Eu não preciso ser perseguido pelos meus desejos!

Eu não preciso ser perseguido pelos meus desejos!

Nossas concupiscências são forças poderosas que nos afastam de Deus. O que deve ser feito para nos libertarmos delas?

5 minutos ·

“E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.” Gálatas 5:24-26.

Assim também vós considerai-vos certamente mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor. Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências;.” Romanos 6:11-12.

Concupiscências são desejos ou “necessidades” com uma ânsia intensa de ser gratificado. Tiago escreve que todas as guerras e pelejas vêm da concupiscência que guerreia em nossos membros. As concupiscências são um grande engano, e seu breve gozo é apenas uma porta imaginária para a glória que leva a um vazio ainda maior.

Forças fortes contra nós - mas não somos impotentes!

Muitos tipos de concupiscência habitam no corpo, e a maioria das pessoas é escrava de seu próprio corpo. No entanto, isso não é verdade para aqueles que pertencem a Cristo. Eles desejam ser crucificados com Cristo pela fé no poder que é acessível por meio do evangelho. Eles se consideram mortos para o pecado junto com todos os seus desejos e paixões que exigem ser alimentados e gratificados. Isso torna possível que seu espírito entre em contato com Deus, para que possam ouvir sua voz. Esta é a vida cristã normal! No entanto, parece que Paulo teve que confirmar isso quando escreveu aos romanos, “E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça.” Romanos 8:10. Quando o Espírito de Cristo habita em nós e somos obedientes a ele, a intenção é que o corpo esteja morto para todas as concupiscências que nele habitam. Esta é a única maneira de ganharmos vida e desenvolvermos nosso espírito.

Quando pensamos sobre alguns desses desejos, por exemplo, o desejo por honra, inveja, imoralidade sexual, ansiedade, amor ao dinheiro, buscar o seu próprio, o desejo de ser intrometido nos assuntos de outras pessoas, etc., percebemos que são fortes poderes que habitam em uma pessoa. Eles são tão fortes que até mesmo as pessoas que temem a Deus na antiga aliança ficaram impotentes quando tiveram que lutar contra esses desejos que habitam na carne. Como resultado, surgiu uma grande necessidade de um Salvador e Redentor!

“Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne; Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.” Romanos 8:3-4. A justiça da lei exigia que houvesse uma morte sobre as paixões e desejos. (Romanos 7: 7)

Agora é a nossa vez! Agora temos a oportunidade de entrar no seu descanso - um descanso no qual não somos mais incomodados pelos desejos e paixões da carne. O mesmo zelo e determinação devem estar em nossos corações quando encontramos os inimigos que nos perseguem.

Estamos cheios de indignação contra o pecado?

“Tu, ó Senhor, o sabes; lembra-te de mim, e visita-me, e vinga-me dos meus perseguidores; não me arrebates por tua longanimidade; sabe que por amor de ti tenho sofrido afronta. Achando-se as tuas palavras, logo as comi, e a tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração; porque pelo teu nome sou chamado, ó Senhor Deus dos Exércitos. Nunca me assentei na assembléia dos zombadores, nem me regozijei; por causa da tua mão me assentei solitário; pois me encheste de indignação.” Jeremias 15:15-17. Certamente, todos nós conhecemos esses inimigos na carne que desejam nos perseguir. A menos que odiemos o pecado, ele nos perseguirá pelo resto de nossas vidas.

Eu me pergunto se não há necessidade, mesmo nos dias de hoje, de sentar-se sozinho e deixar o Espírito de Deus trabalhar e nos encher de indignação. Há grande liberdade e muitas oportunidades de ver, ouvir e experimentar muitas coisas. A pergunta que todos devem se fazer é: Como tudo isso influencia meu espírito? Meu espírito exala um aroma de poder de vitória? Testifica de todo o coração, zelo e temor a Deus? É gratificante ficar longe dessas festas “divertidas” onde, na fome de algum tipo de experiência, as pessoas se alegram por se sentirem tão bem no nível humano, sem poder discernir se o Espírito de Cristo está presente ou não. Tal vida leva apenas ao vazio e ao engano. O espírito de tal pessoa testificará de autossatisfação, superficialidade, preguiça e indolência.

Bem-aventurado todo aquele que tem um dia poderoso de ajuste de contas com suas concupiscências e empunha os golpes necessários para entrar no descanso. Bem-aventurado todo aquele que deseja ser cheio do Espírito de poder e se levanta para governar no meio de seus inimigos, que luta para vencer e não volta atrás no dia da batalha! Sim, bem-aventurado é todo aquele que deixa o sacrifício no altar até que seja consumido e não comece a comer mais tarde do que em seu zelo piedoso ele havia anteriormente amaldiçoado em sua vida!

Este artigo foi publicado pela primeira vez em norueguês no periódico "Tesouros Escondidos" ("Skjulte Skatter") da BCC em maio de 2005, com o título "Descanso dos desejos!"
© Copyright Stiftelsen Skjulte Skatters Forlag

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.