Do ateísmo ao cristianismo: Como sei que Deus existe?

Do ateísmo ao cristianismo: Como sei que Deus existe?

Nunca pensei que chegaria a ser alguém que crê em Deus.

10 minutos ·

Descobrir Deus é uma experiência muito pessoal. Como isso acontece pode variar muito de uma pessoa para outra. Sendo um estudante de ciência, fui levado do caminho do ateísmo ao cristianismo, e espero que minha história pode ser uma inspiração para aqueles que estão em necessidade.

Eu nunca esperei tornar-se alguém que acreditasse em Deus.

Eu cresci sendo ateu; meu objetivo na vida era encontrar a verdade objetiva através da ciência. No colégio eu me formei em matemática e física, e mais tarde me especializei em física aplicada.

Não há nenhuma evidência física que pode ser usado para provar ou refutar a existência de Deus. Isso significa que não poderia cientificamente afirmar que Deus existe ou não . Se acreditamos em Deus ou não, a nossa fé é algo que nós escolhemos.

Como jovem, eu escolhi não acreditar em Deus. Esta decisão foi baseada, em parte, a percepção negativa tremenda do cristianismo tinha naquela época. Minha impressão foi que os cristãos se comportavam como se fossem superior – alegavam ter fé religiosa, mas, ao mesmo tempo viver uma vida feliz no pecado. detestava essa hipocrisia. Eu não queria acreditar que Deus tinha um plano para trazer a salvação para aquelas pessoas.

As limitações da ciência

Como adulto eu comecei a ter dúvidas de que a ciência não pode dar respostas. Enquanto ainda estava no colégio eu sempre me perguntava: "O que é meu propósito na vida?"

Era ambicioso e tinha um monte de motivação. No entanto, não demorou muito até que os muros que enfretavam, me desanimaram Eu senti que havia algo faltando em minha vida. Senti a angústia da incerteza e falta de direção. Eu estava com medo de fracassar.

A ciência é uma ferramenta poderosa para descrever o mundo que vemos. Ela nos ajuda a construir modelos para analisar o que podemos observar, fazer fórmulas para prever como evolucionará um sistema, e fornece uma maneira de provar ou refutar nossas hipóteses. Mas a ciência não pode fornecer uma solução nas lutas que enfrentamos na vida.

Uma nova compreensão do cristianismo

No meio das minhas lutas, um colega conseguiu me convencer a visitar a igreja ele participava. Nesta reunião, leram um livro escrito por Johan Oscar Smith, o fundador de sua igreja. Um par de frases e provocou a minha curiosidade. "O mundo e seus prazeres são nada – mas pura vaidade. Os prazeres do mundo são nada além de um portão esplêndido através do qual se passa para alcançar maior vaidade. "¹

Isso ressoou no meu coração! Como uma pessoa nova, meu coração ansiava sentimento de pertença. Sempre trabalhei para ser algo; buscava reconhecimento, de modo que as pessoas me "amassem" ! No entanto, temia que, se eu falhasse eles iriam me descartar.

Essa era a minha motivação esforçar me traz o sucesso, dinheiro e fama! No entanto, isso só levou a uma maior necessidade de ser elogiado por outros! Em suma, eu vi como eu fui atraído pelo prazer e luxúria deste mundo – e estava claro que não ia acabar bem.

Aqui era uma explicação para os meus sentimentos de vazio; sentimentos que a ciência não pode explicar ou dar uma solução. Como eu poderia corrigir isso? Como eu poderia quebrar esse vínculo

Mais tarde eu continuei frequentando essas reuniões para saber mais sobre isso, que para mim foi uma nova compreensão do cristianismo. Ouvi mais sobre a causa de muitas das minhas lutas: os desejos e paixões que estão dentro de mim, ou minhas próprias demandas e expectativas. Por exemplo, ao tentar ser aceito pelos outros, vi que eu era impulsionado pelas minhas próprias expectativas de como eu devia me comportar. Eu me senti irritado e insatisfeito quando os outros não cumpriam com minhas expectativas, e eu percebi que não poderia amá-los de forma sincera e desinteressadamente.

O que realmente me mantia atato, era eu mesmo. E a solução que o cristianismo oferece é seguir o exemplo de Jesus na vitória sobre o pecado. Jesus experimentou as mesmas paixões e desejos em sua própria natureza, enquanto vivem na terra. (Hebreus 4:15) Deus deu a Jesus a força para vencer, porque ele estava disposto a obedecer a vontade de Deus em vez de ceder às tentações que enfrentou.

