Cristãos e política - o voto cristão!

Cristãos e política - o voto cristão!

Como cristão, em quem devo votar?

5 minutos ·

Muitos cristãos são muito ativos politicamente - seja tentando influenciar as leis de um país para criminalizar práticas pecaminosas, ou tentando impedir o ensino da evolução nas escolas em nome do serviço à causa de Deus. Mas o que é certo e errado politicamente? E como devemos votar como cristãos?

Esse tipo de pergunta pode ser bastante confuso - até que nos voltemos para a Palavra de Deus e examinemos a mensagem do Novo Testamento.

Um reino terreno?

“veio Jesus para a Galileia, pregando o evangelho do reino de Deus,
E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho.’” Marcos 1:14-15.

É fácil esquecer que no tempo de Jesus, a expectativa era que Jesus estabeleceria um reino terreno e acabaria com as injustiças e impiedade do governo romano. Mas Jesus tinha uma mensagem muito diferente. Seu reino “não era desta terra”. (João 18:36) Ele veio para abrir o caminho para a salvação pessoal - onde poderíamos ser libertos individualmente de nossa culpa como pecadores a fim de começar uma nova vida de segui-lo.

A salvação com a qual Jesus veio ocorre de maneira silenciosa, humilde, em obediência pessoal e movida pelo amor a ele. Não ajudamos ninguém a encontrar esse caminho, forçando-os a viver de acordo com as chamadas "leis cristãs". Jesus também deixou as pessoas livres para escolher. Aqueles que o amavam guardariam sua palavra. (João 14:23) Aqueles que foram chamados. Aqueles que procurassem encontrariam. (Lucas 11: 9-10) Ele viveu numa época em que a autoridade era corrupta e injusta - mas nunca fez qualquer tentativa de assumir o controle. Ele não estava interessado em um reino nesta terra, porque ele pertencia ao reino dos céus.

A mensagem de Jesus

Além disso, vemos o amor que Jesus tinha pelas pessoas. Todas as pessoas. Ele nos amou enquanto estávamos perdidos em nossas transgressões e pecados. (Romanos 5: 8) Ele foi chamado de “amigo dos coletores de impostos e pecadores”. (Lucas 7:13) Jesus curou e abençoou pessoas indiscriminadamente. Mais uma vez, ele não estava interessado em uma grande demonstração de ser um profeta zeloso e duro que odiava pecadores, e por isso os judeus o desprezavam. Eles queriam que alguém viesse e os apoiasse, para derrubar os líderes da época e estabelecer o governo judaico. Mas Jesus não estava interessado em grandeza e conquistas nesta terra. Ele queria salvar os judeus - não dos romanos, mas do próprio pecado!

Vemos que, em vez de se enfurecer contra as autoridades e a sociedade em geral, Jesus se enfureceu contra a hipocrisia e a infidelidade entre o povo de Deus. Ele os ensinou a pensar sobre como seriam julgados, em vez de julgar os outros. (Mateus 7: 1-3) Ele nunca incitou a multidão a corrigir as injustiças e os males políticos. Sempre foi uma mensagem sobre salvação pessoal e arrependimento.

Em quem devo votar?

Então, de volta para nós - e política. Claramente, nosso foco como cristãos deve ser a maneira como vivemos nossas próprias vidas. Mas nosso voto ainda conta! Como cristão, em quem devo votar?

Em quem você decide votar é uma decisão pessoal. Depende muito de quais políticas você acha que serão as melhores para seu país, o que você acredita que será bom para todas as pessoas que vivem lá e que serão um governante justo e correto.

Mas, como cristãos, o que precisamos mais do que qualquer outra coisa é a liberdade de viver em paz, servir a Deus e compartilhar sua palavra sem perseguição. Não precisamos forçar as pessoas a se juntarem a nós - precisamos apenas da liberdade de brilhar como uma luz nós mesmos. (Filipenses 2:15).

Também podemos orar para que Deus nos dê essa liberdade e guie os líderes para uma sabedoria maior - não importa quem esteja no poder. Na verdade, Paulo exortou Timóteo a fazer exatamente isso: “Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens; Pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade;.” 1 Timóteo 2:1-2.

Infelizmente, nosso ego muitas vezes pode interferir. Queremos - como tantos na época de Jesus - mostrar que sabemos o que é melhor. Para demonstrar nossa força e tornar o Cristianismo "grande". Mas não é assim que Deus vê as coisas. A fidelidade pessoal no lugar escondido é "grande". Humildade é "ótimo". As virtudes são “ótimas”. Virar a outra face é "ótimo". Deus não está procurando influência política - Ele está procurando verdadeiros discípulos.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.