fantástico. Precisamos ter contato em nossa mente e coração com o mundo invisível e eterno. Caso contrário, se você olhar ao nosso redor as circunstâncias diárias sem realmente essa esperança em nosso coração, pode ser facilmente inútil, e acho que essa é a razão pela qual muitas pessoas são atormentadas pelo acusador. Eles examinam as situações cotidianas e, talvez, naquele momento, quando cometeram um erro, eles realmente não acreditam no perdão dos pecados.

Milenko: Na verdade, é um ponto muito importante que o perdão dos pecados, se eu não acredito nisso, torna-se sem esperança.

Eunice: Isso não é esperança.

Milenko: É algo em que acho que todos os cristãos concordam, absolutamente todos os cristãos, que temos perdão e recebemos perdão sem o merecer. Não podemos fazer nada por isso, é algo que nos foi dado. Mas é realmente difícil aceitar esse presente. Na verdade, é um pouco estranho, mas não acho desconhecido para nenhum de nós.

Harald: Sim, absolutamente, e é assim com o perdão dos pecados e quando o acusador fala, que quando você ouve pessoas que foram vencidas por esse espírito acusador, desânimo e depressão e o que quer que seja que nos pesa, quando eles dizem a história deles e se você tentar mudar isso e dizer: “Bem, agora eu venho até você com os mesmos problemas que você. Eu sou tão e mais e mais e cometi esse erro, e isso pode ter sucesso para mim? ” Então eles podem realmente falar comigo, fazer um sermão comigo sobre o perdão dos pecados. "Sim! Claro, há esperança para você! " Mas é tão difícil mudar isso e fazer o mesmo discurso encorajador para si mesmo, e esse é um engano que Satanás usa. Portanto, com desânimo, ouça a si mesmo segurando um sermão para outra pessoa, incentivando outra pessoa e exatamente o mesmo se aplica a você, é claro.

Eunice: Então, você precisa pregar fé para si mesmo.

Harald: Esse é um discurso interessante.

Milenko: Fale fé para si mesmo. O fato é que todos nós vemos nossa própria natureza, como eu não vejo a natureza dos outros, então eles me procuram com alguma coisa e eu direi, é claro, que há esperança para você, você sabe. De certa forma, isso é fácil de ver. Mas vejo minha própria natureza, tenho meu passado e sei onde caí, sei onde sou fraco, e é exatamente isso que o acusador tenta usar contra mim.

O fato é que o que é muito mais poderoso que a palavra do acusador é a palavra de Deus. E ouvimos falar de Jesus, que morreu por nós enquanto éramos pecadores, porque ele nos amou como pecadores e queria nos salvar. Como ouvimos agora, que ele está no céu orando por nós, ele é um mediador para nós, ele é um defensor da nossa salvação e é isso que precisamos lutar para nos apossar.

Harald: Então Jesus, com todo o seu amor, bondade e benignidade, decidiu descer à terra para se vingar completamente de Satanás e do resultado, acho que deveríamos ler isso em Apocalipse 12, porque esse é um verso crucial. “E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.’ Ele tinha esse acesso, é incrível pensar nisso. E então está escrito sobre nós. “E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte.”

E então vem outro verso novamente, que também é muito importante, “Por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo.” Então, Satanás, o acusador não está mais no céu, e o que isso significa? Na verdade, isso significa que, se eu estou, como está escrito em Colossenses 3 desde o início, colocado em lugares celestiais com Deus e busco as coisas que são de cima, Satanás está aí? O acusador está aí? De modo nenhum! Se eu mantiver minha visão, meu interesse e minha mente nas coisas que pertencem ao céu, o acusador não terá mais acesso aos meus pensamentos e à minha mente. Então, é quando eu procuro as coisas aqui da terra, que estou no território de Satanás. (11:16)

Milenko: Em tudo isso, tenho que me identificar com a decisão que tomei, que agora sirvo a Deus. Eu tenho meu interesse pelas coisas celestiais e é algo em que posso me apegar. Essa é uma verdadeira âncora e, quando faço isso, também posso vencer o acusador. Ele tenta, tenta e tenta por um longo tempo, mas precisa saber toda vez que vem a mim que bato a porta na cara dele. Ele realmente é esmagado. Satanás é o acusador, de modo que também é nossa promessa que ele seja esmagado debaixo de nossos pés em breve. Não deve demorar muito. Eu estou no céu com Cristo, fui criado com ele, e então tenho que procurar essas coisas. E essa é a arma que tenho contra Satanás.

