Como posso derrotar o desânimo em minha vida?

Como posso derrotar o desânimo em minha vida?

Você está segurando firme a confissão de sua esperança?

6 minutos ·

Retenhamos firmemente a confissão!

É muito fácil para nós, pessoas, desanimar. Depois de cair no pecado repetidamente, uma vida de completa pureza pode parecer impossível de alcançar. Mas não é intenção de Deus desanimar. Pelo contrário! O autor de Hebreus escreve: “Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu.” Hebreus 10:23. E em 2 Coríntios 4:13,16 Paulo diz: “E temos portanto o mesmo espírito de fé, como está escrito: Cri, por isso falei; nós cremos também, por isso também falamos… Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia.” 

Uma esperança para o que ainda não vemos

Devemos nos apegar de maneira inabalável à confissão de nossa esperança e à esperança do evangelho. O que esperamos é uma vitória perfeita e a força para completar a carreira. Completar a carreira significa que nos tornamos santos, puros e completamente bons, crescendo em sabedoria e em toda virtude para chegar a varão perfeito, para que estejamos preparados para ser arrebatados quando Cristo vier. Esta é a nossa esperança, se crermos no evangelho.

Está escrito que não esperamos o que vemos, nem esperamos o que já temos. Isso não faria nenhum sentido. Esperamos o que não vemos e o que ainda não alcançamos – o que ainda está longe. Estamos plenamente convencidos de que, como conseqüência das promessas e verdades do evangelho, e como resultado de nosso cumprimento das condições, o que esperamos virá, completa e certamente! Para isso, devemos reter firmemente a confissão!

Se caímos e pecamos, o que é muito comum, especialmente no começo, devemos levantar novamente e confessar nossa esperança. Se não tentarmos explicar nosso pecado, mas dissermos: “Verdade, pequei, mas não faz diferença, porque a esperança do evangelho é verdadeira. Vou seguir o caminho e pagar o preço, e é absolutamente certo que alcançarei a meta! ”

"Mas agora você caiu", diz o adversário, "e não faz muito tempo desde a última vez que caiu."

"Não faz diferença", você diz. "O evangelho é verdadeiro!"

Uma tendência a perder a coragem

É fácil entender que, se seguirmos nossas tendências humanas, quando cairmos, perderemos coragem. Recebemos uma "queda" e, de acordo com o raciocínio humano, deveríamos ficar um pouco desanimados e abatidos. Mas isso é completamente errado! Embora eu tenha caído, as promessas de Deus ainda são verdadeiras. A Palavra de Deus permanece verdadeira, no entanto. Deus sabia que tipo de criatura éramos quando nos chamou. Ele sabia muito bem. Ele sabia que era fácil para nós perder coragem e perder a fé. Ele sabia tudo isso perfeitamente! Ele também sabia que era poderoso para nos fortalecer na fé! Tanto a Palavra de Deus como ele próprio levaram em consideração nossas fraquezas.

Apesar de, humanamente falando, parecer que não alcançarei a meta, devo, no entanto, me apegar à Palavra de Deus; então eu vou alcançar a meta!

É precisamente por esse motivo que a exortação é feita para manter reter firmemente nossa confissão. Exortações não são dadas ao acaso! Elas não são dados sem razão. O que ela disse? O que fomos exortados a fazer? Para manter firmemente a confissão de nossa esperança! Você não deve falhar por um segundo para se manter firme nisso!

Ele não escolheu aquilo que é vil, rejeitado, miserável, tolo, o que não é, e pecador em toda a sua tolice? Ele não escolheu essas pessoas? Não está claramente escrito? Deus certamente não escolheria esse tipo de pessoa – criaturas tão infelizes – para realizar uma obra tão colossal se não fosse capaz de concluí-la. Isso seria loucura.

Deus é fiel

Há duas coisas importantes aqui: a primeira é que é uma questão de vida ou morte que recebo uma fé viva e uma esperança viva de que Deus possa fazer as coisas mais maravilhosas comigo, mesmo sendo um miserável patético. Então, depois de me apossar de tal esperança e fé, é uma questão de vida ou morte que eu não deva deixar ela escapar novamente, nem um pouquinho, mesmo quando falhei completamente!

Quando um homem fala como se tivesse alcançado grandes coisas, ou se as pessoas têm a impressão de que grandes coisas foram feitas nele, ainda assim ele ainda cai repetidamente em um pecado ou outro, ele se comportou de maneira inadequada. Mas se ele perde a coragem quando cai no pecado, isso também está errado. Ele deve manter sua coragem e confessar sem cessar. Ele deve manter-se firme inabalável, sem cessar! Fico em pé ou caio, mantenho firme minha confissão. Não confesso que as coisas estão indo muito bem, mas confesso que tenho a esperança de que tudo corra muito bem para mim! Isso é perfeito, certo, bíblico, saudável e bom!

Em tudo, devemos tomar a Palavra de Deus como ela é e não mudá-la. "retenha firmemente a confissão de sua esperança, pois ele é fiel quem chamou você." Ele é fiel! Ele completará o trabalho – mesmo que demore muito tempo para obter lastro suficiente no barco! Ele tem todo o cenário em vista e certamente planejará as coisas para que ele tenha tempo suficiente para concluir o trabalho. Bendito e louvado seja Deus!

Este artigo foi traduzido do norueguês e baseia-se em uma mensagem de Elias Aslaksen, publicada posteriormente como um panfleto chamado "Retenhamos firmemente a confissão", de Skjulte Skatters Forlag.
© Copyright Stiftelsen Skjulte Skatters Forlag

Leia mais artigos inspiradores sobre a  e desânimo (ou como derrotar ele!)

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.