Jether Vinson: Entusiasmado pela mensagem da cruz

Jether Vinson: Entusiasmado pela mensagem da cruz

Como o trabalho de um homem transformou inúmeras vidas na América do Norte.

7 minutos ·

O amor pela Palavra de Deus ajudou a transformar Jether Vinson em um missionário e evangelista que a compartilhou com todos os que quisessem ouvir. Ele falou para milhares de pessoas, mas também trabalhou diligentemente com indivíduos. Ele viajou extensivamente pela América do Norte por 45 anos, e muitos podem testemunhar que a palavra que ele falou agarrou seus corações e transformou suas vidas.

Um espírito pioneiro

Nascido em Detroit, Michigan, em 1936, Jether Vinson foi criado com uma fé em Deus e o poder da oração por sua mãe temente a Deus. “Seja um bom soldado de Jesus Cristo. Você deve lutar! ela diria para ele. Nesse espírito pioneiro, Jether se tornou um trabalhador jovem na assembléia em que ele e sua mãe frequentavam. Com o tempo, começaram a realizar reuniões por conta própria, indo de casa em casa, porque Jether e sua mãe sentiam que havia "muito mais a ser feito e muitas almas que precisavam de ajuda".

Uma fé simples

Pouco depois de se casar, Jether começou a sentir que Deus estava pedindo que ele se tornasse um missionário. Para desaprovação de amigos e parentes, ele deixou um bom trabalho para ser livre para evangelizar, em obediência ao que Deus operava em seu coração. "Não estava ligado às coisas da terra, mas fui capturado em meu coração pelo amor que tinha por Jesus", lembra ele.

Depois de vários meses no campo missionário, eles se mudaram para Flint, Michigan. Aqui, em 1967, o pastor que trabalhava com Jether contou-lhe uma mensagem que ouvira em uma convenção cristã, dada por dois homens da Igreja Cristã de Brunstad (BCC). “Acho que conheci Paul e Silas! ele relatou com entusiasmo. Foi assim que Jether conheceu a Igreja Cristã de Brunstad.

Entusiasmado pela mensagem da cruz

De tempos em tempos, visitantes do BCC visitavam a assembléia de Jether. Jether valorizou muito a comunhão com eles e encontrou a verdadeira irmandade com esses homens cristãos. Eles falaram sobre tomar sua própria cruz e seguir a Jesus. Essa era a vida que ele procurava e ouvi-la tão claramente dita e vivida na vida dos outros era um pedaço do céu na terra!

Em 1969, Jether recebeu ainda mais luz e revelação sobre essa “cruz pessoal” quando um benfeitor desconhecido lhe enviou um ingresso para participar da conferência de verão da BCC na Noruega. Aqui, ele ouviu a mensagem da cruz mais claramente do que nunca e conheceu irmãos e irmãs que estavam praticando essa vida divina.

Jether sentiu que o que estava ouvindo vinha de Deus, e o Espírito lhe disse para "ficar quieto e ouvir!" Ele se lembra de ter pensado: "Encontrei um povo que realmente colocou em prática a Palavra de Deus … eles vivem pela palavra da cruz!"

Em vez de ouvir sobre a morte de Jesus na cruz como uma lição de história, ele ouviu que a cruz era algo que ele poderia usar em sua vida cotidiana. Isso significava que ele poderia negar a si mesmo e sofrer, como Jesus, em vez de ceder aos desejos pecaminosos da natureza humana. Chega de pecar repetidamente! Desse modo, a vida de alguém é pregada na cruz e permanece ali até a morte. Este é o caminho para a verdadeira libertação do pecado!

A cruz no trabalho em sua vida

A esposa de Jether, Voncile, pode testemunhar que ele foi diligente em colocar em prática o que ouviu. “Eu podia ver a cruz trabalhando em sua própria vida pessoal, da maneira que ele estava comigo e com nosso filho”, lembra ela. "Ele sempre se entregou para melhorar as coisas e não deixou de me encorajar na Palavra de Deus. Muitas vezes ele me incentivou a ‘manter um coração puro'".

