Como podemos nos apegar à nossa fé?

Como podemos nos apegar à nossa fé?

Por que as pessoas desistem de sua fé? A resposta é realmente muito simples.

5 minutos ·

Para a maioria dos cristãos, fé significa Deus, o perdão dos pecados, e eles irão para o céu. Mas essa crença é apenas o primeiro componente da fé. Se lemos em Tiago 2, está claro que é exigido mais de nós.

“Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque? Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé? Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.” Tiago 2:21-22,26.

Uma coisa é dizer que você tem fé, é uma coisa totalmente diferente de mostrar isso. Se a fé sem obras está morta, precisamos estar trabalhando ativamente para que nossa fé possa ser aperfeiçoada. Cada situação que surge é uma oportunidade de trabalhar em nós mesmos, quer isso signifique escolher dizer a verdade quando somos tentados a mentir, ou tratar alguém com gentileza mesmo quando não nos sentimos assim ou sentimos que eles “merecem” isso. Trabalhar em nós mesmos significa simplesmente que, quando somos tentados à injustiça, dizemos “não” a Satanás e “sim” a Deus e ao que Ele nos induz a fazer. Este é o segundo componente da fé.

Mas como nos apegamos a essa fé em todas as coisas pelas quais passamos na vida?

Coloque sua mente nas coisas de cima

Talvez você tenha chegado a um ponto em sua vida em que você saiba que o cristianismo é a vida para você. Você acredita em Deus, vai à igreja, quer ser uma boa pessoa. Mas conforme o tempo avança, você descobre que manter as leis de Deus não é tão fácil quanto você achava que seria. De fato, fazer o que a Bíblia diz não parece vir naturalmente.

“Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra.” Colossenses 3:2.

Como cristãos, nossa esperança é que um dia seremos arrebatados e passemos uma eternidade com Jesus. Quando decidimos que queremos ser fiéis a Deus, essa meta precisa estar sempre à frente de nossas mentes. Então, encontramos o valor eterno em todas as situações. Isso garante que, quando nos sentimos tentados a ser infiéis a Deus, vemos por que estamos lutando. Então não seremos enganados em pensar que algo mais é mais importante ou nos trará mais alegria do que fazer a vontade de Deus em cada situação.

Por que as pessoas desistem de sua fé? nessa esperança? Muito simplesmente, porque eles param de se concentrar em seu objetivo celestial. Seu foco muda para coisas temporais, como metas terrenas, sonhos, itens materiais ou experiências. Essas coisas em si não estão erradas. É quando eles se tornam mais importantes do que nosso chamado celestial que eles se tornam um problema. Em seu esforço para buscar essas coisas terrenas, muitas pessoas perdem completamente de vista seu objetivo celestial. O resultado é que eles não têm mais necessidade de Deus em suas vidas. Suas mentes não estão mais ligadas às coisas de cima.

Se não nos concentrarmos conscientemente nessa meta celestial, ela deixa um espaço vazio que é rapidamente preenchido com todos os tipos de coisas terrenas. No entanto, quando enchemos nossos pensamentos com coisas celestiais, então uma vida com Deus se tornará a coisa mais importante para nós, e o resultado é que nos esforçaremos para sermos fiéis em todas as situações da vida!

Nós precisamos de Deus

“(Porque andamos por fé, e não por vista).” 2 Coríntios 5:7.

Deus quer nos levar a um ponto em nossas vidas onde não podemos viver sem a nossa fé Nele. Em tempos difíceis, quando as coisas não estão indo como pensamos que deveriam, e nos bons tempos, quando tudo parece estar indo em nossa direção. À medida que passamos pela vida, torna-se cada vez mais evidente para nós que não podemos alcançar nosso objetivo celestial sem a ajuda de Deus. Para algumas pessoas, isso fica claro depois de muitas tentativas fracassadas de vencer o pecado em sua própria força. Para outros, é necessária uma grande situação de mudança de vida para eles chegarem à conclusão. Seja qual for o caso, cada um de nós precisa chegar a isso – que não importa o que aconteça, eu preciso de Deus em minha vida, mesmo que eu fosse a última pessoa fiel na terra.

Quando percebemos que nossa fé em Deus é a única coisa que tem algum valor real, não há nada e ninguém que possa tirar isso de nós. Cada situação que encontrarmos será satisfeita por alguém que tenha o poder de Deus apoiando-a, e nos tornaremos soldados para Cristo que não têm tolerância para com o pecado. Nós nos tornaremos cada vez mais libertados do pecado, e o resultado é que nossa fé se torna cada vez mais forte.

“Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu.” Hebreus 10:23.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.