Como vencer o orgulho – a raiz de todo pecado

Como vencer o orgulho – a raiz de todo pecado

Orgulho é um pecado que afeta todas as pessoas.

11 minutos ·

O orgulho é um pecado que tem sido a causa de tremenda miséria ao longo da história da humanidade. E todas as pessoas, independentemente de sua formação, educação ou cultura, são por natureza cheias de orgulho. Mas é possível ser transformado e, pouco a pouco, vencer completamente o orgulho em nossas vidas!

O que é orgulho?

Tenho certeza de que isso pode ser respondido de maneiras diferentes, mas talvez a primeira coisa a dizer é que o orgulho não é um pecado que você pode cometer da mesma maneira que comete adultério, ou conta uma mentira ou sonega seus impostos. É antes uma atitude de coração e uma maneira de pensar. Você não pode ver o vento, mas pode ver os efeitos do vento, e é o mesmo com orgulho. O orgulho leva você a fazer essas coisas. No fundo, o orgulho é pensar mais de si mesmo do que você deveria pensar. (Romanos 12: 3.)

Portanto, a próxima pergunta óbvia é: “Como devo pensar em mim mesmo?” Paulo diz que devo pensar “sobriamente”. O que isso significa? O fato é que todos nós, todo ser humano que já nasceu desde os dias de Adão e Eva, tem uma natureza decaída. Temos concupiscências e desejos em nossa carne, o que significa que todo o nosso ser é cheio de interesse próprio e vontade própria. Uma pessoa assim não pode viver uma boa vida no sentido mais amplo da palavra – mesmo que faça muitas coisas “boas”, elas acabam sendo feitas com interesse próprio no coração.

Antes de me converter a Deus, desisto desse interesse próprio sempre que achar melhor para mim. E mesmo depois de me converter e começar a procurar fazer a vontade de Deus, o pecado em minha natureza me obriga a fazer muitas coisas tolas, egoístas e prejudiciais para os outros. Esses pecados, conscientes ou não, são graves e terão conseqüências muito graves para toda a minha vida, minha família e meus relacionamentos com outras pessoas. Portanto, para eu pensar com sobriedade é entender que tenho muito do que ser salvo. Essa é a verdade. Há muito a aprender – antes de tudo, com Deus através da Bíblia, seu Espírito Santo, através dos apóstolos, profetas e mestres que ele colocou na igreja e das outras pessoas que usa para ajudar.

Mas se estou orgulhoso, acho que sei e entendo o suficiente e sou bom o suficiente para gerenciar sem toda essa ajuda. Eu sei viver. Não preciso de um professor ou conselho. Eu posso decidir o que é certo e errado – e eu vou! E, como resultado, Deus e sua Palavra não aparecem no meu pensamento. Então eu faço todo tipo de coisa errada e prejudicial para outras pessoas, mesmo sem saber.

É por isso que está escrito no Salmo 10:4, “Por causa do seu orgulho, o ímpio não investiga; todas as suas cogitações são: Não há Deus.”

Orgulho é um pecado que afeta não apenas algumas pessoas. Todo ser humano tem essa tendência por natureza de querer decidir a si mesmo o que é certo e o que está errado e acabar com as leis de Deus.

Isso significa que o orgulho é a raiz de todo pecado?

Sim. Isaías 14: 12-14 descreve os pensamentos de Lúcifer, um anjo que era perfeito em sabedoria e beleza: “Subirei”, “Exaltarei meu trono” e “Serei como o Altíssimo”. Esse desejo de exaltar a si mesmo – seu orgulho – foi o primeiro pecado. Mais tarde, quando ele foi lançado na Terra como Satanás, tentou Eva a fazer exatamente a mesma coisa, dizendo que se ela comesse da árvore do conhecimento do bem e do mal, ela seria “como Deus, conhecendo o bem e o mal. ”(Gênesis 3: 5.)

A implicação é que, se ela pudesse ascender e ser como Deus, não precisaria das leis de Deus. Então ela própria seria capaz de decidir o que era bom e mau. Ela não precisaria que Deus dissesse: “Você pode comer de todas as árvores, mas não desta”, etc. O desejo de decidir a mim mesmo e ser meu próprio chefe está na raiz de todo pecado. É orgulho. Quero fazer minha vontade e desconsiderar a vontade de Deus. Não é por acaso que “eu irei” aparece cinco vezes no que Lúcifer disse. Este é exatamente o oposto do espírito de Cristo, que desceu e que não achou que ser igual a Deus era algo a ser desejado. (Filipenses 2: 5-11.)

Como podemos perceber orgulho em nós mesmos?

Para isso, precisamos de duas coisas. Primeiro, precisamos interagir com outras pessoas e circunstâncias – em outras palavras, precisamos apenas viver uma vida normal. Se pudéssemos nos sentar sozinhos em uma ilha tropical em que o tempo estivesse bom, tínhamos tudo o que precisávamos e nada desse “errado”, provavelmente seria difícil perceber nosso próprio orgulho. Mas quando interagimos com outras pessoas nas circunstâncias normais da vida, não demorará muito para que raiva, ressentimento, irritação, inveja, resmungos e queixas, etc. levantem suas cabeças feias. Todos esses pecados têm sua raiz no meu orgulho.

No entanto, o pior é que também é perfeitamente possível sentir-se justificado por ter todas essas reações negativas. Na minha ignorância e altivez, acredito que seja aceitável agir assim. Portanto, para reconhecer essas reações pelo que elas realmente são, preciso de um segundo ingrediente importante – preciso ter a ver com Deus em meus pensamentos. É isso que a Bíblia chama de “comunhão” com Deus através de sua Palavra, através do Espírito Santo e através de seus servos na igreja. Com isso, percebo o que está me fazendo reagir dessa maneira, então começo a lamentar-me e crescer em ódio contra isso. É por isso que uma das coisas mais tolas que posso fazer na vida é me afastar da comunhão com outros membros do corpo de Cristo.

