A lei – seu propósito e limitações

A lei – seu propósito e limitações

A lei da Antiga Aliança cumpria um propósito e tinha bênçãos associadas, mas ela se aplica na Nova Aliança? Como devemos olhar para ela hoje?

5 minutos ·

A lei da Antiga Aliança – o conhecimento do pecado

“Logo, para que é a lei? Foi ordenada por causa das transgressões, até que viesse a posteridade a quem a promessa tinha sido feita… De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados.” Gálatas 3:19,24.

Pela lei vem o conhecimento do pecado. Paulo testifica que ele não teria conhecido o pecado exceto através da lei, e que aquele pecado através do mandamento tornou-se extremamente pecaminoso. (Romanos 7: 7,13) Mas foi exatamente esse profundo reconhecimento do pecado que o trouxe a Cristo e a revelação de que ele foi crucificado com Cristo: “Porque eu, pela lei, estou morto para a lei, para viver para Deus. Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.”  Gálatas 2:19-20.

Uma sombra das coisas que virão

A lei do Antigo Pacto não poderia trazer qualquer transformação interior na vida de uma pessoa. Só podia lidar com o fruto do pecado, os pecados que foram cometidos, mas era impotente contra a raiz do pecado, as concupiscências da carne. (Romanos 8: 3) Por exemplo, a lei dizia que não cometeríamos adultério (o fruto do pecado), mas Jesus disse, “Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar,[a raiz do pecado] já em seu coração cometeu adultério com ela.” Mateus 5:27,28. Essa cobiça, ou concupiscência, é a raiz do pecado, e ceder a ela produz fruto (o ato de adultério).

Jesus estava falando sobre um tipo diferente de justiça aqui, onde a raiz do pecado foi condenada, não apenas o fruto de ceder a essas concupiscências pecaminosas. A lei da Antiga Aliança também dizia: "Não cobiçarás …", mas aqui a lei era impotente, e a cada ano sacrifícios tinham que ser levados a expiar a transgressão da lei, para que o povo pudesse receber perdão pelos seus pecados.

A Nova Aliança – toda a vontade de Deus!

No entanto, quando Cristo veio ao mundo, Ele disse: “Sacrifício e oferta não quiseste, Mas corpo me preparaste; … ‘Então disse: Eis aqui venho(No princípio do livro está escrito de mim),Para fazer, ó Deus, a tua vontade.’” Hebreus 10:5,7. Além disso, lemos: “Então disse: Eis aqui venho, para fazer, ó Deus, a tua vontade. Tira o primeiro, para estabelecer o segundo. Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez.” Hebreus 10:9-10. Aqui vemos como Jesus estabeleceu a nova aliança – que é fazer toda a vontade de Deus! A lei era apenas parte da vontade de Deus, apenas uma sombra das coisas por vir, mas a substância (o corpo) é de Cristo.

Cristo veio ao mundo em um corpo como o nosso e, através do poder do Espírito eterno, Ele apresentou esse corpo como um sacrifício vivo a Deus, para realizar toda a vontade de Deus. E agora todos aqueles que foram batizados no corpo de Cristo podem também, através desse mesmo Espírito, apresentar seus corpos para fazer toda a vontade de Deus. Eles têm poder através do Espírito para levar a concupiscência em sua carne até a morte, assim como Jesus fez. Negando a si mesmos e tomando a sua cruz e seguindo a Jesus, eles entram nos sofrimentos de Cristo que trazem um fim à própria raiz do pecado, e chegam a uma vida de vitória e transformação interior.

Paulo, que apesar de todos os seus melhores esforços, não conseguiu manter a lei da Antiga Aliança, mas quando ele "morreu" para que Cristo se tornasse sua vida, então o propósito da lei havia sido cumprido na vida de Paulo. A lei é para os transgressores, mas agora o transgressor havia morrido. Agora ele havia sido libertado da lei, tendo morrido para o que ele era mantido, de forma que ele deveria servir na novidade do Espírito e não na velhice da letra (a lei). (Romanos 7: 6) Então agora não era mais a obediência à lei que contava, mas a obediência às leis do Espírito da Vida em Cristo Jesus. Estes são os mandamentos de Jesus e seus apóstolos escritos em nossos corações pelo Espírito Santo.

Promessas terrenas – e promessas eternas

A lei da Antiga Aliança tinha promessas terrenas. Se o povo de Israel se esforçasse para guardar a lei e oferecesse os sacrifícios prescritos para suas transgressões da lei, então Deus prometeu abençoar suas circunstâncias terrenas. Mas todas as promessas de Deus têm seu sim e amém em Cristo. E todos aqueles que estão nele, membros do seu corpo, são participantes dessas promessas. Deus prometeu cuidar de todas as nossas necessidades terrenas e nos deu a maior e mais preciosa promessa de nos tornarmos participantes de sua natureza divina, para que nos tornemos filhos e herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo. Quando nós, como Paulo, compreendemos estas promessas, então consideramos todos os nossos sofrimentos como não dignos de serem comparados com a glória que será revelada em nós. (Romanos 8: 16-18)

esta postagem está disponível em

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.