É possível parar de pecar?

É possível parar de pecar?

Na Bíblia, lemos repetidamente para parar de pecar: “Não peques mais”, “Cessar do pecado” etc. Mas isso é realmente possível? Leia aqui para descobrir!

13 minutos ·

É possível parar de pecar (intencionalmente)?

“E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais.’” João 8:11.

“Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis.” 1 João 2:1.

Mas é realmente possível parar de pecar? Sim, certamente. Não só é possível, mas é o que significa nascer de novo para ser um filho de Deus. O apóstolo João escreve tão claramente que “Quem comete o pecado (intencionalmente) é do diabo;" e "Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado (intencionalmente) ; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus.” 1 João 3:8-9.

Um verdadeiro filho de Deus deseja guardar os mandamentos de Deus. Receber perdão pelos pecados de uma pessoa depende de reconhecer que pecamos e ter uma tristeza segundo Deus que produz arrependimento que leva à salvação. (2 Coríntios 7:10.) Arrependimento significa que não queremos pecar novamente, em qualquer área que entendamos ser transgressão das leis de Deus. Nós nascemos de novo crendo na palavra de Deus e entregando nossa vida a Jesus. Então, deixamos de lado toda malícia, engano, hipocrisia, inveja e toda calúnia e, como bebês recém-nascidos, desejamos o leite puro da palavra, a fim de crescermos para a salvação. (1 Pedro 1:23; 1 Pedro 2: 1-2.) Esta é a esperança viva que temos na Nova Aliança, que eles não tinham na Antiga.

A diferença entre a Antiga e a Nova Aliança

Na Antiga Aliança, a lei podia punir aqueles que cometiam pecados deliberada e voluntariamente, mas não havia perdão para os pecados cometidos sem intenção e até mesmo em ofensas graves em que a pessoa era genuinamente surpreendida pelo pecado e se arrependia. No entanto, era necessário que houvesse uma oferta pelo pecado de um animal que era morto como sacrifício no lugar do transgressor. Saber e temer as consequências do pecado voluntário poderia colocar um freio no pecado na sociedade judaica, mas os animais que morreram nada podiam fazer para ajudar a pessoa a não pecar novamente.

Mas na Nova Aliança, Jesus não apenas morreu por nossos pecados, como um cordeiro sem mancha, mas ele ressuscitou dos mortos e agora é capaz de nos dar toda a ajuda de que precisamos para viver assim como ele viveu, sem cometer pecado. Como Paulo pregou aos judeus em Atos 13:38-39, “Seja-vos, pois, notório, homens irmãos, que por este se vos anuncia a remissão dos pecados. E de tudo o que, pela lei de Moisés, não pudestes ser justificados, por ele é justificado todo aquele que crê.” Além disso, a lei só poderia condenar pecados cometidos fora do corpo, mas não poderia fazer nada para ajudar a pessoa a parar de pecar em seus pensamentos, por desejos e concupiscências pecaminosas.

O que Jesus fez por nós

Mas agora, a lei do Espírito de vida em Cristo Jesus é capaz de nos libertar da lei do pecado e da morte. “Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte. Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne; Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.” Romanos 8:2-4.

Como Jesus conseguiu isso como homem, tentado de todas as maneiras como nós? (Hebreus 4:15.) Sua mente foi definida para fazer a vontade de seu Pai e não a sua. Ele carregava em seu coração uma sentença de morte por cada pensamento de desobedecer a seu Pai e cometer pecado. Como um homem com uma natureza humana como a nossa, ele se humilhou e foi obediente até a morte, até a morte de cruz (Filipenses 2: 8), e quando ele morreu no Calvário e gritou “Está consumado!”, Ele havia vencido todos os pecados na carne. Ele não só morreu pelos pecados do mundo inteiro, mas ressuscitou dos mortos e está “pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.” Hebreus 7:25.

Leia mais aqui: Por que Jesus teve que morrer na cruz?

Como ele nos ajuda?

