Como posso dizer que eu estou crucificado com Cristo?

Como posso dizer que eu estou crucificado com Cristo?

Esta é a chave para uma vida vitoriosa!

6 minutos ·

“Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.” Gálatas 2:20.

Este, de fato, é o coração do cristianismo, o firme alicerce da fé em Cristo. Até que isso se torne realidade na vida de uma pessoa, ela sofrerá derrotas e fracassos contínuos. Enquanto vivermos para nós mesmos, o resultado será a miséria, porque em nós, isto é, em nossa carne, não há nada de bom. (Romanos 7:18) Ninguém consegue seguir os passos de Cristo, fazer a vontade de Deus e guardar Seus mandamentos por conta própria.

A carne de todos é totalmente depravada, irreparável, indefesa e impossível. Quanto mais tentamos fazer o bem, mais descobrimos que é impossível. O que devemos fazer com um homem completamente corrupto e incorrigível? Quando reconhecemos e admitimos que este é o nosso estado, isso nos leva à necessidade e nos causa tristeza. Assim, Deus é capaz de abrir nossos olhos para ver que fomos crucificados com Cristo; não apenas nosso certificado de dívida foi pregado na cruz (Colossenses 2:14), mas também o próprio devedor! (Romanos 6: 6)

Isso foi incluído na obra de Cristo; o Pai acha que é assim, e é assim. Paulo poderia dizer em verdade: “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu,”. Não podemos e certamente não devemos dizer isto se não vivermos uma vida vitoriosa. Por exemplo, se estou ofendido, zangado ou preocupado e depois digo que já não sou eu que vivo, mas é Cristo quem vive em mim, então estou dizendo que é Cristo quem peca – o que seria uma blasfêmia! Quem vive uma vida completamente vitoriosa neste mundo? Todos os que, pela fé, estão crucificados com Cristo; todos que não vivem mais para si.

Esta, caro leitor, é a posição de fé que devemos assumir; e uma vez que tenhamos recebido graça para assumir essa posição, é vital que não nos afastemos dela. Estas são coisas grandes e insondáveis! No entanto, Deus também é grande e seu nome é maravilhoso! Aquele que, em sua misericórdia, decidiu que seria bom chamar-nos a algo tão grandioso, fará a si mesmo este poderoso trabalho em nós. (1 Tessalonicenses 5: 23-24)

Já estou crucificado com Cristo

O que significa ser crucificado com Cristo? Isso significa que eu não vivo mais de acordo com as concupiscências e desejos pecaminosos da minha carne – eu não mais cometo o que sei ser pecado voluntário e consciente. O pecado em minha carne foi pregado na cruz pela fé.

Como posso dizer que fui crucificado com Cristo? Pela fé! Nós lemos, “Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado…” 1 Timóteo 6:12. E: “que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade, …?” 2 Pedro 3:11.

É fácil entender que ninguém vai se esforçar para acreditar que ele foi crucificado para algo que ele ama e quer manter. Em outras palavras, antes que possamos nos apegar à fé em sermos crucificados com Cristo, devemos nos cansar de nós mesmos. Sim, temos que estar tão doentes e cansados do pecado e de toda a atividade do ego que somos gratos por sermos crucificados com Cristo e recebê-lo como líder e Senhor sobre nossas vidas.

Se você tem essa atitude, Deus cuidará para que você tenha a oportunidade de confiar na fé em ser crucificado com Cristo.

Consequentemente, duas coisas são necessárias para ser crucificado com Cristo: (1) Desejá-lo. (2) Acreditar!

Tomando minha cruz diariamente

“Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;.’” Mateus 16:24.

“E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.’” Lucas 9:23.

Vemos que não se pode dar como certo que uma pessoa está seguindo a Cristo só porque ele é convertido. Mas, se alguém realmente quiser segui-lo, ele pode receber instruções claras sobre o que deve fazer se quiser ter sucesso.

Enquanto vivermos, a grande questão é e sempre será: o que fazemos com nossa vontade própria? Tudo depende disso. Todos nós temos uma enorme e complexa vontade própria que sempre resiste à vontade de Deus. É evidente que essas vontades opostas não podem ser realizadas simultaneamente! Se eu faço a minha vontade, eu transgrido a vontade de Deus; se eu fizer a vontade de Deus, então eu vou contra, ou nego ou crucifico, minha própria vontade.

Se eu quiser andar da mesma maneira que Jesus caminhou, o caminho que Ele consagrou, então eu devo negar minha própria vontade diariamente e tomar minha cruz sobre a qual minha vontade própria deve ser pregada, porque isto é o que Jesus fez. Lá eu encontrarei seus passos.

Cristo viveu toda a sua vida como um crucificado. (Hebreus 12: 2) Ele é o Mestre nisso e agora está ensinando aos seus discípulos a mesma coisa. Quando as Escrituras dizem que Deus condenou o pecado na carne (Romanos 8: 3), entendemos que Jesus negou Sua vontade própria, de modo que nunca foi cumprida.

Ser capaz de dizer que fui crucificado com Cristo também significa que, nas situações práticas da vida cotidiana, eu sempre, sem exceção, digo “não” sempre que sou tentado. Concordar com a tentação seria o mesmo que descer da cruz. Entramos na vida através de todos os tipos de tentações. É o mesmo que dizer constantemente “não” à nossa vontade própria. Devemos ser fiéis a isso e não fazer exceções. Nunca devemos nos cansar de dizer "Não!"

Um trecho do livro “Eu estou crucificado com Cristo” escrito por Elias Aslaksen, publicado pela primeira vez em janeiro de 1937, em norueguês, por “Skjulte Skatters Forlag”.
© Direitos autorais Stiftelsen Skjulte Skatters Forlag

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.