Às vezes, as pessoas dizem que têm orgulho de alguma coisa. Isso está errado?

Não. Há algo mais que às vezes chamamos de “orgulho” que pode ser positivo. É um sentimento de satisfação ou alegria que surge porque eu, minha família, colegas ou amigos conseguimos algo que vale a pena. Costumamos dizer que estamos “orgulhosos” dessas coisas ou pertencer a uma determinada equipe ou grupo; não há nada de errado com esse tipo de “orgulho”.

Da mesma forma, se eu treinei e tenho experiência no meu trabalho ou profissão, é bom ter certeza de que sei o que estou fazendo. Seria uma pena se meu médico não confiasse que estava me dando o remédio certo ou se o piloto estivesse adivinhando como pilotar o avião em que estou!

Esse tipo de “orgulho” não é pecado; é a confiança que nos permite fazer as coisas. Tem um bom efeito. No entanto, é bem diferente do orgulho mencionado acima, que é a raiz de todo pecado.

Quais são alguns exemplos de orgulho?

Existem muitas, muitas maneiras pelas quais os efeitos do orgulho se manifestam na maneira como uma pessoa se comporta ou no que ela faz. Aqui está apenas uma pequena amostra de alguns exemplos de orgulho:

  • Ficar ofendido – porque eu ou minha família fomos tratados de uma maneira que estava “abaixo de mim / nós”. Eu ou nós deveríamos ter tido um tratamento melhor ou mais justo.
  • Ficar bravo – como as pessoas se atrevem a me tratar assim ou a falar dessa maneira? Eu que sou tão importante.
  • Ficar passivo e inativo – porque não sinto que posso fazer as coisas perfeitamente. Eu posso cometer um erro e parecer estúpido. Então, se eu não puder ser perfeito, não farei nada.
  • Ficar em silêncio e não dizer o que penso – porque posso dizer algo que é um erro.
  • Estar agitado e inquieto – porque as pessoas têm falado negativamente sobre mim pelas minhas costas. Não suporto a reprovação e a desonra, por isso tenho que tentar explicar minhas ações ou motivos.
  • Por vanglória – porque quando eu contar um incidente ou recontar um evento que é muito importante para mim fazê-lo de uma forma que me coloca na melhor posição possível.
  • Mentindo – porque se eu disser a verdade, as pessoas vão pensar mal de mim ou eu posso ter problemas e é vital que todos pensem bem de mim.
  • Desprezando as outras pessoas – porque elas fazem coisas diferentes para mim e acho que meu caminho é melhor, mais culto ou refinado. Ou acho que eles são menos espertos, talentosos ou abastados, etc. E, de qualquer forma, colocando outras pessoas no lugar, me sinto um pouco mais superior!
  • Desanimar – porque as coisas não correm como eu gostaria e não vejo como vão. Isso não parece orgulho, mas é pecado, porque meus sentimentos e planos têm uma classificação mais alta na minha vida do que a vontade e liderança de Deus.

Como vencemos o orgulho?

Ao tomar consciência disso e de seus efeitos e trabalhar conscientemente contra ele em nossos pensamentos, palavras e ações, podemos vencer o orgulho.

“Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós.” Tiago 4:8. Quando temos a ver com Deus em nossos pensamentos, isso traz castigo e julgamento. Vemos nossas deficiências. Nós percebemos onde o orgulho está no trabalho. Entendemos onde está a nossa vontade própria, para que possamos nos humilhar sendo obedientes às leis de Deus. É por isso que continua dizendo mais adiante no mesmo capítulo, “Humilhai-vos perante o Senhor…” Tiago 4:10.

Leia também: O que é a verdadeira humildade?

O que significa “humilhar-se”?

Bem, o que isso não significa é sair em um estado desanimado, dizendo a mim mesmo que sou inútil, sem esperança, que sou muito ruim para mudar etc. Isso não tem nada a ver com a adoção de algum tipo de ” humilde ”comportamento externo também. Essas coisas são inúteis ao lidar com o orgulho. Em qualquer caso, eles estão em oposição exata à Palavra de Deus, que dá esperança a todo ser humano, não importa quão profundamente eles pecaram. Então, essas coisas são realmente orgulho disfarçado!

Não, Jesus “se humilhou e se tornou obediente“. (Filipenses 2: 8.) Não é possível me humilhar sem estar disposto a obedecer aos mandamentos de Deus. Por exemplo, não quero fugir das paixões da mocidade. (2 Timóteo 2:22.) Acho que vou ganhar felicidade e ficar muito melhor se vivê-las. É assim que as pessoas pensam naturalmente, e é por isso que o mundo está cheio de histórias trágicas de como esse comportamento levou à mágoa. Mas se eu estou disposto a aceitar que as leis de Deus são verdadeiras, então eu fujo de todo o coração, então me humilho. O que quer que alguém pense, isso é fato!

É o mesmo quando me sinto preocupado, mas ainda faço o que está escrito: “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças…” Filipenses 4: 6. Fazer isso quando sou tentado ao contrário é o que significa humilhar-me, porque então estou sendo obediente à vontade de Deus em vez da minha. Esse é um antídoto perfeito para pensar que eu sei tudo e não preciso da ajuda de Deus. Tal humildade é o oposto do pecado do orgulho. É o Espírito de Jesus Cristo!

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.