As palavras mais tristes da Bíblia

As palavras mais tristes da Bíblia

“Eu descobri o que realmente significa ter desperdiçado sua vida ...”

5 minutos ·

Qual seria a sensação de descobrir que desperdiçamos nossas vidas?

Pode parecer que estamos desperdiçando nossas vidas se não estivermos cumprindo o que acreditamos ser nosso potencial total, seja ele qual for. Para alguns de nós, é se não chegarmos ao topo da carreira ou ganhar um salário alto. Ou podemos nos sentir assim se não nos casarmos ou não tivermos filhos, ou se não estivermos saindo para trabalhar, mas estivermos em casa cuidando dos filhos. Ou se ficarmos repondo prateleiras em um supermercado.

Apenas viver uma vida mundana, ir para o trabalho, escola ou faculdade, voltar para casa, comer, assistir TV, ir para a cama (repetir, dia após dia) pode ser frustrante e parecer vazio e sem sentido.

E, no entanto, o que fazemos ou deixamos de fazer nem sempre é uma medida de uma vida perdida. Grandes conquistas humanas nem sempre são uma marca de sucesso.

A única vida realmente desperdiçada é …

Eu descobri o que realmente significa ter perdido sua vida e isso é descrito pelas palavras mais tristes da Bíblia:

“Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.’” Mateus 7:22-23.

Que tragédia seria se eu vivesse o que considerava uma vida boa, uma vida a serviço de Deus, apenas para descobrir que nunca realmente o conheci. Se ao encontrar Cristo no final da minha vida, ele olhar para mim e diz, “Eu não te conheço.”

Como isso pôde acontecer?

É possível para mim aceitar uma forma de “Cristianismo” que é basicamente pouco mais do que isso: concordar que Jesus morreu pelos meus pecados e abriu um caminho para o céu, contanto que eu creia nisso, e aceite Jesus como meu Salvador. Ponto final.

Pessoalmente, essa crença básica me estimulou a ser voluntário, me envolver em clubes e boas obras e pensar que isso fosse o suficiente. Esta foi a vida cristã que vivi quando era jovem. Meu marido e eu vivíamos vidas cristãs muito “ativas” em nossa igreja evangélica local; servimos em comitês, administramos um clube juvenil, ajudamos a administrar grupos de discussão e muito mais.

E ainda …

Quando vimos como a vida cristã foi descrita na Bíblia, ela incluiu frases como:

Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo.” 1 João 5:4.

“Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal…” Romanos 6:12.

“… segundo o poder que em nós opera,…” Efésios 3:20.

“…aquele que padeceu na carne já cessou do pecado.” 1 Pedro 4:1.

“Já estou crucificado com Cristo …” Gálatas 2:20.

E então, quando observamos como estávamos vivendo a vida cristã, não combinava com esses versículos. Concluímos que, embora tivéssemos aceitado Jesus como nosso Salvador, não estávamos realmente vivendo a vida que Jesus desceu para nos dar. Foi assustador e estimulante ao mesmo tempo.

Certificando-se de que Jesus me conhece

Uma vez que entendemos a diferença, pretendemos nos tornar pessoas que Jesus conhece.

Decidimos que nos tornarmos pessoas que Jesus conhece seria o maior sucesso que poderíamos alcançar na vida - independentemente de quanto ganhamos, se tivéssemos filhos e uma casa grande, como nossas carreiras se desenvolveram ou se pessoas importantes nos respeitariam. O maior sucesso que eu pessoalmente posso ter na vida é, antes de tudo, saber como Jesus venceu a tentação de pecar em sua própria vida, e então segui-lo através dela…

Isso é “participar de seus sofrimentos”. (1 Pedro 4: 12-13; 1 Pedro 2:21.) A resistência às minhas tendências humanas em minha própria vida, dia após dia, para que gradualmente eu receba mais natureza divina.

Não precisa ser dramático. Certa vez, minha irmã e eu estávamos conversando com uma amiga que disse que tinha um item de mobília do qual estavam se livrando e que alguma de nós queria. "Eu quero!" Eu disse, pouco antes de ele terminar a frase. Eu conhecia aquela peça de mobiliário e a queria muito e não queria que fosse para a minha irmã. Peguei a mobília, mas ao refletir mais tarde sobre meu comportamento e motivos, encontrei algo para julgar: egoísmo e uma avidez desagradável. Este julgamento de motivos acontece silenciosamente, entre mim e Deus. Minha irmã e amiga não sabia que estava acontecendo, mas ao admitir a Deus que tinha sido egoísta e gananciosa e pedi perdão e força para negar esse comportamento no futuro, comecei a saber como seguir Jesus e ele foi capaz de se comunicar comigo.

Quando eu vivo assim, não estou desperdiçando minha vida, sejam quais forem as minhas circunstâncias. Sei que não sou uma pessoa de sucesso por muitos padrões: não recebo um salário alto, não sou muito conhecido ou alto na minha profissão, não moro em uma bela casa de campo. Mas uma “vida de sucesso” para mim é ouvir estas palavras:

“Bem está, servo bom e fiel… entra no gozo do teu senhor.” Mateus 25:21.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.