Ela também explica como Jether foi fiel em assumir sua cruz quando confrontado com oposição. "Ele foi criticado por aqueles que pensavam que ele deveria apenas aceitar um emprego comum e permanecer em casa", explica ela. “Ele nunca veio com uma palavra crítica, mas mostrou apenas amor, paciência e cuidado com aqueles que se opunham a ele. Ele dizia: ‘Devo cumprir meu chamado e eles devem cumprir o deles'. ”

Rejeitado por assembleias religiosas

Por causa da ajuda que recebeu por sua própria vida, Jether continuou pregando a palavra da cruz com zelo. E, como resultado, ele foi logo rejeitado por muitos. 1 Coríntios 1:18 era um consolo para ele naquela época: “Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.”

Em 1971, ele foi convidado a deixar a igreja que frequentava e onde era co-pastor. Os poucos que partiram com ele formaram o início da Igreja Cristã Brunstad em Detroit, Michigan.

Quem experimentou a agitação dessa época se lembra do incentivo de Jether. “Ele estava firme na palavra de Deus e nos encorajou a fazer o mesmo. Ele disse enfaticamente: "Não nos preocupamos com a rejeição; nós encontramos o caminho para a vida! ‘"

Um tipo diferente de missionário

O trabalho de Jether como missionário tocou inúmeras vidas em toda a América do Norte. Uma mulher de Ohio explica como ela e o marido receberam ajuda imediata ao ouvir Jether pela primeira vez: “Ele falou claramente sobre a mensagem da cruz em 1 Coríntios 1:18, com exemplos muito práticos de como usá-la em nossas vidas cotidianas. Pensamos: ‘Sim, esta é a resposta para todos os nossos problemas, bem como para os problemas do mundo inteiro! Eu só preciso me pendurar na cruz como Jesus fez e levar minha vontade na morte de Cristo. Então terei paz e alegria por dentro e terei prazer com todas as pessoas. ‘"

Ela também explica como ele teve um interesse pessoal em ajudá-los a ganhar vida: “Jether não apenas falou a Palavra de Deus em nossos corações, mas tornou-se pai para nós. Tivemos perguntas e Jether, através da Palavra de Deus, teve as respostas. Visitamos muitos fins de semana e me lembro da irmandade na sala de estar de Vinson. ”

Através de inúmeros dias na estrada, visitas às casas e horas no telefone, Jether trabalhou para ajudar as pessoas que ele conheceu que estavam interessadas em sua mensagem. Hoje, há crescentes comunidades locais da Igreja Cristã Brunstad em Michigan, Ohio, Connecticut, Missouri, Oklahoma, Nova York e Toronto, Canadá, que são um resultado direto de seu trabalho.

E, no entanto, em todo o seu trabalho, Jether nunca procurou atrair as pessoas para si mesmo ou tornar-se grande. "O ministério pertence ao Senhor", diz Jether. “Meu ministério era fazer discípulos com o desejo de obedecer. Você não sabe o que vai acontecer, mas trabalha com fé em Deus. ”

Um homem feliz

Hoje, Jether é um homem devoto e piedoso. Ele prega a palavra da cruz tão fervorosamente quanto ele fez quarenta anos atrás. Seu zelo pela Palavra de Deus não diminuiu.

Ele exorta aqueles que querem mais do que uma religião superficial a dar seu coração totalmente a Deus e procurar se encher do Espírito Santo. "Você precisa do poder do Espírito Santo para lutar, a fim de fazer a vontade de Deus e não a sua!" ele diz fervorosamente. "Você deve levar isso a sério, para orar muito e pesquisar as escrituras. Então você encontrará Deus em oração e em sua Palavra. Se você der sua vida dessa maneira, ganhará uma vida que durará por toda a eternidade! "

“Hoje sou um homem muito feliz! Coloquei minha mão no arado e nunca olhei para trás … e, por causa disso, não me arrependo! "

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.