Como posso obter respostas nas minhas orações?

Como posso obter respostas nas minhas orações?

Deus não ouve tanto as palavras da minha oração, como vê o desejo do meu coração. O que ele tem para ver em meu coração para que minhas orações sejam atendidas?

5 minutos ·

“Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.” João 15:7.

Essas são as próprias palavras de Jesus e permanecerão por toda a eternidade. Desde que ele disse isso, também é possível. A maioria das pessoas não acredita que seja possível alcançá-las, que elas receberão pelo que oraram. Mas se duvido sou rebelde contra a palavra de Jesus.

Removendo a iniquidade e permanecendo em sua palavra

A condição é que permanecemos em Jesus e que suas palavras permaneçam em nós. A Palavra governa por meio da luz. Estou nas trevas se tenho algo a esconder, e então não tenho poder com Deus. O pecado causa separação entre Deus e nós e dificulta nossas orações. (Isaías 59: 1-2) Portanto, todo pecado deve ser removido de nossas vidas na medida em que temos luz. Este é também o grau em que teremos graça e poder abundantes. Todo aquele que nele permanece não peca.

“A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.” Tiago 5:16. Davi diz nos Salmos 66:18-19, “Se eu atender à iniquidade no meu coração, o Senhor não me ouvirá; Mas, na verdade, Deus me ouviu; atendeu à voz da minha oração." A iniquidade em minha vida põe fim a todo progresso e bênção em Deus, não importa o quanto eu ore. Todas as minhas orações receberão apenas esta resposta: Remova a iniquidade da sua vida! Só encontrarei a vida de Cristo na medida em que estou disposto a perder minha vida.
Os anciãos de Israel vieram e quiseram consultar o Senhor, mas ele disse, “…estes homens levantaram os seus ídolos nos seus corações… devo eu de alguma maneira ser interrogado por eles?” Ezequiel 14:3. Tudo o que amo fora da boa e aceitável vontade de Deus é idolatria e deve ser removido. Meus pensamentos, minha mente e meu tudo têm que estar com Jesus, e sua palavra deve permanecer em mim. Então eu posso orar pelo que desejo, e isso será feito por mim. O que eu desejo? Eu desejo o que Deus quer. A vontade de Deus para nós é a nossa santificação: que sejamos conformes à imagem de seu Filho. Se esse é o meu desejo e o desejo do meu coração, posso ter absoluta certeza de que meu desejo será satisfeito e minhas orações serão ouvidas.

Um profundo desejo de cumprir a vontade de Deus

Talvez pensemos que temos tantas orações inéditas, mas vamos examinar o assunto com cuidado e descobriremos que oramos de acordo com nossa vontade. Se Deus tivesse respondido a essas orações, isso teria nos corrompido. Nunca podemos forçar nossa vontade com Deus. Essa vontade humana foi condenada em Jesus, e também deve ser condenada em nós. O Espírito intercede por nós de acordo com a vontade de Deus, não de acordo com a nossa vontade.

Sempre ficaremos decepcionados se buscarmos nossa própria vontade, mas nunca ficaremos decepcionados se buscarmos a vontade de Deus. Precisamos nos render totalmente, para sempre descansarmos no plano de Deus e liderança para nossa vida. Nem sempre entendemos o plano e a vontade de Deus, mas se o desejo de nosso coração permanecer na vontade de Deus, também seremos preservados, porque ele é nosso bom pastor e bispo.

Não sabemos o que devemos orar como deveríamos, mas o Espírito faz intercessão por nós com gemidos que não podem ser proferidos. Quem perscruta o coração sabe qual é o desejo do Espírito, e faz intercessão pelos santos de acordo com a vontade de Deus. (Romanos 8: 26-27) Deus lê o desejo do Espírito em nossos corações, e nossas orações são ouvidas de acordo com esse desejo. Só receberemos um pouco de Deus se esse desejo for pequeno. Estamos orando apenas palavras vazias que não alcançarão o trono de Deus se esse profundo desejo do coração não estiver por trás de nossas orações. O desejo do coração de Jesus era tão grande que se manifestou em súplicas e clamor. Eles derramaram desinteressadamente, puros e claros das profundezas de seu coração, e ele foi ouvido por causa de seu temor á Deus. (Hebreus 5: 7)

Receberemos tudo o que pedirmos se todo o nosso desejo for pelo temor de Deus, porque não desejamos nada fora dele. Ele irá preencher todos os nossos desejos. Estaremos satisfeitos no mesmo grau em que temos fome e sede de justiça. Ele nos dá tudo o que diz respeito à vida e à piedade.

Portanto, Jesus diz que devemos orar e receberemos, para que nossa alegria seja completa. É óbvio que nossa alegria será plena quando recebermos tudo o que queremos ter. Isso põe fim a todas as decepções, ansiedades, desânimos etc. Sempre estaremos felizes e satisfeitos. Todas as coisas contribuem juntas para o nosso bem, se tememos a Deus. As coisas temporárias necessárias serão então adicionadas a nós como presente. No entanto, se procurarmos o que é próprio, tudo interferirá em nossos planos, e a ansiedade, a incredulidade e as nuvens negras de desânimo rolarão para a nossa vida. Portanto, torne-se um com a vontade de Deus e você encontrará o caminho para a plenitude da alegria – para todas as riquezas e sabedoria em Deus.


Este artigo foi publicado pela primeira vez em norueguês no periódico "Tesouros Escondidos" ("Skjulte Skatter") de BCC em outubro de 1935 com o título "Pergunte o que você deseja".
© Copyright Stiftelsen Skjulte Skatters Forlag

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.