Como nos beneficiamos do tremendo poder da fé

Como nos beneficiamos do tremendo poder da fé

Você sabe como a fé em Deus transforma sua vida?

7 minutos ·

O poder da fé

“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.” Hebreus 11:1

A fé em Deus é um poder que salva vidas. Não é um sentimento. Não, é uma crença no poder de Deus para nos salvar ao máximo do pecado pela qual devemos lutar para nos apoderar, e depois lutar para nos agarrarmos nela por toda a nossa vida. Mas quando nos apegamos à fé, experimentamos o tremendo poder que ela tem para mudar nossa vida completamente. Mas como? Quais são os benefícios reais de viver uma vida de fé em Deus?

1. Não precisamos mais nos preocupar com o futuro.

“Não estejais inquietos por coisa alguma,” Paulo nos encoraja em Filipenses 4:6.

“Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós,” Pedro escreve em 1 Pedro 5:7.

Se confiarmos apenas até onde entendemos, teremos todos os motivos para nos preocupar com as várias provações e dificuldades que sobrevirão à nossa vida. Afinal, não sabemos qual é o seu propósito. Não sabemos qual será o resultado, ou que efeito a longo prazo eles terão sobre nós. E quanto ao futuro? Há uma vida inteira de circunstâncias invisíveis sobre as quais podemos nos enlouquecer de preocupação.

Mas se escolhermos ter fé, confiar em Deus - o Mestre Construtor que guia tudo no céu e na terra - então estaremos livres de nos preocupar com a nossa vida. Deus tem um plano perfeito para nós em tudo que ele envia em nosso caminho. Ele nos envia provações e nos prova, para que possamos vencer o pecado e as virtudes de Jesus possam crescer em nós. Ele sabe o resultado final. Ele planejou toda a nossa vida, com amor e cuidado. Quando realmente acreditamos nisso, não temos um único motivo para estar ansiosos. Podemos lançar todo o nosso cuidado sobre ele e concentrar nossa energia em fazer a sua vontade, em vez de nos preocupar com tudo o que é passado, presente e futuro.

2. Tornamo-nos confiantes, fortes e corajosos.

Quando tentamos fazer o bem, rapidamente nos deparamos com nossas próprias deficiências. Descobrimos que nos falta paciência ao lidar com nossos filhos; nós acidentalmente dizemos coisas rudes, cortantes para aqueles que amamos. Se nos arrastarmos com nossas próprias forças, sem fé em Deus, cairemos rapidamente no desespero por causa de nossas próprias incapacidades quando nos depararmos com essas deficiências.

Mas se tivermos fé em Deus e no poder de sua Palavra, sabemos que não temos que andar confusos em nossas próprias forças. 2 Crônicas 16: 9 diz, “Porque, quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com ele.”

Nós também lemos essa incrível promessa em Romanos 16:20: “E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés.”

Se tivermos fé nesses versículos e em todas as escrituras, teremos confiança em nossas provações. Teremos a certeza de que Deus esmagará Satanás sob nossos pés. O resultado é certo! Deus se mostrará forte em nosso favor, e a vitória será nossa. A fé nisso nos tornará fortes e ousados em nossa batalha contra o pecado.

3. Nós experimentamos alegria

“Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo;.” Filipenses 1:6.

Deus começou uma obra em nós. E que trabalho é esse? A obra de nos libertar do pecado em nossa natureza e nos transformar à imagem de Jesus. Isso traz uma alegria incrível para cada um que deseja se livrar do pecado. E  Deus não apenas começou uma obra, mas temos a certeza de que a concluirá. Deus não sofre as mesmas tendências infelizes da humanidade. Ele não começa algo e depois desiste ou perde o interesse no meio do caminho.

Como então poderíamos nos desesperar ou ficar desanimados com o caminho da vida? Se tivermos fé na Palavra de Deus - em suas promessas de nos transformar, em seu poder de nos ajudar a vencer o pecado - então seremos cheios de alegria.

4. Nos tornamos inabaláveis

“Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre.” Salmos 125:1.

Em vários lugares da Bíblia, a Palavra de Deus é comparada a uma rocha. No evangelho de Mateus, Jesus nos diz que quem ouve suas palavras e as pratica, será como um homem que construiu sua casa sobre a rocha. E não importa quantas tempestades venham e ataquem aquela casa, ela permanecerá de pé, por causa do sólido alicerce de fé sobre o qual foi construída. (Mateus 7: 24-27)

Por outro lado, quem vive de acordo com seus sentimentos e confia nas coisas desta terra é como um homem que constrói sua casa na areia. Que base horrível é essa! A primeira tempestade derrubaria aquela casa.

Ao crer em Deus e escolher viver pela fé, e não pelos nossos sentimentos, que são tão mutáveis quanto o próprio tempo, permanecemos imóveis nas tempestades da vida. Nada pode nos desanimar. Nada pode roubar nossa fé, porque cremos no Deus Todo-Poderoso.

5. Nós experimentamos milagres

O Velho Testamento está repleto de histórias de pessoas que experimentaram milagres pelo poder da fé. Eles são até mesmo chamados hoje de "heróis da fé". Pense em Davi. Embora fosse um menino, ele acreditava sem duvidar que Deus ajudaria a vencer o gigante Golias. Ele não parou para racionalizar, para descobrir o quanto o gigante era maior do que ele, quantos anos mais de experiência em batalha ele tinha, etc. Ele escolheu crer em Deus e seguiu em frente com fé. E por causa de sua fé, ele salvou o exército israelita dos filisteus!

Existem inúmeros outros exemplos de milagres que Deus realizou por meio e para os heróis da fé. E ainda, o maior milagre de todos é o milagre que Deus realizou em Jesus, e fará em cada um de nós que cremos. Ele nos ajudará a lutar contra o pecado e derrotá-lo, a ponto de não sermos mais tentados a pecar, mas transbordar de virtudes. Ele nos transformará para que seja nossa própria natureza reagir com paciência em vez de impaciência, gratidão em vez de reclamar, etc. Isso é um milagre! E se acreditarmos em Deus, esse milagre acontecerá bem dentro de nós.

“E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa,
Provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados.” 
Hebreus 11:39-40.

“Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude; Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.” 2 Pedro 1:3-4.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.