Escolhido por Deus: Para que somos escolhidos?

Escolhido por Deus: Para que somos escolhidos?

Nós somos o povo escolhido de Deus, desde antes da fundação do mundo. Você acredita nisso? Você está vivendo isso?

5 minutos ·

Quando Paulo escreveu sua carta para a igreja em Éfeso, ele começou enfatizando que eles foram escolhidos por Deus desde antes da fundação do mundo! Este é um trabalho e desenvolvimento que nós também somos chamados a participar. Este trabalho produzirá frutos em nossas vidas. (Efésios 1: 1-15)

Acreditar que somos escolhidos por Deus é uma parte importante e básica de nossa fé; da mesma forma, que Deus que nos chamou também é poderoso para realizar a obra que começou em nós.

Deus certamente não chama e escolhe alguém aleatoriamente. Foi ordenado por Deus antes da fundação do mundo e tornado possível agora durante o tempo da graça em Cristo Jesus, por Sua vida, morte e ressurreição. Nele temos o perdão dos pecados (v. 7), e podemos crescer e aumentar através da graça que nos foi abundantemente dada em toda a sabedoria e entendimento (v. 8).

Escolhido por Deus para uma nova e melhor esperança

Há uma tremenda esperança em Cristo Jesus, uma nova e melhor esperança para nós que nascemos e fomos escravizados pelo nosso próprio pecado. O pecado que herdamos, que acompanhou a humanidade através das gerações, tem sido motivo de muita angústia e inimizade entre as pessoas.

Agora há esperança de sair do pecado e entrar em uma vida de vitória sobre o pecado que antes estávamos presos. Podemos entrar numa vida completamente nova em que reagimos com as virtudes de Cristo, em vez de nossa vontade própria, e a inimizade a que ela nos conduz. Em vez de fazer exigências, podemos ser gratos; em vez de amaldiçoar, podemos abençoar, etc.

Não há maior chamado para nós do que sermos chamados do céu pelo próprio Deus! Também não há vida maior ou melhor para viver do que viver uma vida para Deus. Pense em como é incrível poder fazer parte do desenvolvimento e do trabalho que Deus está fazendo em seu povo neste tempo de graça. Toda pessoa que sente o chamado de Deus em seu coração deve seguir de todo coração esse chamado e a eleição que Deus nos deu em Cristo.

Escolhido para ser discípulo de Jesus

Deus não pergunta sobre nosso passado, sobre o que é nossa origem familiar ou sobre o que podemos realizar sozinhos. Ele nos chama para sermos discípulos de Jesus. Ele pode fazer um trabalho em discípulos, e esse trabalho começa quando passamos pela porta do discípulo – abandonando tudo o que é de nós mesmos e dando nosso coração e vida a Deus. Isto continua ao longo da nossa vida, se vivermos como Paulo escreve em Gálatas 2:20: “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.” Esta é uma vasta obra de Deus que entramos quando somos um sacrifício completo e não vivemos mais para nós mesmos.

Neste tempo de graça em que vivemos, Deus nos dá tudo o que precisamos para a vida e piedade para o tempo e a eternidade. (1 Pedro 1: 3-4) Deus lida conosco e nos castiga para que mais desta glória, mais das virtudes, possa se tornar vida em nós. (Efésios 1: 5-11; Hebreus 12:11)

Escolhidos para uma salvação mais profunda

Leva tempo para ser completamente salvo. Leva tempo para produzir uma plenitude dessa nova criação. Portanto, devemos aproveitar o tempo e as oportunidades que Deus nos concede. Tudo o que Deus envia para nós é pensado para nos servir de salvação mais profunda. Somos conscientes da nossa própria vida através de tribulações. Nossa vida própria é o pecado que habita em nossa carne que herdamos. (1 Pedro 1: 18-21) Quando vemos a nossa vida, devemos nos humilhar e reconhecer, não nos justificando e explicando, continuando a viver por nós mesmos. Somente reconhecendo a verdade sobre nós mesmos podemos ser salvos ao máximo (Hebreus 7:25). Esta é uma grande libertação que nos faz regozijar em todas as circunstâncias da vida.

É extremamente esperançoso e recompensador servir a Deus! E é possível para todos que se apegam ao seu chamado celestial e acreditam no poder criativo que está em Deus. Deus pode realizar um trabalho glorioso e criativo em tais pessoas que são fiéis ao seu chamado. Eu não encontro esta gloriosa oportunidade em mim mesmo, em outros lugares ou em outras fontes. Não considere o passado ou de onde você vem, mas apegue-se à fé no poder e na ajuda que Deus nos deu através do evangelho. É aqui que todas as bênçãos espirituais em Cristo são para aqueles que lhe obedecem! (Hebreus 5: 9)


Este artigo foi traduzido do norueguês e foi publicado pela primeira vez sob o título "Escolhido por Deus" no periódico Tesouros Escondidos (Skjulte Skatter) de BCC, em junho de 2016.
© Direitos autorais Stiftelsen Skjulte Skatters Forlag

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.