Agora é possível ser uma nova criação em Cristo. O que foi profetizado por Ezequiel agora pode ser verdade para cada um de nós. “E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo… E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis… E livrar-vos-ei de todas as vossas imundícias… Então vos lembrareis dos vossos maus caminhos, e dos vossos feitos, que não foram bons; e tereis nojo em vós mesmos das vossas iniquidades e das vossas abominações … Eu, o Senhor, o disse e o farei… Assim diz o Senhor DEUS: Ainda por isso serei solicitado pela casa de Israel…’” Ezequiel 36:26-37. Deus poderia ter colocado isso mais claramente? Se acreditarmos nele e obedecermos a ele, então isso acontecerá. A questão é: o quanto desejamos terminar com o pecado, para que busquemos a Deus de todo o nosso coração, para termos essa mente que estava em Jesus Cristo e estarmos dispostos a morrer ao invés de pecar?

Ele nos dará esta nova mente, e ele dará seu Espírito Santo para aqueles que desejam obedecê-lo. (Atos 5:32). Pela fé, decido deixar o velho homem com suas obras e vestir o novo homem, que é renovado no conhecimento segundo a imagem daquele que o criou. (Colossenses 3:10.) De agora em diante nos consideramos mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor, para que o pecado não reine mais em nossos corpos mortais, para obedecê-lo em suas concupiscências, mas apresentamos nossos corpos como vivos dentre os mortos e nossos membros como instrumentos de justiça para Deus, pois o pecado não terá domínio sobre nós. (Romanos 6: 11-14.)

É uma mudança de mentalidade e pode ser feito em um momento. Nós nos comprometemos a parar de servir ao pecado e começar a servir a Deus e fazer a sua vontade.

Mas ainda podemos cair em pecado

Mas, você pode perguntar: "Eu não quero pecar, mas às vezes eu caio. Eu não consigo evitar. ” Cair em pecado não é o mesmo que pecar deliberadamente. Isso acontece com frequência no início de nossa vida cristã, porque temos que aprender a andar no Espírito, assim como uma criança. Seu cérebro não se desenvolveu o suficiente para manter o corpo ereto e em equilíbrio, e ser forte e vigilante o suficiente para não tropeçar. Ele não cai deliberadamente e seu cuidador imediatamente o levanta, enxuga suas lágrimas e lhe diz para continuar. Terá sucesso para quem aprender o que é necessário para não cair.

Não obtemos vitória 100% imediata, especialmente se vivemos em pecado e desenvolvemos alguns hábitos ruins. Mas podemos aprender alguns bons hábitos, como orar e alimentar-nos da palavra de Deus e ouvir a voz do Espírito. O Senhor está perto e ouve os clamores dos que caem em pecado, para erguê-los e ajudá-los a trilhar o caminho de seus mandamentos.

O que fazer para parar de cair no pecado

Nossas quedas devem operar uma seriedade maior em nós, para que tenhamos a mente que Jesus teve, “O qual, nos dias da sua carne, oferecendo, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que o podia livrar da morte, foi ouvido quanto ao que temia.” Hebreus 5:7. O importante é que nunca percamos a fé na vitória.

Aprender a andar sem cair é um processo, e Deus quer que tenhamos sucesso. “Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão; Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.” Isaías 40:29-31.

Leia mais aqui: O momento crucial: como obter ajuda quando você mais precisa

Quais são as ações do corpo?

Então, existem as “obras do corpo”, pecados dos quais não temos consciência. Mesmo enquanto estamos servindo à lei de Deus com nossa mente, vemos a “lei do pecado” operando em nossos membros - como com irritação ou autoconsciência. As ações do corpo não são o mesmo que cometer pecado deliberado ou cair em pecado. Enquanto tivermos uma carne, não podemos fazer melhor do que o que Paulo escreve: “Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado.” Romanos 7:25. É aqui que muitas pessoas dizem: “Não é possível parar de pecar”. Não, não podemos dizer “não temos pecado” (1 João 1: 8), mas não há condenação para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. (Romanos 8: 1) Não podemos obter vitória sobre o pecado que não conhecemos. Mas quando as ações do corpo são reveladas a nós pelo Espírito Santo, podemos julgar e matá-las. (Romanos 8:13; 1 João 1: 7-10)

