Como posso ser salvo?

Como posso ser salvo?

Na bíblia está escrito da “salvação”. Mas o que é isso? Como posso ser salvo?

3 minutos ·

Na bíblia está escrito da "salvação". Mas o que é isso? Como posso ser salvo?

„Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte.“ 2. Coríntios 7,10

Salvo através da conversão

Este versículo esclarece de que maneira eu posso ser salvo: Se eu me arrependo e me converto. Conversão significa que saímos do pecado e das paixões desse mundo e nos direcionamos a Deus. Se a tristeza é segundo a vontade de Deus, então ela leva á conversão. No mesmo versículo Paulo escreve que, do contrário, a tristeza desse mundo, leva á morte. Se eu tenho desejo por mais do que isto, que o mundo me oferece, e estou sofrendo sob meus próprios pecados – por exemplo, minha falta de bondade, amor, misericórdia e paciência – então estamos falando da tristeza divina.

O primeiro fruto da conversão é o perdão dos meus pecados. Se a conversão acontece porque sinto miséria em mim, então eu tenho a decisão consciente, de acabar com os meus costumes pecaminosos antigos, e lutar pelas coisas divinas.

Ser salvo através de vencer o pecado

„Deixando pois toda a malícia, e todo o engano, e fingimentos, e invejas, e todas murmurações. Desejai afetuosamente como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo,“ 1. Pedro 2, 1-2

Quando pessoas se „convertem“, então muitas vezes apenas o ambiente exterior, social muda. Na realidade, deveria haver uma mudança nos seus pensamentos e nos propósitos interiores. Como a miséria não corresponde a vontade de Deus, apenas surge um pequeno desejo pelo leite racional – a palavra de Deus –, e o crescimento em temor a Deus é pequeno. Ao invés disso, a angústia e tristeza dessas pessoas, muitas vezes é decorrente das suas circunstâncias terrenas e do resultado dos pecados. Eles tem um reconhecimento muito pequeno sobre seus próprios pecados, e pouco desejo de ser libertos dos mesmos. Isso faz com que essas pessoas gostem de ouvir falar do perdão dos pecados, mas não tem fome pela palavra da verdade, que as pode levar a ter vitória sobre esses pecados. Essa é a razão pela qual, na maioria das reuniões religiosas, é colocado ênfase no perdão dos pecados e não em uma vida de vitória sobre o pecado.

Dois caminhos para salvação

Nós reconhecemos então que existem dois caminhos para a salvação. Primeiro importa o perdão dos nossos pecados, que eu recebo no momento da conversão. Depois o caminho está aberto, para que também possa ser liberto do pecado, para que chegue a uma vida vitoriosa e cresça nas virtudes de Cristo – os frutos do espírito dos quais lemos em Gálatas 5, 22–23. Mas se não tenho nenhum interesse por essa vida, então surge a pergunta se de fato tenho recebido perdão dos meus pecados. Em verdade tenho me arrependido dos meus pecados e me convertido?

Querido leitor, se acaso te sentes julgado pelo Espírito de Deus, por causa dos teus pecados (João 16,8), então não podes levar isso de maneira superficial. Deixe o juízo do Espírito agir, criando em você, uma angústia e tristeza divina, os quais conduzem á verdadeira conversão. Então serás salvo, e recebes mais alegria e paz, do que jamais tens imaginado que poderias receber.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.