Como posso ajudar a carregar as cargas de alguém, a qualquer hora, e em qualquer lugar

Como posso ajudar a carregar as cargas de alguém, a qualquer hora, e em qualquer lugar

Existe uma coisa muito importante que sempre posso fazer pelas pessoas.

4 minutos ·

“Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo.” Gálatas 6:2.

Estive pensando recentemente sobre o que isso significa "levar as cargas uns dos outros".

Alguém que conheço, recentemente está passando por um momento difícil. Para mim, parece que uma coisa após a outra está se acumulando em cima deles e eu me pergunto: "Como eles podem suportar isso?" De certa forma, isso me fez sentir bastante desamparada, pois eu realmente não vi uma maneira de ajudar.

Uma coisa que sempre posso fazer

Mas há uma coisa que posso fazer, uma coisa que não depende de nenhum fator fora do meu controle.

Eu posso orar.

E, na verdade, essa é a melhor coisa que posso fazer por alguém. Deve ser meu primeiro instinto quando vejo uma necessidade, não meu último recurso quando simplesmente não sei o que mais posso fazer. Eu posso carregar outros em oração! “a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos,” Tiago escreve (Tiago 5:16). Não é apenas meio eficaz, não apenas ligeiramente útil. Isso vale muito.

Nem sempre consigo ver os resultados das minhas orações, mas posso ter certeza de que são eficazes. O “cálice do sofrimento” que alguém está bebendo não necessariamente será removido. Talvez Deus esteja permitindo que eles passem por essa prova de fogo com um propósito, para sua santificação (1 Pedro 1: 6-9). Mas minhas orações podem dar-lhes força adicional, podem levantá-los em seus momentos de necessidade para que possam suportar o fogo. Mesmo que eles não tenham fé ou força para si mesmos, talvez eu possa assumir a tarefa de carregar o fardo por eles!

Uma batalha no mundo espiritual

Se o Espírito trabalhar em mim e colocar alguém em meu coração, então este ministério de oração é minha tarefa. É uma batalha que tenho que lutar! Lemos em Efésios 6:18, “orando em todo tempo com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos.” E mais acima, no versículo 12, diz, “porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.” Efésios 6:12. Devo estar junto na batalha contra essas hostes espirituais da maldade, contra as tentativas de Satanás de fazer as pessoas desesperarem, duvidarem ou desistirem.

Sempre fiquei intrigada com uma história particular sobre Daniel. Um anjo veio a ele e disse-lhe que suas palavras - suas orações - foram ouvidas, e que o anjo estava tentando chegar a Daniel. Mas “o príncipe do reino da Pérsia” - que entendo ser um poder espiritual - resistiu a ele por 21 dias. Eles lutaram no mundo espiritual até que o arcanjo Miguel veio para ajudar e o príncipe da Pérsia foi vencido (Daniel 10: 10-14). Essa história abriu um pouco meus olhos para o que está acontecendo no mundo espiritual. Há uma batalha acontecendo lá, e acredito que a oração desempenha um papel tremendo em manter os poderes do espírito maligno sob controle. Talvez minha oração possa enviar “o arcanjo Miguel” para que a batalha seja vencida! Talvez não exatamente ele, mas o que quero dizer é que minhas orações podem fortalecer o lado bom! Também posso fazer isso por aqueles que não têm fé por si mesmos. Posso lutar em nome deles até que tenham fé.

Cumprindo a lei de Cristo

Isso é o que significa carregar as casgas uns dos outros. Claro, Deus também pode me mostrar coisas que eu posso realmente fazer pelas pessoas, maneiras de ajudar, e também é importante ser obediente a esses sussurros. Mas a oração é a primeira e maior coisa que posso fazer por alguém. E isso cria laços de amor. Jesus nos mandou “Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós.” João 13:34. Ele disse também, “… Em verdade vos digo que, quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.” Mateus 25:34-40. Esta vida de oração é um ato de amor pelas pessoas e, ao fazer isso, é um ato de amor para com o próprio Jesus. E essa é a segunda parte desse versículo em Gálatas 6:2 “… e assim cumprireis a lei de Cristo.”

Pessoalmente, ainda tenho um longo caminho a percorrer, mas é meu desejo poder entrar cada vez mais em uma vida de cargas. É uma obra oculta, um ministério oculto, mas que pode dar frutos tremendos.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.