“Cuidado de ti mesmo” – uma fonte de bênção

“Cuidado de ti mesmo” – uma fonte de bênção

O Espírito pode nos levar a uma vida de bênçãos incomparáveis, se estivermos dispostos a encontrar e reconhecer a verdade sobre nós mesmos.

4 minutos ·

Tenha cuidado de ti mesmo para provar teus motivos

“Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina.” 1 Timóteo 4:16.
“Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos.” 2 Coríntios 13:5.

Nós também podemos dizer: Prove a si mesmo se você está cheio de amor. Prove a si mesmo se você está em humildade. Somente aqueles que amam a verdade têm o bom senso de diligentemente prestar atenção a si mesmos e à luz do Espírito. Por exemplo, eles se provam em relação a 1 Coríntios 13, para ver se eles estão no amor que não inveja e não busca o seu próprio, mas carrega todas as coisas e nunca falha.

Quão necessário é que uma alma que ama a verdade tome cuidado com seus motivos ocultos. Ao ler 1 Coríntios 13, podemos ver que aqueles que profetizam e aqueles que são ricos em conhecimento e têm toda a fé, bem como aqueles que dão todas as suas posses aos pobres, têm boas razões para se examinar e provar seus motivos.

Examine-se para que o Espírito possa guiá-lo

Romanos 7, que dá muita luz e ajuda, e é tão rico que as almas amantes da verdade a consideram uma mina de ouro, é precisamente o resultado do apóstolo Paulo tomar cuidado de si e de se examinar. “Para os justos, surge a luz na escuridão…” Salmo 112: 4. Os justos sabem como examinar e provar a si mesmos. Assim, o Espírito Santo tem a oportunidade de conduzir essas almas justas a toda a verdade, a verdade que nos liberta do pecado e da nossa vida. Neste amor justo pela verdade, Paulo descobriu a lei de que quando ele queria fazer o bem, o mal estava presente com ele. Ele descobriu algo em si mesmo. Ele estava totalmente liberado de procurar por algo nos outros. Quando descobrimos esta lei, haverá um fim de culpar os outros. Dessa maneira, Paulo pôde ajudá-los. De fato, a maior ajuda que podemos dar aos outros é julgar a nós mesmos.

Tome cuidado com você mesmo – e aprenda a conhecer a Deus!

Porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.” 1 Coríntios 2:10. Somente aqueles que se examinam completa e honestamente serão guiados pelo Espírito às coisas profundas de Deus. Portanto, este é o caminho para aprender a conhecer a Deus. O Espírito da verdade que nos ensina a examinar a nós mesmos e a provar a nós mesmos é o mesmo Espírito que o Espírito de sabedoria e revelação, o Espírito que transmite o conhecimento sobre Deus para nós.

Em suas orações pelos efésios, Paulo orou “para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda o espírito de sabedoria e revelação no conhecimento Dele”. Efésios 1:17. Aqui podemos ver o resultado indizivelmente abençoado do auto-exame de uma alma correta: aprendemos a conhecer o Senhor! Por que temos um desejo tão intenso de sermos preenchidos com o espírito de sabedoria e revelação? O único motivo que resistirá ao teste da luz da verdade é que ansiamos por aprender a conhecer o Pai. Este é o propósito para o qual o Espírito foi dado.

Examine-se no Espírito da vida, que liberta você!

Quando novamente considerarmos Romanos 7, onde Paulo cuidadosamente prestou atenção a si mesmo, veremos que Paulo não ficou desencorajado nem desanimado. De modo nenhum! Ele explora em louvor e gratidão a Deus em Romanos 7:25 e continua: “Portanto, agora não há condenação para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque a lei do Espírito da vida em Cristo Jesus me libertou da lei do pecado e da morte. ”Romanos 8: 1-2. Paulo cuidou de si mesmo à luz desse Espírito da vida, não da “luz” do espírito de acusação.

O inimigo de nossa alma também quer que tomemos cuidado com nós mesmos, mas com a intenção de nos paralisar e nos levar a ficar desanimados. O Espírito da verdade, por outro lado, que é também o Espírito de revelação, proclama para nós as coisas por vir e as coisas que glorificam a Cristo e a vida de Cristo para nós. (João 16: 13-14)

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.