Como eu sei que esta é a verdade

Como eu sei que esta é a verdade

Cresci em uma família cristã, mas o que me convenceu do Cristianismo para minha própria vida?

9 minutos ·

Existem centenas de religiões e filosofias diferentes no mundo. Como posso saber qual é a “certa”? Aqui está a resposta que encontrei.

Nasci em uma família cristã e, desde que me lembro, sempre acredito que Jesus é meu salvador pessoal. Nunca foi realmente algo que questionei.

Na faculdade, fui desafiada pela pergunta: “Das centenas, talvez milhares de religiões e filosofias do mundo, como posso saber se tenho a religião‘ certa ’? Se eu tivesse nascido em uma família de fé diferente, teria pensado que minha religião era ‘certa’ então? Eu teria me convertido ao Cristianismo? As bibliotecas possuem milhares de livros e escritos sobre religião - muitos para possivelmente ler. Então, como eu poderia ter tanta certeza na minha fé? ”

Em Hebreus 13:7 está escrito, “…a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver.” Me ocorreu que a prova está nos resultados.

Comecei a pensar em pessoas que conheço cujo cristianismo foi uma caminhada consciente e pessoal durante toda a vida. Eles tinham um “espírito vivificante”. (1 Coríntios 15:45) Seus olhos revelavam profunda paz interior, bondade, confiança e amor. Você queria passar um tempo com eles.

"Eu quero ser assim!" Eu pensei. “Quero estar cheia de gratidão e bondade, em vez de ficar amarga, reclamar e ficar com raiva. Eu quero ter um ‘espírito vivificante’. ”

Essa foi a minha resposta! Eu escolheria o caminho que sei que me leva aos resultados que desejo.

Essa fé simples me sustentou por muitos anos, mas eu sabia que a resposta era muito mais profunda. Pessoas de muitas religiões alcançam um nível de paz, união, alegria, etc. Recentemente, fui desafiada a procurar a resposta. Em um curso que participei, o instrutor afirmou que "todas as religiões são iguais." Naturalmente, eu não poderia concordar. Então eu ponderei: o que o Cristianismo verdadeiro e não adulterado tem a oferecer sobre os outros? A resposta me atingiu como um raio. Simples, mas impressionante.

Plenitude de virtude - isso é possível?

Em Eclesiastes 3:11, está escrito, “também pôs o mundo no coração deles.” Deus nos criou com o desejo de buscar a verdade e a eternidade. Através dos tempos, pessoas espiritualmente despertas em todo o mundo tentaram alcançar isso de muitas maneiras diferentes. Assim, existe um fio condutor em todas as religiões que busca bondade, paz, gentileza, harmonia, amor e assim por diante. Isso é feito por meio do serviço abnegado ao próximo, meditação, sacrifícios e muitas outras ações; e é claro que as pessoas que se dedicam à busca da virtude a alcançam até certo ponto. No entanto, embora alguns possam chegar perto, ninguém - nem mesmo os maiores profetas, sábios e gurus, foram capaz de alcançar a plenitude da virtude e a unidade perfeita com Deus por conta própria.

Então o “elo perdido” me ocorreu

Deus olhou para sua criação e viu a humanidade lutando. Por meio de Moisés, ele deu a seu povo, os judeus, suas leis, que os ajudaram a controlar o mal. No entanto, mesmo isso foi incapaz de lidar com a raiz do problema - as concupiscências internas. (Romanos 8: 3; Hebreus 7:19) Portanto, ele enviou seu Filho, Jesus. Jesus veio como um ser humano, com a mesma natureza humana que a nossa (Romanos 8: 3; 1 Timóteo 3:16; Hebreus 2:14) e também tinha o Espírito de Deus para guiá-lo e ajudá-lo. (Lucas 3:22; Lucas 4: 1; Lucas 4: 14,18) Com o poder do Espírito Santo, Jesus foi o primeiro homem a vencer completamente o mal.