E outra grande parte da acusação é que, uma coisa é me acusar, me deixar acusar, mas com esse Espírito também vem essa acusação contra outras pessoas. Conheço minhas próprias fraquezas e as transfiro para outras pessoas, e a acusação começa. E Satanás está trabalhando lá também, e isso é realmente prejudicial. Eu acho que esse espírito de acusação, que causou tanta dor neste mundo. Então, isso é algo que realmente precisamos estar cientes também.

Harald: Pessoalmente, nós sabemos que se conseguirmos Satanás esmagado debaixo dos nossos pés, como está escrito lá em Romanos 16, isso é em primeiro lugar como um acusador. Ele deve ser esmagado sob nossos pés. Mas precisamos de graça para fazer isso, e quando eu pessoalmente recebi a graça de Satanás ser esmagado sob meus pés, como posso dizer como testemunho pessoal, você sabe que não pode fazer isso sozinho. E aquela graça que você recebeu; também é muito agradável a Deus que a mesma graça se aplique ao meu próximo. Porque não é pela minha força, meu caráter ou minha personalidade que eu posso esmagar Satanás.

Milenko: É a única coisa adequada, mostrar misericórdia onde me foi mostrada misericórdia, não é?

Harald: Absolutamente. Acho que quando Jesus estava no céu e ele viu que a boa criação de Deus realmente começou a brigar e a comunhão não apenas com Deus, mas também entre si foi destruída, acho que foi uma verdadeira tristeza em seu coração. E então, para acusar alguém por quem Cristo morreu, temos que ver isso como um mal real.

Milenko: Isso é mau.

Harald: Isso é.

Milenko: Quem eu penso que sou?

Harald: E Jesus exorta muito fortemente também a não julgar os outros. Não julgue. E isso deve penetrar profundamente em nossos corações, e os apóstolos também falam sobre não se intrometer nos assuntos de outras pessoas. Se eu fizer isso, a acusação virá em breve. E Jesus também fala sobre esse homem perdoado, que estava em dívida sem chance de consertar as coisas novamente, e ele recebeu liberdade, você sabe, ele saiu da prisão, mas imediatamente ele quase estrangulou o seu próximo! Era apenas uma pequena quantia de dinheiro que ele lhe devia. Então, lá vemos a natureza da humanidade, e realmente temos que estar acordados para não cair na mesma tendência.

Milenko: E Satanás, ele não tem parte em mim, mas isso significa que ele também não tem parte na acusação dos outros. Eu não farei parte disso. Essa decisão eu tenho que tomar. E isso também de estar buscando as coisas que estão acima, então eu tenho que aprender a ver como Deus vê as coisas, e Deus criou todas essas pessoas. Ele é cheio de amor por eles e também quer que eles sejam salvos, e eu devo estar com o mesmo espírito, com a mesma atitude.

Harald: E Paulo, ele escreve em Romanos 8:33, “Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.” Pense nessa imagem. Acusar uma pessoa pela qual Cristo intercede. É estupidez pensar isso! E, claro, o próprio Cristo não acusará uma pessoa. Ele está cheio de esperança e fé por eles; portanto, ao orar por eles, dia e noite, diz-se, interceder e acusar não se juntam. E acho que também com nosso próximo, se você orar por uma pessoa, não acusará a mesma pessoa. Então, se isso é um desafio, você deve começar a orar. Isso amolece nosso próprio coração e traz esperança, fé e um futuro brilhante à frente de todas as pessoas pelas quais Cristo morreu. E isso é todo mundo!

