A perda de Joe

A perda de Joe

Ao longo de nossa jornada pela dor e pela perda, experimentei que Deus estava muito próximo.

8 minutos ·

A manhã de 10 de junho de 2010 amanheceu como qualquer outro dia normal. Mal sabíamos que seria um dia que mudaria para sempre nossas vidas. Um telefonema no final da tarde, de um hospital próximo, trouxe a notícia que nenhum dos pais quer ouvir. Joe, nosso precioso filho de 21 anos, havia se envolvido em um acidente fatal de carro. Eu não conseguia entender as palavras do meu marido quando ele gentilmente me disse que Joe tinha “ido”. Somente quando eu fiquei em silêncio no hospital por sua forma imóvel e sem vida, surpreendentemente perfeita após um acidente, o impacto de “desaparecer” começou cair em mim.

Lidar com a dor e a perda

Assim começou a jornada de nossa família de lidar com a dor e a perda. Olhando para trás, posso ver como Deus preparou meu coração para a morte de Joe, mesmo que eu não estivesse consciente disso. Mas é claro, ainda foi um grande choque quando ele morreu.

Lembro-me de que, no estado de tristeza e choque, parecia que uma espada havia sido lançada no meu coração, tão intensa era a minha angústia. Não pude derramar uma lágrima; Eu só podia gemer. Mas, exatamente naquele estado, senti que Jesus estava muito perto, como se seus braços estivessem me abraçando. Acredito que Jesus ficou ao meu lado durante todas as primeiras noites, porque dormi como um bebê, apesar da minha profunda angústia. Eu senti como se o céu estivesse aberto sobre mim e que estivesse cercado por anjos. Sou muito grato por Deus estar ali para todos nós! Essas palavras se tornaram uma realidade que “… o Senhor o deu, e o Senhor o tomou: bendito seja o nome do Senhor. ”Jó 1:21.

Posso dizer honestamente que, mesmo com a dor e a perda, e o incrível choque que vem de uma morte súbita, a morte de Joe foi a experiência mais linda que já tive. O céu estava muito perto! Nossos amigos mais próximos também foram um imenso conforto para nós, compartilhando nossa tristeza e ajudando a nos apoiar. Nossa família foi envolvida por amor e carinho, tanto de Deus quanto das pessoas.

Deus não comete erros

Logo ficou claro para nós, ao ouvir da morte de Joe, que Deus não cometeu erros e que ele havia considerado que Joe estava pronto para ser levado. Como mãe dele, nunca o desejei de volta a esta terra, nem questionei a liderança perfeita de Deus em levá-lo. Deus o levou para casa para si mesmo, na hora certa. Assim como alguém colhia um fruto maduro da árvore, Deus simplesmente arrancara Joe desta terra. Esse pensamento trouxe profunda paz aos nossos corações e almas.

Joe nos foi dado como um presente de Deus. Sua morte me fez perceber como verdadeiramente nossos filhos não nos pertencem; Eles pertencem a Deus. Quando Deus levou Joe, ele apenas recuperou o que era seu por direito o tempo todo. Deus graciosamente o deu a nós por um tempo, e agora eu podia, em certo sentido, devolvê-lo a Deus, seu Criador. Lembrei-me de Ana nos tempos antigos. Ela havia orado a Deus por uma criança e, de acordo com sua promessa a Deus, devolveu Samuel ao Senhor para servir com Eli o sacerdote no templo. Eu me pergunto se ela experimentou a mistura de tristeza e alegria como eu me sentia. Tristeza ao pensar que meu filho se foi para sempre, mas ao mesmo tempo, alegria ao pensar nele para sempre a salvo no céu!

A vida de Joe

Joe viveu bem sua curta vida. Ele dera sua vida de todo o coração a Deus quando jovem, e tornou-se um exemplo para todos que o conheciam. Ele amou a Deus com todo o seu coração! Um amigo que o conhecia bem escreveu essas palavras para nós depois de sua morte: “Bem-aventurada é a memória dos justos – Joe. Bem-aventurados os puros de coração – Joe. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça – Joe. Bem-aventurados os que não seguem os conselhos dos ímpios – Joe.” Outro amigo querido descreveu Joe como um jovem de coração quente, fervendo, fervoroso e diligente.

