É possível ser perfeito?

É possível ser perfeito?

A Bíblia fala sobre ser perfeito e sobre ser aperfeiçoado. O que isso significa e é possível alcançar?

4 minutos ·

É possível ser perfeito? Precisamente o que significa ser perfeito? Nós lemos que os sacrifícios no antigo pacto não podiam tornar a consciência do adorador perfeita. Tratava-se apenas de alimentos, bebidas e várias lavagens e ordenanças, impostas até o tempo da reforma. (Hebreus 9: 9-10)

É possível ser perfeito?

Aqui vemos a imperfeição dos antigos sacrifícios: eles não foram capazes de tornar as pessoas perfeitas de acordo com a consciência; eles serviram apenas como um lembrete do pecado. (Hebreus 10: 3) No entanto, com Cristo veio o tempo da reforma, de colocar tudo em ordem. Agora podemos nos tornar perfeitos de acordo com a consciência. Nossa consciência é nossa compreensão do bem e do mal. Portanto, ser perfeito significa que uma pessoa colocou tudo em sua vida em ordem de acordo com o entendimento que ele tem. Então ele não tem mais esses lembretes contínuos de pecados.

A diferença entre ser perfeito e ser aperfeiçoado

Jesus nos chama de discípulos (ou aprendizes). Ele diz que se alguém fosse seu discípulo, ele deveria abandonar tudo, negar a si mesmo, tomar sua cruz diariamente e segui-Lo. (Lucas 9:23) Um aprendiz perfeito é alguém que desiste de todas as suas próprias opiniões e planos e é obediente ao seu mestre. Ele deve dizer, como Jesus fez quando veio ao mundo: “Eis que vim… para fazer a tua vontade, ó Deus.” (Hebreus 10: 7) Não por outro motivo! Então ele é um discípulo perfeito, embora ainda não seja aperfeiçoado como o Mestre.

Quando Paulo diz, “Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo…” (Filipenses 3:12), ele quer dizer que ele ainda não foi aperfeiçoado como o seu Mestre, mas que ele o está perseguindo.

Então em Filipenses 3:15 ele prossegue dizendo, “Por isso todos quantos já somos perfeitos, sintamos isto mesmo.” Aqui ele quer dizer que eles são perfeitos como aprendizes. Eles haviam abandonado tudo. Não havia mais nada para impedi-los de entrar em tudo que o Mestre tinha para ensiná-los. Eles estavam aqui com o único propósito de fazer a vontade de Jesus, seu Mestre. Eles colocaram tudo em ordem de acordo com a luz que tinham e podiam dizer, “Mas, naquilo a que já chegamos, andemos segundo a mesma regra.” Filipenses 3:16. Paulo não poderia ter dito isso para alguém que não era perfeito, para alguém que não havia abandonado tudo, para alguém que ainda estava sob o poder de mentir ou de caluniar, por exemplo. Seria aterrador se tal pessoa fosse “continuar no mesmo caminho”. No entanto, para alguém que colocou tudo em ordem de acordo com a luz de sua consciência, ele poderia dizer: “Continue no mesmo curso que o Mestre dá. você aumenta a luz e a revelação em sua vida.”

Seja perfeito e siga em frente até a perfeição!

Quando falamos em ser perfeitos, queremos dizer perfeitos de acordo com nossa consciência como discípulos – e isso é possível! A partir desse ponto, devemos continuar e ser aperfeiçoados. Jesus diz, “Basta ao discípulo ser como seu mestre…” Mateus 10:25. No entanto, até que estejamos, devemos ser pobres de espírito, fome e sede. (Mateus 5:3,6)

As últimas palavras de Jesus foram que deveríamos fazer discípulos de todas as nações. É comparativamente fácil levar as pessoas a orar a Jesus pelo perdão dos seus pecados, mas fazer discípulos delas é um trabalho árduo. Conseguir que eles renunciem a tudo e os ensinem a observar tudo o que Ele lhes ordenou é um trabalho enorme.

Quando se trata de tal salvação, a maioria das pessoas realmente não acredita na graça que está em Cristo, apesar da plena certeza das palavras de Jesus.: “É-me dado todo o poder no céu e na terra.” Mateus 28:18.

No entanto, louvado seja Deus, há alguns que viram a Sua glória – a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e verdade. E de Sua plenitude todos nós recebemos: graça para graça.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.