A Palavra de Deus é verdadeira: Minha prova inegável

A Palavra de Deus é verdadeira: Minha prova inegável

O que você faz quando não sabe mais em que acreditar?

7 minutos ·

Quando criança, tínhamos um conjunto de histórias bíblicas bem usadas, azuis e levemente esfarrapadas para crianças. Lembro-me de muitas vezes enrolar-me em uma poltrona com esses livros e absorvendo os contos fascinantes. Examinei as ilustrações coloridas que sempre serão associadas a essas histórias em minha mente. Nunca questionei que nada disso fosse menos que a verdade.

Não me lembro quando os primeiros pensamentos de dúvida surgiram em minha mente. Foi quando adulta, quando comecei a perceber que algumas (muitas) coisas que eu aprendi simplesmente não faziam sentido. Não era crível. Desafiava a lógica, a razão e o senso comum.

Sementes de dúvida são plantadas

Perguntas sobre a credibilidade de algumas das histórias bastante fantásticas do Antigo Testamento. Perguntas sobre quem realmente escreveu essas coisas. Perguntas sobre se as traduções que lemos hoje estão próximas do que foi escrito há muitos anos. Perguntas sobre o evangelho do Novo Testamento.

“Sério, os animais chegaram em grupos de dois e marcharam para a arca por vontade própria?”

“E se Jesus não fosse realmente quem disse que era?”

“Não há provas de que Jesus nunca pecou, ninguém pode saber o que aconteceu dentro dele..”

“Paulo escreveu todas essas cartas e devo acreditar que tudo o que ele diz é exatamente como Deus quer que eu viva minha vida?”

“A vida realmente tem um ponto? Gostaria de saber se esta vida é talvez tudo o que temos?”

E assim por diante.

Um fardo de culpa

Eu me senti horrível. Essas perguntas me fizeram sentir culpada e desanimada. Eu sempre ouvi falar e acreditei em uma vida de vitória sobre o pecado. Que havia uma saída para coisas como preguiça, inveja, egoísmo – coisas em minha natureza que me faziam alguém que eu não queria ser. Mas agora, com todas essas perguntas, não tinha mais certeza se era verdade. E se fosse verdade, eu era digna de ser uma discípula de Jesus, se estivesse pensando assim?

Meus pensamentos andavam em círculos. Mas eu sabia que, se desistisse da minha vida como cristão, como alguém que acreditava que Jesus venceu todo pecado e possibilitou que eu fizesse o mesmo, não sabia mais por que viveria. O que é a vida sem um objetivo, sem algo para viver?

Pensei em rejeitar o que me foi ensinado e lidar com uma má consciência, caso isso fosse verdade, afinal.

Eu senti como se estivesse em uma luta sem fim. Eu sempre aprendi que a fonte da dúvida era Satanás – que ele fazia todo o possível para plantar sementes de dúvida que pudessem crescer e estrangular minha fé. Mas eles sentiram que eram meus próprios pensamentos e a culpa da minha incredulidade me fez sentir pesada e para baixo. No fundo da minha mente, ainda havia sempre algo me dizendo que Deus estava olhando.

Fazendo uma escolha

Mas gradualmente eu comecei a entender algo. Ter fé em Deus e crer nele, seu filho, sua palavra foi uma escolha que eu tive que fazer. Pela graça de Deus, tomei essa decisão. Eu escolhi acreditar que os pensamentos de dúvida não eram meus. Eles eram de Satanás, que usava meu raciocínio humano e o disfarce de "senso comum", e eu não concordava com ele.

"E se Satanás não existir realmente, e se tudo estiver inventado? Você precisa pensar por si mesmo como um ser humano racional. Não acredite em tudo, porque é o que você sempre aprendeu. " A decisão não impediu os pensamentos.

“Eu escolho acreditar que tudo isso é verdade.” Esse foi meu ponto de vista.

“Eu creio, Senhor! ajuda a minha incredulidade.” Marcos 9:24. Esse foi o verso em que me apeguei. Foi, e é, o clamor do meu coração.

Eu escolho crer na verdade de cada palavra escrita na Bíblia. Essa é a inspirada Palavra de Deus. (2 Timóteo 3:16)

Escolho crer em Deus, em suas promessas, em seu poder, em seu amor, porque sem essa esperança a vida se torna instável, sombria, pesada, duvidosa, sem sentido. Mas quando creio que Deus é o criador de tudo, me criou, tem um plano para mim, é poderoso o suficiente para fazer tudo o que peço e mais, e pode me levar a uma vida transformada em Cristo, então tenho uma esperança. Minha vida tem um propósito.

Pequeno começo

Era apenas uma questão de eu estar disposta a ser obediente. "Não estejais inquietos por coisa alguma." Filipenses 4: 6. Está escrito em sua palavra. Então comecei com fé para conseguir vitória sobre a ansiedade. Pedi a Deus que me desse o poder de lutar contra essas tentações e alinhar minha vida à sua palavra. Ele forneceu a energia, mas eu também sabia que precisava tomar a iniciativa – precisava agir.

Fé significava que eu tinha que obedecer e lutei contra a tentação de ficar ansiosa, mesmo quando não vi resultados imediatamente. Quando continuei lutando de qualquer maneira, acreditando que  "que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará,” então, finalmente, comecei a ver os frutos da minha fé. (Filipenses 1: 6) O que eu acreditei e continuei, mas não vi, começou a se tornar realidade. A ansiedade está sendo substituída pelo descanso e pela paz.

Essa foi a prova de que a fé é real. Minha fé fica enraizada e fundamentada quando eu a vejo funcionando. Eu posso ir de uma área para outra na minha vida. Embora agora veja como sou preguiçosa, acredito que também posso vencer isso. A fé precisa ser provada para ser fortalecida, de modo que se prove genuína. (1 Pedro 1: 7) E, à medida que se torna cada vez mais genuína, encontro paz e descanso, e a dúvida e a incredulidade são vencidas. É um trabalho que leva tempo; isso não acontece em alguns dias, semanas ou meses até. Mas a prova da fé produz paciência. (Tiago 1: 3)

Um Deus de milagres

Satanás vai tentar me quebrar; é isso que ele faz. Mas minha decisão já foi tomada. Eu permaneço de acordo com a minha fé. Oro por força e ajuda ao Deus que acredito ser poderoso e capaz de fazer tudo o que lhe pedir. (Efésios 3:20)

É claro que pensamentos de dúvida ainda vêm às vezes. Mas agora eu posso mais ou menos rir deles. Não porque estou sendo imprudente, mas porque tenho pensado nisso. Sei de onde vêm esses pensamentos e já decidi que eles não terão voz na minha vida. Eu sei no que acredito. Já tomei essa decisão.

Sim, algumas das histórias do Antigo Testamento são fantásticas, mas é porque temos um Deus que é fantástico. Ele é todo-poderoso e, para ele, milagres não são problema. Isso é evidente pelo milagre que ele está fazendo em mim.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.