As três cruzes no Calvário: o que elas significam?

As três cruzes no Calvário: o que elas significam?

Três homens foram crucificados na sexta-feira santa. Quem eram eles?

6 minutos ·

Três cruzes – três homens diferentes

Havia três cruzes no Calvário no dia em que Jesus Cristo foi crucificado.

“E, quando chegaram ao lugar chamado a Caveira, ali o crucificaram, e aos malfeitores, um à direita e outro à esquerda.” Lucas 23:33.

Não foi por acaso que Jesus foi crucificado com dois ladrões. Isaías havia profetizado: “Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.” Isaías 53:12.

O primeiro homem

“E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele, dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós.’” Lucas 23:39.

Esse ladrão representa o mundo que quer ser salvo sem reconhecer o julgamento: Se você é o Messias, retire o julgamento; deixe-nos escapar e você com a gente. Mostre-nos o que você pode fazer. Se você é cristão, deve agradar-me e satisfazer minhas exigências. Se você é o Messias, suba a Jerusalém para a festa e mostre-se ao povo; Expulsar-se do pináculo do templo e comandar pedras para se tornar pão. Mostre sua glória e Seus talentos para que as pessoas possam verdadeiramente ver e entender que o Messias está entre nós. Este é o tipo de Messias que o mundo deseja, e um dia seu desejo será cumprido no Anticristo.

No entanto, a missão de Cristo não era deixar o mundo escapar ao julgamento ou realizar sinais e milagres na presença da besta e obter sua aprovação. Ele veio para crucificar o mundo e levá-lo à morte, para que todos que morressem com Ele pudessem receber a vida.

O ladrão estava pendurado na cruz. Ele podia blasfemar tudo o que queria, mas ele foi condenado à morte, e os cravos da cruz seguraram firmemente sua presa. Da mesma forma, o mundo também é crucificado, porque acreditamos que, se alguém é crucificado para todos, todos nós somos crucificados; e se alguém morreu por todos, então estamos todos mortos. O Espírito traz convicções sobre o julgamento que está por vir, porque o príncipe deste mundo foi julgado. Essas convicções são os pregos que uma pessoa ímpia nunca pode arrancar de seu coração. O mundo pode tentar – como o ladrão fez – salvar sua vida, mas não terá sucesso; vai perder isso.

O segundo homem

“Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação? E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez.’” Lucas 23:40-41.

O primeiro ladrão queria ser salvo sem julgamento. O segundo ladrão, no entanto, estava disposto a sofrer pelos atos malignos que ele havia feito de acordo com a carne, para que pudesse ser libertado deles na eternidade. Ele colocou sua carga de pecado sobre Ele que levou os pecados do mundo inteiro, e ele recebeu a garantia de que ele estaria com Jesus no Paraíso.

O primeiro ladrão teve pecado nele e repousou sobre ele, e foi o mesmo com o segundo ladrão. No entanto, este último foi libertado do seu fardo de pecado através do reconhecimento e julgamento. Não havia mais condenação para ele. Ele foi purificado do que ele julgou em si mesmo. No entanto, ele não se livrou de seu pecado interior. Ele representa as pessoas que são limpas de seus pecados, mas não desejam mais nada.

O terceiro homem

Este não era outro senão o próprio Jesus. O primeiro ladrão dirigiu sua zombaria a Ele, mas ele não respondeu; o outro ladrão respondeu por ele. Hoje, também, Deus salvou ladrões que podem responder a todas as perguntas do mundo sobre Jesus e refutar seus argumentos e desviar sua zombaria. Jesus, no entanto, não responde a eles uma única palavra. Mas ele responde ao segundo ladrão com juramento: “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.” Lucas 23:43.

Jesus não apenas levou nossos pecados em Seu corpo para cima do madeiro, Ele também levou o pecado em Seu corpo. Ele foi feito pecado por nós. Deus condenou o pecado em sua carne. (Romanos 8: 3) Quando esta obra foi concluída, Ele entregou o Seu espírito. Era impossível para a lei julgar o pecado na carne, porque todo o pecado cometido por um homem está fora do corpo. No entanto, agora Deus fez o que era impossível para a lei: condenou o pecado na carne de Cristo. Todos que agora querem ser salvos do pecado interior devem tomar sua própria cruz diariamente. O ladrão foi salvo de suas transgressões, mas ele não se tornou um participante da natureza divina. Jesus não teve a natureza dos anjos; Ele era da semente de Abraão. (Hebreus 2: 14-18) Isto foi para que Ele pudesse destruir o pecado no corpo e em seu lugar plantar a plenitude da Divindade, que agora habita Nele fisicamente.

Não há condenação para o julgamento que ocorre no corpo sobre o pecado em nossa natureza, porque ocorre dentro do corpo. No entanto, Pedro escreve sobre essa salvação: “Se o justo dificilmente é [com dificuldade] salvo…” 1 Pedro 4:18. Há um crescimento do corpo, uma salvação do corpo e um julgamento do corpo, para que todos sejam recompensados de acordo com o que fizeram com seu corpo.

Deus faz tudo em dobro. Ele provê uma salvação exterior através de Jesus Cristo. Ele provê uma salvação exterior e interior através da mesma Pessoa. No entanto, os inimigos da cruz de Cristo se opõem a essa salvação interior e, como o ladrão, ficam satisfeitos com o perdão dos pecados.

Isto não é assim com a noiva de Cristo. Ela quer ser participante da Sua santidade e conta com o custo. Ela é carne de sua carne e osso de seus ossos. Ela está disposta não apenas a compartilhar a alegria com seu Noivo, mas também a sofrer e morrer com Ele – não apenas morrer para a maldição da lei, mas morrer para a natureza de Adão no corpo.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.