Enoque: O poder de andar com Deus

Enoque: O poder de andar com Deus

Quase todo cristão sabe o nome de Enoque, porque seu testemunho foi que ele agradou a Deus.

4 minutos ·

Enoque é mencionado apenas de forma muito breve na Bíblia. Ouvimos pela primeira vez sobre ele em Gênesis 5: 21-24: “… E andou Enoque com Deus, trezentos anos, e gerou filhos e filhas. E foram todos os dias de Enoque trezentos e sessenta e cinco anos. E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou.”

E então em Hebreus 11: 5 ele é mencionado novamente entre os heróis da fé, e o que é dito sobre ele é super significativo: “Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus.”

O testemunho de Enoque

Tão pouco é mencionado sobre esse homem de fé, apenas alguns versos, mas por causa do testemunho que Enoque teve, quase todo cristão sabe seu nome. Ele “andou com Deus” e “agradou a Deus”. Poderia haver um testemunho melhor? Poderia haver uma missão maior na vida? Poderia haver algo mais importante nesta vida?

Nós também sabemos, do relato em Gênesis 5, que Enoque viveu nos dias imediatamente anteriores a Noé. Está escrito sobre esse tempo que: “E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente. Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração.” Gênesis 6:5-6.

Você pode imaginar o quanto isso significou para Deus, que quando Ele olhou para a terra e Sua criação, e viu quão longe havia caído, como tudo estava contaminado pelo mal, Ele ainda viu um homem que andou com Ele; cuja intenção era agradá-lo? Este foi o mesmo testemunho que o neto de Enoque, Noé, tinha.

Que exemplo incrível nós temos em Enoque. Ele viveu uma vida de fé. Era um modo de vida para ele; ele andou com Deus. Ele permitiu que Deus direcionasse seus caminhos, é assim que ele agradava a Deus. E por causa de sua fé, Deus levou Enoque para estar com ele.

Nós podemos andar com Deus

Nestes dias, Deus também olha para a terra e vê um mundo cheio de “homens mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,”, como descrito em 2 Timóteo 3: 1-5. Quanto você acha que isso agrada Seu coração quando Ele vê aqueles que são fiéis a Ele; aqueles que andam com ele? Aqueles que “sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo;?” Filipenses 2:15. No meio deste mundo maligno podemos ter o testemunho de que andamos com Deus e que agradamos a Deus.

Fazemos isso renunciando às nossas próprias concupiscências e desejos, motivados pelo amor para servir a Deus em obediência à Sua vontade. Nós podemos ser aquelas pessoas que são descritas em Colossenses 3 que buscam as coisas que estão acima, e rejeitam tudo o que vem deste mundo.

Podemos nos esforçar para ter o mesmo testemunho que Enoque teve. Não pelo bem do nosso próprio ego, que devemos ser conhecidos por algo, mas para que possamos honrar a Deus com nossas vidas. Para que todos que nos conhecem saibam isso sobre nós: que andamos com Deus e vivemos para agradá-lo.

Andando com Deus: de que maneira

Como andamos com Deus? O que é andar com Deus no dia-a-dia? Isso significa que Ele é nosso companheiro constante. Nós o conhecemos imergindo-nos em Sua Palavra. Ele é aquele a quem nos voltamos para toda instrução, conforto e força. “O Senhor é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio.” Salmos 18:2. Nós procuramos e fazemos a Sua vontade. “Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.” Lucas 11: 2. Somos obedientes a tudo o que Ele comanda. Nós não apenas fazemos o óbvio, apenas raspando passado. Nós cavamos mais fundo para descobrir como podemos melhor servi-lo, como podemos agradá-lo melhor.

Então, também Deus, seja no final do nosso tempo na terra ou no tempo do arrebatamento, nos levará para estar com Ele. Se formos fiéis em andar com Deus todos os nossos dias, então um dia caminharemos para a eternidade, para estar com Ele para sempre.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.