Isso era algo novo! Jesus mostrou aos seus discípulos o caminho para Deus: “E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.” Lucas 9:23. Não só para negar a si mesmo, mas também para tomar a própria cruz. Esta cruz diária não é a morte de Jesus na cruz no Calvário; é um processo diário em que eu pessoalmente levo minha própria cruz, ou seja, levando o pecado à morte, sempre que sou tentada para o mal e crucificando minhas próprias concupiscências e desejos assim como ele fez. (Gálatas 5:24)

Os discípulos de Jesus reconheceram que Jesus tinha as respostas de que eles precisavam, por isso ficaram angustiados quando ele lhes disse que os deixaria. Eles sabiam que não podiam fazer isso sozinhos. Mas Jesus explicou que ele tinha que partir para que pudesse enviar “o Ajudador” - o Espírito Santo. (João 14:26; 15:26; 16: 7; Atos 1: 8). E, na verdade, quando eles receberam o Espírito Santo, eles receberam poder sobre o mal além de qualquer coisa que eles conheceram ou experimentaram. (Atos 2)

Então é isso! É assim que o Cristianismo pode ajudar onde outras crenças são insuficientes: primeiro, Jesus pavimentou o caminho da cruz; então, ele nos deu o Espírito Santo dentro de nós para nos dar o poder de vencer o pecado, o que nos separa de Deus. Eu estava quase chorando quando comecei a compreender a magnitude dessa revelação. Em vez de o homem tentar o seu melhor, mas não ser capaz de atingir a unidade com Deus que desejava, Jesus me mostrou o caminho e me deu um Ajudador, o Espírito Santo, então não tenho que tentar sozinho.

De repente, as escrituras ganharam vida. Paulo escreveu aos Colossenses, “…o mistério que esteve oculto desde todos os séculos e em todas as gerações e que, agora, foi manifesto aos seus santos; aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória; a quem anunciamos, admoestando a todo homem e ensinando a todo homem em toda a sabedoria; para que apresentemos todo homem perfeito em Jesus Cristo;.” (Colossenses 1: 26-28). Eu não tenho que tentar alcançar Deus sozinho; não, eu tenho Cristo em mim! Em direção a qual objetivo? Para me tornar perfeita em Cristo Jesus, assim como ele é perfeito!

Não mais apenas seguindo em "fé cega"

Dizer que todas as religiões são iguais seria desprezar o sofrimento e a morte de Jesus por nossa causa. Seria o mesmo que dizer que ele não precisava fazer isso, que teríamos sido capazes de alcançar Deus por conta própria se apenas fizéssemos boas obras, seguíssemos as regras certas, meditássemos o suficiente ou oferecêssemos sacrifícios suficientes. Nesse caso, Cristo teria morrido em vão! (Gálatas 2:21; Hebreus 7:11; 18-19)

Que irônico, pensei, que embora Cristo seja a resposta de que o mundo precisa, muitos cristãos não o entendem realmente. Na verdade, poucos cristãos estão realmente caminhando neste caminho e acessando o poder do Espírito Santo para tornar isso possível! Assim, as pessoas olham para os cristãos superficiais, balançam a cabeça e concluem que a verdade deve estar em outro lugar. Muitos cristãos são vencidos pela ganância, cobiça, ingratidão, ódio, julgamento, etc. Mesmo nos dias dos apóstolos, as pessoas começaram a se desviar, ficando presas por regras, filosofia, falsa liberdade e muito mais. Em 2 Coríntios 11: 3, Paulo os advertiu contra serem corrompidos pela simplicidade que há em Cristo. O caminho é muito simples, mas tão difícil porque requer a renúncia de nossa vontade própria. Nenhuma quantidade de teologia ou filosofia sofisticada pode nos levar ao redor desse portão estreito. (Mateus 7: 13-14) Como Jesus disse em João 14:6, “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.”

Paulo escreve, “Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria; mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus e loucura para os gregos. Mas, para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus.” 1 Coríntios 1:18, 22-24.

Isso não é apenas teoria ou teologia para mim. Esta é a vida. Eu pessoalmente experimentei o Espírito Santo me dando poder para vencer minha natureza pecaminosa. No início, aceitei essa verdade com fé cega depois de "considerar o resultado de sua conduta", mas agora, enquanto continuo a colocar em prática o que o Espírito Santo me revela, estou pessoalmente começando a “Provai e vede que o Senhor é bom.” Salmos 34:8

Embora eu não afirme compreender totalmente Deus, o Criador, com minha pequena mente humana, estou totalmente convencida de que encontrei o caminho que leva a ele. Quanto mais caminho neste caminho, melhor conheço a Deus, e ele me revela mais do que preciso matar para me tornar como Cristo. Assim como o apóstolo Paulo, posso dizer com confiança: “Não que já a tenha alcançado ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus.” Filipenses 3:12.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.