Milenko: Então, essa atitude mental muda tudo. Acho que toda a nossa vida virou de cabeça para baixo. O acusador vem matar e destruir, matar, sabe? Ele quer roubar …

Eunice: Além disso, relacionamentos entre pessoas. Tudo.

Milenko: Sim exatamente! Ele realmente danifica, tenta nos roubar esses bons relacionamentos. E onde Cristo está, ele vem com vida e luz e um futuro e companheirismo.

Harald: E para todas as pessoas, jovens ou velhas, que adotaram essa posição: “Quero viver por ele, quero viver minha vida por Cristo. Eu dei meu coração a Jesus e estou no processo, me tornei um discípulo. " E um discípulo é como um aprendiz, como uma pessoa que nada sabe no começo, mas tem interesse em aprender e faz parte dessa educação, sabe? Também se trata de cometer erros, mas um bom mestre, ele não acusará um discípulo, um aprendiz, que tem essa mente para aprender. Então, é muito esperançoso quando eu tomar essa posição. E é apenas uma questão de tempo até que tenha sucesso!

Eunice: E ele não tem que levar um longo tempo.

Harald: Não. Colocar o acusador debaixo dos meus pés, é uma decisão que posso tomar com fé na palavra de Deus. Porque está escrito tão claramente na palavra de Deus. Crescer em Cristo e participar cada vez mais das virtudes de Cristo, isso tem que levar circunstâncias, e isso leva tempo. Mas colocar o acusador debaixo dos meus pés, isso pode acontecer no início da sua vida cristã.

Milenko: E isso deve acontecer no início de sua vida cristã.

Harald: Absolutamente.

Eunice: Nos precisamos disto.

Milenko: E foi o que você disse no início também, realmente que isso deve ser uma ajuda para as pessoas ouvindo e eu acho que é isso, que isso é algo que não é apenas uma teoria, mas isso é desde o início de nossa vida cristã, que deve ser realmente a primeira coisa, que o acusador seja bloqueado da nossa vida. Não tenho mais nada a ver com Satanás. Agora meu mestre é Jesus, ele é quem eu estou servindo, ele que morreu por mim e esse é o meu futuro agora.

Harald: Sim, virei das trevas para a luz: virei do poder de Satanás para Deus! E isso acontece no momento em que tomo essa decisão e me refugio em Jesus, meu Salvador e meu Mestre.

De qualquer maneira, acho que foi bom ler sobre os testemunhos e as cartas dos primeiros discípulos. Eles sabiam como eram miseráveis. Se você pensa em Pedro, por exemplo, ele sabia disso. Mas quando eles conheceram Jesus e experimentaram seu amor e seu cuidado, sua compaixão por eles e a promessa de receber o Espírito Santo – quero dizer que é absolutamente uma ferramenta necessária nesta batalha, é claro. Mas quando eles conseguiram e saíram para testemunhar sobre o reino de Deus, sobre o Jesus Cristo ressuscitado, a vida deles era tão cheia de convicção, e eles usam a expressão que eu amo – plena certeza de fé. Quero dizer, não há dúvida. A dúvida foi erradicada. Nada restou disso.

Então, no meio de suas provações – e essas foram realmente algumas provações, sabemos que elas foram decapitados e mortos de maneiras diferentes – essa plena convicção de fé estava lá até o fim. E devemos tomá-los como nossos exemplos. Satanás não tinha voz neles. O que Jesus havia prometido a eles aconteceu. E também podemos ler na Bíblia e no que é profetizado sobre o nosso tempo, o que é profetizado sobre Jesus, e vemos o que está escrito. E também, o que está escrito sobre o acusador. Em Apocalipse 12 em Colossenses 2 e assim por diante, Efésios 2, você sabe, existem muitos versículos que falam sobre isso e isso é absolutamente 100% verdadeiro. Isso acontecerá para aqueles que creem.