Esta é a vida de um discípulo: o que se chama santificação. Tendo sido libertos do pecado, e feitos servos de Deus, temos nosso fruto para a santificação. (Romanos 6:22.) Portanto, é possível parar de cometer pecado intencional, deixando o velho homem e nos comprometendo a obedecer a Deus, continuando nisso para que não mais caiamos no pecado em fraqueza e, finalmente, julgando e colocando à morte as obras do corpo, para ser cada vez mais santificado à imagem de Jesus. As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus.

Leia mais aqui: O que significa levar as obras do corpo a morte?

Agora podemos acabar com Satanás para sempre

Jesus também nos comprou e nos libertou da tirania de Satanás. Satanás “o acusador” não tem o direito de nos acusar de nada mais, porque agora somos servos de Jesus Cristo e apenas prestamos contas a ele, nosso novo Mestre. Satanás não tem o direito de nos acusar de pecados passados ​​dos quais nos arrependemos e que foram perdoados; ele não tem o direito de nos acusar só porque somos tentados; e ele não tem o direito de nos acusar de atos do corpo pelos quais Jesus não nos condena. Agora devemos condenar todo pensamento que vem dele para nos arrastar para baixo, ou mesmo nos inflar. (2 Coríntios 10: 5.) Nosso único interesse é nos tornarmos como nosso novo Mestre e, portanto, “matamos” todas as coisas que ele odeia - “fornicação, impureza, paixão, desejo maligno e cobiça, que é idolatria ”, bem como“ raiva, ira, malícia, blasfêmia, linguagem suja ”e mentiras de qualquer tipo. (Colossenses 3: 5-9.) Em vez disso, buscamos as coisas que pertencem a Cristo - “ternas misericórdias, benignidade, humildade, mansidão, longanimidade, suportar uns aos outros e perdoar uns aos outros ... Mas, acima de todas essas coisas ... amor, que é o vínculo da perfeição. E deixe a paz de Deus governar em seus corações ... e seja grato. ” Colossenses 3: 12-15. Todas essas coisas são nossas quando pedimos, e são a recompensa que recebemos por nos mantermos firmes em nossa posição de fé em tempos de tentação, e nunca ceder às concupiscências da nossa carne para que cometamos pecado.

Ouça um episódio de podcast sobre este assunto: Vitória sobre Satanás o acusador!

É possível parar de pecar!

“Ora, pois, já que Cristo padeceu por nós na carne, armai-vos também vós com este mesmo pensamento, que aquele que padeceu na carne já cessou do pecado; Para que, no tempo que vos resta na carne, não vivais mais segundo as concupiscências dos homens, mas segundo a vontade de Deus.” 1 Pedro 4:1-2.

Isso agora é perfeitamente possível. Podemos, por meio de Jesus Cristo, deixar de pecar e viver o resto do nosso tempo para a boa, aceitável e perfeita vontade de Deus, e o que poderia ser melhor do que isso? Agora, todos aqueles que estão sobrecarregados com suas tendências pecaminosas, não importa o quanto tentem parar, podem vir a ele e receber descanso. (Mateus 11: 28-29.) O jugo sobre o qual ele falou é a cruz que carregava diariamente, a cruz na qual Paulo se glorificava e o que ele queria que os coríntios soubessem mais do que qualquer outra coisa. (Lucas 9:23; Gálatas 6:14; 1 Coríntios 2: 2.)

Você pode parar de pecar! Acredite, tome a decisão e nunca desista. Terá sucesso para você, como para muitos outros desde os dias dos apóstolos. Em Apocalipse 14: 1-5, João viu 144,000 em pé com Jesus no Monte Sião, cantando a canção dos vencedores, aqueles que foram redimidos do meio do homem, e em sua boca não havia falsidade, e eles eram irrepreensíveis diante do trono de Deus. Pela graça de Deus, podemos ser um deles.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.