Embora nossa família conhecesse Joe como um garoto quieto e gentil, ele se tornou um cristão ousado e dedicado, um instrumento de Deus que não tinha medo de defender sua fé e lutar pela pureza no ensino médio ou onde quer que estivesse. Seu fervor de todo o coração provocou reprovação em sua vida, mas também uma admiração e respeito silenciosos no coração das pessoas tementes a Deus.

Joe ganhou poder em sua vida, nutrindo-se da Palavra de Deus. Ele muitas vezes era encontrado diligentemente lendo literatura que o inspirava a ser uma pessoa melhor. Ele passou um tempo lendo sua Bíblia e orando por si e pelos outros. Após sua morte, encontramos sua Bíblia aberta ao lado da cama, junto com um caderninho no qual estavam escritos muitos nomes, riscados em sua escrita desajeitada. Era a sua “lista de orações”.

Depois de sua morte, ficamos surpresos ao ouvir de jovens e velhos como Joe os alcançou e tocou suas vidas de alguma maneira. Ele tinha especialmente um olhar atento e um coração de compaixão por crianças, jovens e idosos que tinham uma deficiência ou eram frágeis em sua mente ou por aqueles que poderiam ter sido esquecidos. Ele os aqueceu tentando suprir uma necessidade em seus corações com palavras gentis e boas ações.

Deus fez um trabalho profundo e rápido na vida de Joe porque ele era humilde de coração. Ele também foi preenchido com um espírito de fé por sua vida! Perto do fim de sua vida, ele escreveu a um amigo: “Eu preciso ficar enraizado e fundamentado na humildade. Nós somos tão fracos quanto os homens; precisamos de temor a Deus. Deus é tão bom que ele quer fazer uma tremenda obra em nós, nós que somos escravos do pecado. Ele nos transformará total e completamente e nos dará tudo o que precisamos para alcançar a meta. No final, ficaremos no Monte Sião, junto com Jesus e todos os santos que lutaram aqui na terra, cantando a nova canção. Deve ter sucesso!”

Após sua morte, um dos amigos íntimos de Joe nos escreveu essas boas palavras: “Joe entendeu que ele era a casa de Deus: uma casa que veio de Deus e que deveria ser devolvida a Deus. Joe se ofereceu de bom grado a Deus a tal ponto que Deus o recebeu agora. Eu seguirei esse exemplo o tempo todo.”

Olhando para o futuro …

A morte de Joe me mudou de várias maneiras e me ensinou muitas coisas valiosas. Isso amoleceu meu coração em relação a outras pessoas e me deu o desejo de aprender a me alegrar com aqueles que se alegram e a chorar com aqueles que choram. Isso me deu novos olhos para ver quão preciosos e valiosos cada um dos meus filhos e netos são. Isso me deu uma visão de longo prazo da eternidade para fazer o que fosse necessário para lutar por cada um deles, para que eles também pudessem chegar onde Joe está agora. Isso me fez querer aproveitar cada oportunidade para fazer o bem e vencer o pecado, porque a vida é muito curta. Isso me fez perceber que não há nada a temer, nem mesmo perder um filho, pois Deus está conosco através de absolutamente tudo! Que Deus possa pegar algo que é humanamente uma imensa tragédia e transformá-lo em algo incrivelmente bonito, se eu confiar nele. Isso me fez perceber que nunca, jamais, questionei qualquer coisa que Deus me trouxesse. Seus caminhos e pensamentos são muito mais elevados que os meus. Ele sabe o que é melhor para mim! O caminho dele é perfeito. A morte de Joe me deu uma conexão com a eternidade e o céu que eu não tinha antes. Eu penso no céu. Penso em como será estar com Joe algum dia se eu for fiel em minha vida aqui na terra.

A chama suave da vela de Joe é extinta aqui nesta terra, mas ele brilhará para sempre nas habitações eternas. É um consolo para mim pensar que Joe agora faz parte da grande nuvem de testemunhas e que ele está me aplaudindo na minha batalha de fé.

Seis anos após a morte de Joe, perdemos uma filha de 32 anos. Podemos testemunhar que Deus é fiel. Ele levou toda a nossa família por mais um momento de perda e sofrimento.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.