Como você pode se tornar um missionário extremamente eficaz

Como você pode se tornar um missionário extremamente eficaz

A chave para se tornar o melhor missionário que você pode ser

6 minutos ·

A chave para se tornar o melhor missionário que você pode ser

"Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado." Mateus 28:19.

Esta é a Grande Comissão; o objetivo principal que Jesus tinha para os discípulos. Em Seu amor e infinita sabedoria, Ele quer resgatar tantas pessoas quanto possível para chegar a uma vida de paz e harmonia com Deus. (2 Pedro 3: 9)

Infelizmente, o diabo está muito empenhado em levar as pessoas por outro caminho. E, às vezes, apesar de seus esforços, tentando se converter a Cristo só consegue ir para mais longe.

Trabalhar a sua própria salvação

Paulo escreve claramente que o caminho para salvar outras pessoas é olhar para si mesmo. "Tome cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continue neles, porque, fazendo isso, você vai salvar a si mesmo como aos que te ouvem. "1 Timóteo 4:16.

Isto pode parecer contra-intuitivo, mas é, na verdade, sabedoria. Paulo sabia que ninguém iria ser enganado por um assim chamado "cristão" tentando vender uma vida que eles próprios não estavam vivendo. Assim, a forma de promover o cristianismo é vivê-la você mesmo.

A totalidade da Grande Comissão pode ser realizada seguindo a simples exortação de Paulo. Ele não escreve que você deve tomar cuidado de ti mesmo e da doutrina e, em seguida, depois de um tempo você pode ir e salvar aqueles que você ouve. Pelo contrário, é através do ato de tomar cuidado de si mesmo que pode levar outros a Cristo.

Em termos mais simples, Paulo está dizendo que se você quer ajudar as pessoas a serem salvas, você tem que prestar atenção ao que Deus está dizendo para você fazer em sua própria vida. Ele fará o resto. Ele orienta você para que você saiba quando falar, o que dizer e como dizê-lo.

Uma vida atraente

Se você ler antes em 1 Timóteo 4 você pode ver algumas das coisas que Paulo queria dizer com "ter cuidado de ti mesmo e da doutrina."

"Ninguém despreze a tua mocidade, mas ser um exemplo para os fiéis na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza. Persiste em ler, exortar e ensinar até que eu vá. Não negligencie o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério. Medita estas coisas; dar-se inteiramente a elas, para que o teu progresso seja manifesto a todos "1 Timóteo 4:. 12-15.

Seja um exemplo no amor. Em pureza. Em fé. Em conduta. Leia a doutrina. Preste atenção às exortações que você começa. Em suma, fazer a vontade de Deus em sua vida. E a vontade de Deus é que você se torna livre do pecado e viver uma vida que é santo, puro, e sem culpa.

E então você vai ser como Paulo, que escreve ". A minha palavra e a minha pregação não consistiram de palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração do Espírito e de poder" 1 Coríntios 2: 4. Quando você anda por esse caminho, então Deus lhe dará o poder quando você fala. Em seguida, o seu discurso não será apenas palavras persuasivas. Suas palavras terão o conteúdo, poder e sabedoria de uma vida fiel. "A vossa palavra seja sempre com graça, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um." Colossenses 4: 6.

Talvez você seja o único em volta você que está lendo a Biblia. Se eles não podem ver que você está se tornando livre do pecado, que você está se tornando cheio de alegria, paz, humildade, bondade, paciência e bênçãos então por que eles deveriam querer ser um cristão?

Deus trabalha em nós

Está escrito que "É Deus quem opera em vós tanto o querer como o efetuar segundo a sua boa vontade." Filipenses 2:13. E, como sabemos que a boa vontade de Deus é que o maior número possível de pessoas sejam salvas, então sabemos que Deus irá trabalhar em nós, a fim de atingir esse objetivo.

Quando você está cem por cento obediente a tudo o que Deus coloca em seu coração para fazer, e você está vivendo uma vida pura, irrepreensível, e santo, então Ele também será capaz de usá-lo, a fim de salvar aqueles que o rodeiam e trazê-los para Cristo.

Ele também diz que, "Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o trouxer." João 6:44. Ninguém que já tenha sido convertido a Cristo jamais foi convertido por outra pessoa. É Deus quem realmente chama-os  para Si mesmo. Mas você pode ser um colega de trabalho de Deus e ser uma ferramenta que ele pode usar para trazer as pessoas para Ele.

Deus quer que as pessoas sejam salvas. E quando você quer o que Deus quer, então Ele vai usá-lo para ajudar a alcançar esse objetivo. E, por mais contra-intuitivo que possa parecer, o caminho para isso é olhar para si mesmo e perguntar: "Deus, o que você quer que eu faça com a minha vida? Qual pecado eu posso limpar para fora de minha vida? Que novas profundidades de orgulho e hipocrisia são para se livrar? Como posso mostrar o melhor da vida de Cristo em mim? "

E quando a pura luz branca brilhar diante de você, quando as coisas que você diz e faz reflete as coisas que o próprio Cristo iria dizer e fazer, quando há uma profunda paz, e alegria, e pureza irradiando de você. Então, Deus vai realmente ser capaz de usá-lo.
Em seguida, você será capaz de levar as pessoas a Cristo.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.