Débora: Poder para agir

Débora: Poder para agir

A história de Débora – profetisa e juíza em Israel – é um exemplo poderoso de como funciona a fé em ação!

4 minutos ·

Você já se viu em uma situação assustadora? Talvez você soubesse que tinha que dizer ou fazer algo que não era tão fácil? Muitas vezes, podemos congelar em momentos como esses. Uma grande quantidade de coisas pode estar nos impedindo: pensamentos de inferioridade, medo do que os outros pensam de nós, dúvida, orgulho, preguiça e até relutância. Nossa reação inicial é frequentemente "recuar" ou encontrar uma "saída".

Mas Deus tem um plano e uma esperança muito melhores para nós! Basta considerar a história de Baraque e Débora:

Uma ordem do Senhor

Débora era uma líder, juíza e profetisa em Israel – alguém a quem Deus poderia revelar seus segredos. (Amós 3: 7) Deus a usou para comunicar sua vontade ao povo de Israel. Você pode ler a história completa sobre ela no livro dos Juízes 4-5.

Quando Débora recebeu instruções de Deus, ela se mudou para agir de acordo com as mesmas. Ela não se sentou avaliando os prós e os contras, pensando em todas as coisas que poderiam dar errado ou duvidando de sua capacidade de fazer o que ele disse. Se Deus disse que precisava ser feito, isso foi suficiente para ela. Sua fé nele lhe dava o poder de agir. Tudo o que fosse necessário para realizar sua vontade, ela receberia dele.

Um dia, Débora recebeu instruções claras do Senhor. Ela deveria chamar um homem chamado Baraque e dizer-lhe que o Senhor Deus ordenou que ele pegasse 10.000 homens e subisse ao monte Tabor. Lá, Deus ajudaria Baraque e os israelitas a derrotar Sísera, o comandante do exército cananeu que vinha oprimindo Israel por anos. Por causa de sua opressão implacável, os israelitas clamavam a Deus por ajuda, e este era o plano de Deus para derrotá-lo, de uma vez por todas.

O Senhor está com você: você está disposto?

O fato de Sísera ter 900 carros, cada um equipado com ferro, não significava nada para Deus. Ele estava pronto e disposto a dar a Israel vantagem sobre o comandante e seus exércitos. Mas Baraque não estava disposto a liderar o exército de Israel por conta própria. Ele respondeu a Débora, “Se fores comigo, irei; porém, se não fores comigo, não irei.”

Claro que Débora foi. Ela era zelosa em fazer o que o Senhor ordenara! No dia da batalha, ela disse, “Levanta-te, porque este é o dia em que o Senhor tem dado a Sísera na tua mão; porventura o Senhor não saiu adiante de ti?” 

Imagine uma atitude mental assim! Enquanto Baraque estava com muito medo de ir para a batalha sem ela, Débora estava cheia de fé que Deus daria a vitória a Israel. Ela creu na Palavra de Deus e agiu de acordo com o que ele havia falado.

A fé leva à vitória esmagadora!

Israel obteve uma vitória esmagadora contra seus inimigos naquele dia. Então houve paz em Israel por 40 anos. Quão diferentes as coisas poderiam ter sido se Débora não estivesse disposta a entrar em batalha! Por causa de sua fidelidade e zelo – seu poder de agir – a vontade de Deus foi cumprida e Israel foi libertado.

A batalha hoje

É inteiramente possível que tenhamos o mesmo espírito que Débora tinha – estar cheio de fé e zelo em Deus! Todos aqueles "carros de ferro" que nos impedem de agir – pensamentos de inferioridade, medo do que os outros pensam de nós, dúvida, orgulho, preguiça e até relutância etc. – não são nada para Deus! Nós tomamos Deus em sua Palavra e atacamos os inimigos que vemos em nossas vidas? Esses inimigos não são comandantes cruéis; Deus está tentando nos libertar de algo bastante diferente em nosso tempo: coisas como inveja, lentidão, dúvida, orgulho e impureza. Deus quer nos libertar do pecado!

Leia também: Posso realmente ser livre do pecado?

Vamos ter o espírito de Débora quando vermos o que precisa ser feito em nossas vidas! Não vamos recuar quando vemos esses inimigos ou quando entramos em uma situação difícil! Vamos nos encher com o espírito de fé que pode ser encontrado na Palavra de Deus. Vamos ser rápidos em cumprir o que a Palavra de Deus diz e o que seu Espírito opera em nós. Então nós também seremos vitoriosos.

“Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que creem para a conservação da alma.” Hebreus 10:39

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.