Descobrir e maximizar os talentos únicos que Deus me deu

Descobrir e maximizar os talentos únicos que Deus me deu

Ser “talentoso” pode significar algo bem diferente do que você imagina. Por exemplo, você tem muitas provações!

6 minutos ·

A parábola dos talentos: as provações também são talentos

Na parábola dos talentos (Mateus 25: 14-30), Jesus fala de um mestre que deu a cada um de seus servos um número diferente de talentos (uma soma de dinheiro) para cuidar. A intenção era que eles deveriam obter um lucro com o que lhes foi confiado, para o mestre.

Os talentos da parábola são geralmente considerados nossas habilidades e pontos fortes, como quando dizemos que alguém é muito talentoso. Mas os talentos também representam as circunstâncias que Deus me deu na vida, oportunidades em que posso cumprir a vontade de Deus.

Agora devo ver a mim mesmo e a minha vida através dos olhos de Deus: Por que Ele me deu esse corpo? Essa personalidade? Essas habilidades? Essa família? Essas circunstâncias? Posso ver que eles são talentos que me foram confiados? Provações e dificuldades, ou bons momentos e prosperidade são todas as oportunidades que Deus me confiou pessoalmente! De fato, aos olhos de Deus, muitos desafios significam que recebi muitos talentos; muitas tentativas significam que eu sou muito talentoso! E eu sou o único que pode realizar essas tarefas, porque o meu conjunto de circunstâncias é completamente único de acordo com o propósito de Deus.

Deus confia em mim para usar essas possibilidades para chegar ao desenvolvimento e crescimento e obter conteúdo eterno, e Ele me deu as ferramentas para fazê-lo. Se estou disposto, Deus me dá a Sua Palavra para me ensinar o que fazer, e o Espírito Santo me dá forças para realizá-la. Jesus foi em frente como um precursor para me mostrar o caminho. Em cada situação, com cada talento que me foi dado, o nome de Deus pode ser glorificado (como Jesus fez em João 12: 27-28), a vontade de Deus pode ser feita (como Jesus fez em Lucas 22:42), e posso ganhar um “eterno peso de glória” (2 Coríntios 4: 17-18)

Prestar conta dos talentos que me foram dados

Na parábola, os servos tinham que prestar conta dos talentos a eles confiados. Dois deles os haviam administrado com sabedoria, então obtiveram lucro. Isso pode ser comparado ao uso de minhas circunstâncias para obter riquezas eternas. O investimento de Deus em mim é que Ele me deu um corpo e circunstâncias em que posso fazer a Sua vontade. O lucro que Ele espera em troca é que o pecado seja erradicado pedaço por pedaço em minha vida, e que seja substituído por uma nova criação: virtudes, o fruto do Espírito (Gálatas 5:22), vida eterna (João 12:25; Romanos 2: 6-7), e acima de tudo, que através de todas estas coisas, Deus é glorificado pelo meu corpo e minhas situações.

O mestre elogiou os dois primeiros servos, dizendo, “Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.”

No entanto, o terceiro criado, que recebera um talento, ocultara-o no chão e não tinha nada a mostrar quanto ao que havia sido dado a seu cuidado. O mestre estava muito descontente com ele, chamando-o de mau e preguiçoso, e dizendo, “… Tirai-lhe pois o talento, e dai-o ao que tem os dez talentos. Porque a qualquer que tiver será dado, e terá em abundância; mas ao que não tiver até o que tem ser-lhe-á tirado. Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.”

Isso pode parecer duro e injusto. Afinal, ele recebera o menor talento de todos os três criados, e ele devolveu o que recebeu, não foi? Mas a questão era que ele não usara o talento que recebera; ele era preguiçoso e não estava disposto a fazer nenhum trabalho. Não só ele não teve lucro, mas o talento provavelmente estava danificado e estragado por ter sido enterrado no chão. O julgamento do mestre foi absolutamente justo e sério.

Usando ou enterrando os talentos que me foram dados

Talentos podem variar. Diga que sou muito bom em alguma coisa. Eu uso essas habilidades para abençoar os outros, para fazer o bem, para ajudar e liderar o caminho no bem? Ou eu os "enterro" usando-os em mim, para meu próprio benefício? Digamos que eu esteja passando por provações como doenças, dificuldades financeiras ou por ser mal entendido e mal interpretado. Eu os uso para vencer as reclamações, dúvidas, desânimo etc. que quase sempre surgem do pecado em minha carne? Eu reconheço a oportunidade como um talento único, que eu posso “administrar” para ganhar fruto do Espírito como gratidão, fé, alegria, etc., ou eu “enterro” isto, cedendo ao pecado e não ganhando nada de valor eterno nas provações?

Lições de vida da parábola dos talentos

Eu estou na mesma posição que o servo não-lucrativo, se não ganhei nada das situações que Deus me deu, não importa quais sejam essas circunstâncias. De fato, fazer “nada” é o mesmo que permitir que minha tendência natural de pecar apodreça e cresça, então o fim é pior do que o começo.

Mas agora posso fazer algo com as oportunidades e a graça que Deus me deu. O resultado de minhas circunstâncias, grandes ou pequenas, longas ou curtas, pesadas ou leves, deve sempre ser algo de valor eterno criado: onde havia impaciência, agora há paciência; onde havia ingratidão, agora há gratidão; onde tive problemas em suportar os outros, agora há amor; onde eu estava fraco, tornei-me forte.

Então eu vou ouvir essas palavras maravilhosas da boca do meu Mestre, a quem eu tenho servido toda a minha vida: “Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.”

Você pode ler o toda a parábola dos talentos em Mateus 25:14-30.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.