Milenko: E como diz lá, aquele que começou este trabalho em você o completará, e todos os que têm esse desejo, neles ele começou um trabalho. Ele começou colocando esse desejo ali e agora eu tenho que completá-lo. E como você disse, se você ver como eles tinham, os apóstolos, e que você leu sobre eles e você vê essa fé inabalável e podemos obter força com isso, eu também posso ser um deles! Eu posso ser uma carta de fé para todos os que estão ao meu redor no meio das minhas situações. Eu sei o que está acontecendo lá dentro, as batalhas que estou passando, mas não deve ser o que está refletido. O que se reflete é esse espírito de fé e vitória e superação, comunhão com Deus, comunhão com Jesus. Eu sou um discípulo

E se você ler em Hebreus o que diz lá, que Jesus não tem vergonha de nos chamar de irmãos e que eu posso estar aqui e dizer: “Eu sou seu irmão; ele não tem vergonha de mim e eu não tenho vergonha dele ", e isso irradia de mim. Onde está o acusador nisso? Onde está a incredulidade? E posso realmente ajudar aqueles que estão à minha volta, meus colegas, minha família, os mais novos com quem estou junto, que podem me ver como esse pilar da fé e obter esperança para o futuro também através de mim.

Harald: E Paulo, ele escreve aos romanos que aqueles que são filhos de Deus, eles obedecem ao Espírito Santo. E então está escrito que vocês são herdeiros de Deus e herdeiros em conjunto com Cristo. Onde está o acusador? E essa é uma esperança que Jesus tem para nós, para que não haja mais motivo para ouvir o acusador. Como você disse, bata a porta na cara dele e pare de discutir com Satanás, porque ele falará enquanto encontrar ouvidos atentos. Então, pare de fazer isso. Essa é realmente a minha exortação.

Milenko: Ele é como um daqueles vendedores irritantes na porta. Se você tentar argumentar, eles nunca irão embora. Você apenas tem que fechar a porta.

Harald: “Você não ouviu o que eu disse, Satanás? Não tem nenhuma palavra pra mim, sabe?

Eunice: “Eu sei o seu fim, eu sei, está escrito na Bíblia! ”

Milenko: “Você ouviu o que eu disse: não! e é isso, não há mais discussão. E não precisamos discutir. Então podemos ir e começar a orar; podemos orar pelos outros e podemos obter ajuda para nossas próprias vidas. E essa é, você sabe, a direção oposta.

Milenko: Você gostaria de uma última exortação para um jovem que está sentado, ouvindo isso? Você disse no começo que realmente tinha isso em seu coração que eles podem obter ajuda

Harald: Leia a palavra de Deus e creia. Não há dúvida alguma na palavra de Deus, o resultado final de suas vidas. E comece como jovem, ouça a palavra de Deus, leia a palavra de Deus e não ouça seus próprios sentimentos e emoções. Eles não dirão a verdade. Mas a palavra de Deus permanece para sempre. Então, faça disso uma arma na sua mão nas suas situações diárias e terá sucesso para você.

Milenko: Será bem sucedido.

Harald: Você colocará Satanás sob seus pés. Ele não tem o direito e não tem possibilidade de acusá-lo quando você procura as coisas acima. Ele não mora mais lá. Deus o expulsou quando Jesus voltou. Tudo está pago, tudo está na ordem certa do lado de Deus, então acredite nisso.

Milenko: Então isso é algo que podemos levar conosco: se você procurar as coisas acima, Satanás não tem o direito. A dívida foi paga, agora temos apenas a ver com Deus, com Jesus, nosso irmão. Então, acho que vamos terminar aqui e obrigado a todos por ouvirem. Lembre-se de sintonizar na próxima semana e vá ao nosso site, siga-nos no Facebook, no YouTube, existem muitos lugares para obter edificação, então tudo de bom e obrigado! Adeus!

Harald: Adeus.

Eunice: Tchau.

Podcast: Play in new window | Download

esta postagem está disponível em

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.