Como posso me beneficiar em situações difíceis?

Como posso me beneficiar em situações difíceis?

5 coisas boas que podem vir de qualquer circunstância da vida.

“Dou graças por noites de provas,
por dias bons a sorrir.
Tudo bem tu me preparas,
dou graças, dou graças, a ti.”

Estas palavras são o refrão de uma canção escrita por Ingrid Bekkevold, uma mulher que aprendeu a se sentir cheia de gratidão em todas as várias situações da vida, sejam dias de sol ou provações de noite profunda. Essa mulher, no decorrer de sua vida e através de todas as tribulações pessoais que passou, escreveu muitas canções inspiradas sobre uma vida triunfante em Deus. Suas canções continuam sendo uma inspiração para muitos hoje e um testemunho para um coração agradecido, tanto em meio da tristeza e do sofrimento, bem como da alegria.

Alegria

Algo interessante é escrito sobre aqueles que moram na casa do Senhor.

“Que, passando pelo vale de Baca, faz dele uma fonte;.” Salmo 84:6. (Baca significa choro.)

Quando procuro a direção de Deus em todos os minutos que preenchem cada dia, e quando obedeço aos seus sussurros em meu coração - então sou um daqueles que habitam na casa do Senhor. Então, eu realmente experimento que os momentos de tristeza se tornam momentos de crescimento e florescimento em meu ser interior. Enquanto eu estiver interessado apenas em fazer o que me agrada no momento, enquanto eu permitir que as situações que experimento tenham total controle sobre mim, em vez de colocar minha vida e vontade nas mãos de Deus, não terei a verdadeira alegria.

“Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” 1 Tessalonicenses 5:18.

Agradecer é uma escolha consciente que faço quando acontecem coisas ao meu redor sobre as quais não tenho controle. Quando faço isso, recebo a bênção de Deus. Isso se torna uma fonte de alegria profunda e verdadeira.

Força

As provações e tribulações experimentadas na vida podem ser comparadas a um programa de ensino superior.

Para me tornar qualificado e certificado para fazer um trabalho específico, devo passar por um processo de aprendizagem. Para que esse processo seja bem-sucedido, preciso permitir que ele me molde para que eu me transforme de alguém sem especialização e experiência em alguém habilidoso e capaz de se adaptar a várias situações. Isso me permite usar essas habilidades para ganhar a vida. Quanto mais altas as qualificações, mais desafiador será o programa. Claro, se acho que não tenho nada a aprender, terei muito pouco benefício com qualquer educação.

As situações vividas na vida têm um propósito semelhante, mas muito maior, quando as recebo com gratidão. Por meio dessas situações, todos os aspectos da minha vida podem ser transformados. Quando sou humilde e estou disposto a aprender, Deus pode trabalhar em mim e através de mim. Que perspectiva excitante!

“E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.” 2 Coríntios 12:9-10.

Essa transformação muda profundamente minha vida pessoal, bem como minha vida no local de trabalho e na comunidade, à medida que me exercito em fazer a vontade de Deus em vez da minha.

Sabedoria

O salmista escreve, “Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.” Salmo 119:105. Quando permito que a luz da Palavra de Deus brilhe em minha natureza humana, posso ver claramente o que precisa ser esmagado, para produzir o óleo que preciso ter de reserva quando as provações vierem sobre mim, e ganho sabedoria para ver o meu caminho mesmo nas situações mais difíceis.

Fragrância

Pedro escreve sobre o resultado do sofrimento na vida de Jesus, bem como seu significado na nossa, em 1 Pedro 4: 1-2: “Ora, pois, já que Cristo padeceu por nós na carne, armai-vos também vós com este mesmo pensamento, que aquele que padeceu na carne já cessou do pecado; Para que, no tempo que vos resta na carne, não vivais mais segundo as concupiscências dos homens, mas segundo a vontade de Deus.”

Ao concordar com sua crucificação, Jesus fez o sacrifício final para que toda a humanidade pudesse ser salva de seus pecados e viver uma vida vitoriosa. Quando me armo com a mesma mente, não apenas paro de pecar, mas vivo o resto do meu tempo para a vontade de Deus e não de acordo com meus desejos humanos. Esta é uma vida completamente diferente da que eu viveria. Que perspectiva excitante! Quando estou armado com a mente para sofrer, isso aumenta minha fé e me fortalece para me beneficiar de todas as oportunidades que surgem em meu caminho para ser total e completamente mudado. Em vez de um cheiro ruim de podridão e decomposição emanando de minha vida, eu o experimento como a Sulamita nos Cânticos de Salomão 4:16: “Levanta-te, vento norte, e vem tu, vento sul; assopra no meu jardim, para que destilem os seus aromas. Ah! entre o meu amado no jardim, e coma os seus frutos excelentes!”

Paz

Em Gálatas 5:22-23 está escrito, “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
Contra estas coisas não há lei.” 
Quando eu as recebo com atitude de gratidão, aprendo a vivenciar as dificuldades da vida como oportunidades. Essas situações foram preparadas com amor para mim por meu Pai celestial para que eu possa ser santificado e salvo. Não pode haver paz verdadeira sem guerra; quando eu travo uma guerra em meu coração e mente para esmagar a amargura e a inveja, as preciosas virtudes de Deus como bondade, mansidão, humildade e longanimidade podem crescer e dar frutos em minha vida.

Como posso me beneficiar em situações difíceis? Se eu as receber como os presentes que deveriam ser, eu me transformo de alguém que é facilmente dominado pela autopiedade e amargura em alguém que recebe todas as oportunidades de ser salvo de tudo isso com alegria e gratidão. Eu experimento uma luz em minha vida que não existia antes. Essa luz aumenta à medida que experimento a riqueza e a glória de Deus. Uma fragrância flui de minha vida quando é soprada pelos ventos do norte e do sul, e me torno uma bênção para os outros. Eu me torno rico além da crença em meu espírito.

“E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.” Filipenses 4:7.

esta postagem está disponível em

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.