A dúvida e o  dobre ânimo

No começo eu não entendia a importância desta solução, e eu tentei olhar para como eu poderia superar minha própria natureza pecaminosa e ter a vitória nas minhas tentações. Ao fazer o meu melhor com isso eu comecei a perceber que era extremamente fraco. A dúvida penetrou em minhas tentações, e comecei a questionar, o quão sério eram na verdade esses desejos, e se era um pecado, bem como questões sobre a vontade de Deus que me ajuda com minhas lutas, ou se Deus realmente existe. Eu dei para os meus desejos novamente e novamente. Como poderia ser que quanto mais eu tentava, mais ficava longe de vencer essa corrupção em minha natureza? Simplismente não era forte o suficiente.

No entanto, eu não podia desistir, porque o que a Bíblia diz sobre as consequências de seguir estes desejos se tornava cada vez mais real para mim. «… Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.» Gálatas 6,7-8. Quanto mais cedia aos meus desejos, mais ligado estava a eles. Eu tinha vergonha de mim mesmo, e ansiava vencer esses desejos.

O que eu realmente precisava era de fé.

«Fé». Odiava a ideia. Pasava muito tempo duvidando.

Está escrito que «a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.» Hebreus 11,1. A fé é uma crença de que não é baseada em prova lógica ou evidência material. Parece ser uma contradição direta à forma como a ciência, que se baseia na base lógica de provas e provas materiais que funciona. Como ele poderia saber que Deus era real, não uma prova lógica ou evidência material? isso não me agradava.

Então este versículo da Bíblia me trouxe luz: «Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte.Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa.O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos.» Tiago 1,6-8.

Fui precisamente este homem, soprada pelo vento e jogada de um lado para outro, e inconstante em todos os seus caminhos, e não recebia ajuda que precisava de Deus. Este versículo foi uma luz para mim; Ele me mostrou que havia uma grande hipocrisia na minha dúvida. Como estudante de ciência aprendi a duvidar, fazer perguntas, examinar as reivindicações testá-las e realizar experiências para ver se eles funcionam! No entanto, o que eu fiz? Tinha duvidado seo que eu tinha ouvido era verdade, perguntando-me: "E se …?" Mas não tinha colocado as palavras a prova!

Eu percebi que estava vivendo a mesma vida hipocrita que desprezava. Duplo ânimo no que se referia a ciência e fé. E, o que era pior, se voltou a estagnar em dúvida e continuam a confiar em mim, nunca poderia superar os meus desejos.La fe es una decisión

Havia apenas uma coisa que eu deveria fazer para saber se Deus era real ou não: Livrar-me e confiar nele, sem dúvida, plenamente, e descobrir se sua palavra realmente funcionava!

Eu escolhi crer na Palavra de Deus para descrever o que era pecado. Em plena fé orei a Deus por força para seguir o exemplo de Jesus e superar este pecado. E quando fui tentado a realizar meus desejos, eu comecei a orar a Deus por força para negar-lhes uma e outra vez, até que eu comecei a vencer! Com o tempo, comecei a experimentar a vitória sobre os desejos que tinha me amarrado.

O mundo espiritual eo mundo científico

También descubrí que la fuente de mi duda venía de mi propio orgullo y soberbia. Estudié y entendí el mundo científico, que es un aspecto de la vida, pero me negaba a tratar de probar y comprender el aspecto espiritual. Mientras creía que era «intelectual», en realidad me estaba limitando a mí mismo de llegar al verdadero entendimiento.

Há um mundo espiritual que coexiste com o mundo da ciência que eu estudei. Deus é espírito. (João 4:24) Nós també somos espírito. Através da minha mente, eu tinha a capacidade de ouvir a voz de Deus chamando-me para acabar com essa vida antiga para a qual ele foi amarrado e pesava sobre mim! E agora Deus me mostrou a sua existência porque tenho experimentado seu trabalho em minha vida!

Física e matemática continuam a ser uma parte muito importante da minha vida. Minha razão para estudar a ciência é a exploração e valorização da beleza e os mistérios das leis da física, que Deus estabeleceu em nosso universo. Neste sentido estou aberto a fazer perguntas e procurar respostas. No entanto, eu não vou me debruçar sobre a questão que mantém me superar meus próprios desejos destrutivos. Nem eu nunca quero perder um momento da minha vida ser tão tolo e cego, em me desviar para o mal caminho.

«Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.» Hebreus 11,6.

¹ Smith, Johan Oscar (1949) Cartas de Johan O. Smith, Publisher Stiftelsen Skjulte Skatter, Carta # 15, 15 de outubro de 1905.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.