Desejos da mocidade: Como você pode dizer que é a diferença entre tentação e pecado?

Desejos da mocidade: Como você pode dizer que é a diferença entre tentação e pecado?

Há uma grande diferença. E isso realmente importa.

9 minutos ·

Foge dos desejos da mocidade

Conhecer a diferença entre tentação e pecado é vital para alcançar uma vida vitoriosa. Especialmente quando se trata da vida do pensamento e dos desejos da mocidade.

"Foge, também, dos desejos da mocidade!" é a exortação do apóstolo Paulo ao jovem Timóteo. (2 Timóteo 2:22) Embora isso abranja muitas áreas diferentes na vida de uma pessoa jovem, talvez a mais forte e a mais comum seja a área do desejo sexual. Embora esse impulso natural não seja pecado em si mesmo, e seja uma bênção que Deus concedeu no âmbito do casamento, a Bíblia também deixa claro que o seguimento desses desejos fora do casamento é pecado, mesmo em nossa vida de pensamento. Esse impulso é tão forte, no entanto, que “fugir” às vezes parece impossível.

Uma linha distinta

Mas mesmo na vasta esfera de sentimentos impulsivos, emoções e desejos impuros que a Bíblia chama de “paixões da mocidade”, há uma linha distinta entre tentação e pecado. Realmente existe! Se você está lutando com esses desejos e sentimentos e tem dificuldade em vencê-los, é vital reconhecer a diferença entre tentação e pecado. É também a chave para vencer durante a juventude e uma vida genuinamente feliz.

Talvez até agora, a linha entre tentação e pecado tenha sido mais um borrão vago para você do que qualquer outra coisa. Bem, o único que vence nesse estado das coisas é o próprio diabo. Ele não desperdiçará a oportunidade de acusá-lo de pecar sempre que encontrar um rapaz ou uma garota atraente. Seu objetivo é convencê-lo de que você pecou no momento em que algo chama sua atenção ou na fração de segundo em que um pensamento aparece em sua cabeça. O que ele está realmente fazendo é remover qualquer motivação que você possa ter tido em fazer uma guerra contra suas paixões da mocidade! Afinal, se você já “pecou”, por que se preocupar em lutar?

Distinguir tentação de pecado permite diferenciar vitória de derrota e, para alguém que foi despertado para o chamado celestial, apenas a vitória é bom o suficiente!

“E vos vivificou …”

“E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, em que, noutro tempo, andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que, agora, opera nos filhos da desobediência; entre os quais todos nós também, antes, andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.” Efésios 2:1-3.

Ser "vivificado" é verdadeiramente graça de um Deus compassivo e amoroso! Não apenas suas transgressões e pecados são perdoados, mas tornar-se vivo significa que o próprio Deus estendeu a mão e despertou você para sua alta e santa vocação! Isso não resulta em sua natureza pecaminosa desaparecendo ou em seus desejos naturais desaparecendo magicamente até que você se case. Mas isso lhe dá uma consciência do fato de que todos os pecados pelos quais você foi preso começam como tentações. Em Tiago 1:14, diz que "cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.". Parece terrível, não é? Ser atraído e engodado quase parece que você já pecou. Mas é uma tentação, um vislumbre do que sua natureza humana está cheia. E, mais importante, é uma janela crucial de oportunidade.

Redefinindo o que você considera aceitável

Antes de mergulhar na questão de um milhão de dólares de "quando a tentação se torna pecado", é importante observar que, no que diz respeito aos desejos da mocidade, é necessário um grau extra de zelo e urgência para se libertar, especialmente se é algo que você sente. já estou preso há algum tempo.

Após uma conversão sincera e incondicional a Deus, é hora de redefinir o que considera aceitável. Isso exige honestidade consigo mesmo, em termos do que você agora se permitirá assistir, ler e ouvir. Você pode perguntar: "Mas não tenho liberdade para assistir do que gosto?" A resposta simples é: "Não!" A paz nesta área só pode ser conquistada através da batalha. Por ser humilde o suficiente para adotar uma abordagem radical nesse estágio de busca da alma, você não apenas mostra a Deus que está falando sério, mas também evita muitas tentações desnecessárias! Afinal, se você parar e pensar na corrupção que seus desejos lhe trouxeram até agora, o que você tem a perder?

Então, quando exatamente a tentação se torna pecado?

