Como faço para viver de uma maneira que é agradável a Deus somente?

Como faço para viver de uma maneira que é agradável a Deus somente?

Leia como esses jovens praticam isso em suas vidas diárias.

6 minutos ·

Viver diante do rosto de Deus é ser obediente aos mandamentos de Deus onde quer que você esteja: trabalho, escola, lar, igreja, com pessoas ou sozinho. É considerar o que é agradável a Deus em pensamento, palavra e ação. Depois de ouvir isso em um fim de semana da juventude local e conversar com vários amigos do meu grupo de jovens, tenho uma ideia do que significa para um jovem cristão viver diante do rosto de Deus.

Servindo e agradando a Deus

Daniel, um estudante universitário, expressa uma convicção pessoal: "Estou aqui para servir a Deus e a ele é quem eu sou responsável", ele me diz. "É natural se preocupar com o que os outros pensam e ser influenciado por eles, especialmente na escola", acrescenta. Eu também sei por experiência que isso pode resultar em agir de uma certa maneira em torno das pessoas para obter sua aprovação, em vez de fazer o que é certo. Um verso que ajuda Daniel a ir contra estas inclinações naturais, e traz paz em seus pensamentos, é: “Os teus olhos olhem para a frente, e as tuas pálpebras olhem direto diante de ti. Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam bem ordenados! Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal.” Provérbios 4:25-27.

Daniel pode ser encontrado frequentemente fazendo paisagismo no terreno da igreja, ou na cozinha ajudando a preparar pratos saborosos para eventos da igreja. Uma boa reputação, ou as expectativas dos outros, são muitas vezes motivadores para esse tipo de trabalho voluntário. "Não há valor nisso", diz Daniel de viver diante das pessoas. O resultado é uma breve honra ou uma decepção vazia por se sentir menosprezado. A verdadeira bênção vem de servir com o desejo de agradar somente a Deus, como Daniel já experimentou em sua vida.

Fidelidade no oculto

É mais fácil servir e ser bom quando as pessoas estão assistindo. No entanto, a Palavra de Deus deixa claro que a fidelidade é necessária quando estou sozinho também. “Pois que muito desejamos também ser-lhe agradáveis, quer presentes, quer ausentes.” 2 Coríntios 5:9.

Se Jesus entrasse no quarto a qualquer momento, eu teria vergonha do que estava fazendo ou assistindo? Fazer algo escondido que traria vergonha se os outros vêem é uma indicação clara de que não é agradável a Deus. Quando somos honestos a Deus sobre nossas fraquezas, então Ele pode nos ajudar a vencê-las. Ele acompanha de perto todos os momentos do dia. Viver diante do rosto de Deus é ter todos os "quartos" ou áreas de sua vida abertos a Deus, Seu julgamento e Sua ajuda.

E se os pensamentos sobre os quais eu estava pensando conscientemente fossem projetados em uma tela para as pessoas verem? Alguém vê nossos pensamentos: Deus, o mais importante "Alguém". Para satisfazer a exigência de fidelidade no oculto, especialmente em pensamentos puros, é preciso sinceridade e ajuda através da oração.

Decisões

Agradar a Deus e viver diante de Sua face é buscar Sua vontade em situações e decisões grandes e pequenas. Às vezes, outras pessoas podem tentar influenciar nossas decisões. Outras pessoas, até mesmo amigos íntimos e familiares, nem sempre entendem ou concordam com as decisões que tomamos em fidelidade a Deus. Podemos ter medo de fazer o que é certo, porque pode não ser bem aceito pelos outros. Meus amigos compartilham sobre decisões que foram uma escolha clara para viver diante de Deus em vez de pessoas.

Minha amiga Adrienne lembra de uma decisão difícil para terminar uma amizade. Ela sabia que era a coisa certa a fazer e orou a Deus por ajuda. "Não é fácil ou confortável", ela diz sobre tomar as decisões que Deus coloca em seu coração: "É um passo de fé". Ela experimentou que Deus deu a ela a força e a paz para seguir adiante, e ela sentiu que Ele estava com ela. "Eu não lamento essa decisão", diz Adrienne com firmeza. Ela reflete sobre como isso abriu mais oportunidades para ela servir a Deus, levando a uma vida mais gratificante e a um relacionamento mais próximo com Deus e com aqueles que compartilham sua fé.

Isaac está aprendendo as coisas em um trabalho de fábrica. Recentemente, um funcionário do turno anterior não fez o trabalho direito, o que resultou na necessidade de Isaac ter que compensar a folga. Seus colegas de trabalho o influenciavam fortemente a "dar o troco" ao trabalhador, mas Isaque escolheu obedecer ao invés de retribuir o mal com o mal, em vez de seguir seus conselhos. Isaac diz, com um grande sorriso, como ele saiu do trabalho naquele dia extremamente feliz, sabendo que ele escolheu o que era certo e ele não tinha que estar ligado a outras pessoas.

Jodie fala sobre pequenas decisões com as quais se depara durante o dia, quando ninguém está assistindo. A importância de ser justo ao centavo ao lidar com dinheiro na cafeteria local, onde ela trabalha como barista. Escolhendo ouvir uma mensagem encorajadora centrada na Palavra de Deus sobre sua música pop favorita em seu caminho para o trabalho. Ela sabe que Deus quer que ela use bem o tempo e a mensagem é muito mais benéfica. "A vida se torna simples e você fica feliz", ela expressa com entusiasmo sobre viver diante de Deus. "Você só precisa agradar a Um e não precisa se preocupar em agradar a todos ao seu redor."

Uma vida recompensadora

Custa algo para viver diante do rosto de Deus. Requer desistir de sua vontade, negar seu desejo natural de honra e aprovação, e lutar para manter seus pensamentos puros todos os dias. Mas vale a pena! Aqui estão mais benefícios de viver diante do rosto de Deus:

  • Uma consciência boa e limpa
  • Um relacionamento significativo com Deus
  • Acesso a ajuda e orientação para uma vida feliz
  • Confiança inabalável que vem de saber que você está vivendo de uma forma que agrada a Deus
  • A vida é nova e interessante – buscar e encontrar o que é certo em cada situação
  • Liberdade para pensar, fazer e ser bom, independentemente de outras pessoas e tendências inatas
  • Uma recompensa eterna para cada decisão fiel, grande e pequena
  • Bênção para esta vida e eternidade

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.