Eu fui longe demais para conseguir o perdão?

Eu fui longe demais para conseguir o perdão?

Você não pode nomear nem sequer um pecado pelo qual Jesus não morreu.

8 minutos ·

Então você tem um passado. Um passado que inclui ações e comportamentos que nublaram seu espírito, o separaram de Deus, o que faz você se sentir podre ao núcleo. Mas agora você se arrepende do que você fez; Você quer se arrepender. Mas um pobre miserável, como você, ainda é elegível para o reino dos céus? Você sabe que Deus é bom, mas ele é tão bom, para perdoar-te pelo que fez?

O único que exclui uma pessoa do céu é pecado imperdoado. Jesus tem autoridade para perdoar todos os pecados e todas as blasfêmias. “Era necessário que Cristo sofresse e ressucite dos mortos no terceiro dia e que o arrependimento e a remissão (perdão) dos pecados sejam pregados em Seu nome a todas as nações.” Lucas 24:46-47. Jesus sofreu e morreu pelos pecados do mundo inteiro (1 João 2: 2), e tem poder para perdoar todo pecado, lançando-o nas profundezas do mar, para nunca mais se lembrar. Você não pode acreditar que Ele fará isso por você? Você não pode nomear um pecado pelo qual Jesus não morreu.

“Você não sabe que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não se iluda. Nem os fornicários, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os homossexuais, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os cobiços, nem os bêbados, nem os rebeldes, nem os extorsores herdarão o reino de Deus. E tais fostes alguns de vós. Mas você foi lavado, mas você foi santificado, mas você foi justificado em nome do Senhor Jesus e pelo Espírito de nosso Deus.” 1 Corintios 6:9-11.

Paulo estava falando aqui para alguns que uma vez viveram profundamente no pecado, mas quando ouviram a verdade do evangelho, reconheceram seus pecados e entregaram a vida a Jesus. Não só eles foram perdoados, mas eles receberam ajuda do Espírito Santo para terminar com esses pecados e viver uma vida transformada.

Arrepender-se e receber perdão

Quando o apóstolo Pedro enfrentou os judeus no dia de Pentecostes com o fato de ter crucificado o Filho de Deus, seu Messias que veio para salvá-los, foram cortados ao coração. Você pode imaginar o que eles devem ter sentido? Eles devem ter pensado que não houve perdão por tais ações. Mas Pedro disse a eles, “‘Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos pecados …’Então, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados.” Atos 2:38-41.

Mesmo essas pessoas que negaram o Messias, o rejeitaram enquanto estava aqui na Terra e, finalmente, o crucificaram, conseguiram se arrepender e receber o perdão pelo que tinham feito. Seu amor, bondade e longanimidade conosco não conhece limites.

Existe uma condição para esse perdão. Não há perdão sem arrependimento, e não pode haver arrependimento sem que primeiro seja um reconhecimento do pecado. Você não pode ser perdoado por algo, se você não se responsabiliza por suas ações e aceita a verdade – que realmente pecou e precisa se arrepender. Você realmente se arrepende de suas ações nas profundezas de seu coração? Você está firmemente decidido que você não quer mais se comportar dessa maneira; Que você abandonará os antigos caminhos do pecado e começará de novo como discípulo de Jesus? Então você pode ser perdoado! “Peça, e lhe será dado.” Mateus 7:7. Ninguém que se arrepender de seus caminhos pecaminosos será excluído do céu.

No entanto, o que Jesus diz em Mateus 6: 14-15 é de vital importância: "Porque, se perdoardes os homens as suas ofensas, o vosso Pai celestial também te perdoará. Mas se você não perdoa os homens suas ofensas, nem seu Pai perdoará suas ofensas.”

Jesus não poderia ser mais claro aqui. Se você pedir perdão, mas não está disposto a perdoar os outros, então não há perdão para você. Você não pode segurar rancores, ou você entrará na eternidade sem perdão, não importa o que as pessoas tenham feito com você.

O pecado imperdoável: blasfemar do Espírito Santo

Jesus fala sobre um pecado que é imperdoável.

“Por isso, eu digo a você que todo pecado e toda blasfêmia serão perdoados, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens. Qualquer um que fale uma palavra contra o Filho do Homem, será perdoado por ele; Mas quem fala contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século, nem no século por vir.” Mateus 12:31-32.

Neste caso de que Jesus está falando, os fariseus alegaram que Jesus havia feito milagres pelo poder de "Beelzebub", um demônio. Na verdade, ele estava operando esses milagres no poder do Espírito Santo. Esta foi a sua blasfêmia, dizendo que o que era de fato puro e santo era impuro e maligno. (Marcos 3:30)

O Espírito Santo também é chamado de Espírito da verdade (João 16: 7-13). Ele aponta para você a verdade sobre você – seu pecado e o que você precisa fazer sobre isso. Se você não reconhece a verdade, como você pode se arrepender? Se você não se arrepender, como você pode ser perdoado? Se você não está perdoado, como você pode ter alguma esperança para a vida eterna? Como você pode ser salvo?

Blasfemar contra o Espírito Santo neste momento presente significa que você endureceu repetidamente e deliberadamente o seu coração contra a verdade e continua na incredulidade. Você está essencialmente chamando o Espírito Santo de um mentiroso, e isso realmente é blasfêmia. Não há perdão para uma pessoa que morre em descrença, tendo rejeitado continuamente as inspirações do Espírito Santo. Isso é uma blasfêmia imperdoável. Mas enquanto você sentir Deus trabalhando e te chamando, ainda há esperança para você.

A verdade deve torná-lo livre

Se você está fazendo a pergunta “Será que eu fiz algo tão ruim que eu serei excluídos do perdão e do reino dos céus?”, Você pode ter certeza que não é. Sua pobreza de espírito – o seu reconhecimento do pecado e seu desejo de se afastar dele – o levará a se arrepender e se voltar para Deus. Não é possível "acidentalmente" blasfemar no Espírito Santo. Aqueles que cometem o pecado imperdoável não estão preocupados; Eles não se preocupam se estão ou não perdoados, por causa de sua descrença.

Então, seja aquele que ama a verdade. A verdade deve torná-lo livre. Você tem uma graça sobre a sua vida – você pode ser libertado de ser escravo do pecado e pode ser um verdadeiro discípulo de Jesus. (João 8: 31-34) Não só Ele é capaz de perdoar seu pecado, mas também é capaz de salvá-lo do pecar. Faça uso desta graça – Ele é capaz de salvar completamente todos aqueles que reconhecem a verdade sobre suas necessidades. Quando você recebe o Espírito Santo que mostra o seu pecado, Ele também lhe dá o poder de vencer o pecado.

O ladrão na cruz foi salvo em seu "leito de morte" sem nada para levar à eternidade, mas Jesus disse a ele: "Hoje você estará comigo no Paraíso." Não é muito melhor, arrepender-se e se voltar para Deus hoje, quando Ele está falando ao seu coração? Então, quando você morrer, você pode ir direto para o céu com a garantia da vida eterna, se continuar assim. Sim, você pode se arrepender e pedir perdão hoje, e começar neste caminho da justiça a partir deste momento, com uma consciência limpa e justificada em nome do Senhor Jesus e pelo Espírito de nosso Deus.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.