A etapa acima removeu, por exemplo, as tentações resultantes de você sair do seu caminho para assistir a filmes cheios de impurezas etc., mas diz que um outdoor eletrônico pisca na sua frente do nada, exibindo um anúncio provocativo. Torna-se pecado depois de um segundo inteiro olhando para ele? Três segundos? Cinco …?

Jesus disse explicitamente, “qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar já em seu coração cometeu adultério com ela.” Mateus 5:27-28. Ele não diz: "Quem  uma mulher …" O adultério no coração é uma decisão consciente: olhar para uma mulher para cobiçá-la. O adultério no coração é o primeiro passo no caminho para cometê-lo na vida real. Mesmo que você nunca chegue ao ponto de cometer adultério físico, ser escravo de seus olhos e de suas concupiscências egoístas em geral está impedindo que você seja um verdadeiro discípulo – porque o discipulado exige um coração inteiro!

Tentar estabelecer um prazo específico para a tentação é como perguntar a Deus: "Por quanto tempo eu posso desfrutar disso sem realmente ser pecado?" Para um discípulo sincero, uma pergunta mais relevante seria: “O que faço do momento em que me ocorre que olhar para este cartaz depois de ver pela primeira vez é opcional?” 

Essa é a janela crucial de oportunidade; no momento em que você percebe que não precisa continuar olhando! Você tem uma opção, uma escolha! Se você ouviu as palavras de Jesus e desviou os olhos do outdoor, não pecou! E você saberá disso, porque seus desejos foram inflamados e gritarão pela satisfação de que o "novo você" os esteja negando!

Sua obediência imediata faz com que Deus aja. Ele não demorará em enviar-lhe o Espírito Santo, que lhe dará forças para vencer a tentação, para que você não realize esse desejo que faz parte dos desejos da mocidade, ou como está escrito em Gálatas 5:17: "para que não façais o que quereis. ”

É em tentações cotidianas regulares como esta que você percebe por que Jesus teve que oferecer orações a Deus com clamor e lágrimas, e você se vê fazendo o mesmo. (Hebreus 5: 7-8) As orações no meio da batalha nem sempre são tão bem formuladas como em outros momentos. “Querido Deus, eu não quero pecar! Eu não quero pecar! pode ser o grito espontâneo e desesperado do seu coração, que você repete até sentir que a batalha acabou e a vitória conquistada. Mas é uma oração segundo o coração de Deus!

A tática de batalha do "primeiro pensamento"

Ao negar ativamente o desejo de seus desejos da mocidade, você notará como o que costumava ser um borrão de tentações e pecados se torna cada vez mais claramente definido. Anteriormente, você ficaria paralisado pelo fluxo de pensamentos impuros que fluíam à sua cabeça, sem conseguir vencer a tentação do pecado. Agora você tem uma mentalidade renovada e um senso de alerta elevado, sem mencionar a armadura completa de Deus à sua disposição e o Espírito Santo de Deus. (Efésios 6: 10-18) Uma resistência espirituosa a esse primeiro pensamento "aleatório" que surge em sua cabeça é essencial para evitar que se torne um pecado secreto que você nutre em seu coração.

O temor á Deus melhora o tempo de reação!

Quanto mais alerta e temente á Deus, mais rápidos serão os seus "tempos de resposta à tentação". Você será um desses “os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal.” Hebreus 5:14.

“Filhos da ira”, por outro lado, exercitam seus sentidos para satisfazer os desejos da carne e da mente da melhor maneira. (Efésios 2: 1-3) Isso é claramente evidente na maneira como alguns homens esticam o pescoço descaradamente, apenas ao som de um par de sapatos de salto alto se aproximando. Em uma situação como essa, você como um jovem, por exemplo, e um discípulo de Jesus Cristo, deveria estar em guerra contra a curiosidade incerta que é despertada e esmagá-la no poder do Espírito Santo, antes que potencialmente se torne uma “concupiscência”. dos olhos ”tentação.

As pessoas que estão cientes de sua fraqueza e são humildes o suficiente para evitar se colocar em tentações desnecessárias, têm uma atitude sincera de coração. Deus concede a essas pessoas graça, não apenas para discernir a tentação do pecado, mas também para que ela tenha sucesso na luta contra os desejos da mocidade – concupiscências que são a fonte de tanta miséria e para a qual a maioria das pessoas é escrava, há muito tempo, desde seu tempo de juventude.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.