A igreja do Deus vivo: A casa de Deus

A igreja do Deus vivo: A casa de Deus

Como podemos ser parte da casa de Deus, a igreja, o corpo de Cristo, que ele buscará quando voltar?

5 minutos ·

“Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade.” 1 Timóteo 3:15.

Jesus comprou a igreja com o seu sangue

O Deus vivo tem uma igreja viva na terra. Quando Jesus voltar, esta igreja estará terminada em toda a sua glória. “Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.” Efésios 5:27.

A igreja foi comprada com o precioso sangue de Jesus, e ela é sua eterna possessão. A igreja é a casa de Deus na terra e contém uma glória eterna. O próprio Jesus é a entrada para esta casa em que tem a vida e a vida em abundância. (João 10: 9-10) Somente os discípulos de Jesus – aqueles que abandonaram tudo para segui-lo em obediência – podem tornar-se um com a Palavra de Deus, que é espírito e vida. (João 6:63) Eles estão unidos a Ele em um corpo humilde e estarão unidos com Ele em um corpo glorificado. Filipenses 3: 20-21) Eles estão mortos com ele, e eles vão viver com ele. (Romanos 6: 8; 2 Timóteo 2:11) Eles sofrem com Ele e serão glorificados juntamente com Ele. (Romanos 8:17)

A igreja é o corpo de Cristo do qual Ele é a cabeça. (Colossenses 1:18) Essa vida de discipulado, separada do mundo, é altamente exaltada acima de qualquer forma de comunhão em nível humano. Somente como discípulos podemos nos fundir com Ele como membros de um só corpo e crescer para aquele que é a cabeça. (Efésios 4: 11-16) “Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos;.” João 8:31. “se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte.” João 8:51. Teremos uma comunhão de vida eterna junto com o Pai, o Filho e uns com os outros.

A glória da casa de Deus

Os profetas viram a casa de Deus por fora, mas os apóstolos viram as riquezas da glória da casa, que havia sido um grande mistério.

O templo da antiga aliança era a maior glória da terra, mas essa glória desapareceu. O templo da nova aliança é a maior obra da criação de Deus na Terra hoje, e essa glória nunca desaparecerá. (2 Coríntios 3:11)

Paulo escreve, “Tendo, pois, tal esperança, usamos de muita ousadia no falar.” 2 Coríntios 3:12. O ministério da nova aliança é o ministério da glória, que resulta em uma vida interior e imutável em retidão, paz e alegria no Espírito Santo por meio da palavra da fé.

Esta casa de Deus é uma casa espiritual com pessoas espirituais. (1 Pedro 2: 5) Os coríntios possuíam todos os dons do Espírito, mas não havia uma pessoa espiritual entre eles. Eles eram carnais, apesar dos seus dons. (1 Coríntios 1: 4-7; 1 Coríntios 3: 1-3) Eles não haviam plantado a cruz de Cristo sobre seu “eu” e seus bens, sobre o desejo de serem “grandes, maiores e maiores”.

Membros do corpo de Cristo

Somente um grupo de discípulos se fundirá com Cristo em um só Espírito e uma só mente. Eles estão unidos como membros em um só corpo, e crescem em obediência e fidelidade naquele que é a cabeça – Cristo.

Cada membro do corpo de Cristo é valioso. Ele deve ser estimado e honrado. Cada membro deve aprender – como discípulo – como se comportar adequadamente na casa de Deus, que é o pilar e a base da verdade. (1 Timóteo 3:15) Toda mentira e injustiça devem ser mantidas fora desta casa. Cada membro deve andar de acordo com as leis do Espírito da vida, que estão escritas no templo do coração.

Paulo nos exorta a levar uma vida digna do chamado com o qual fomos chamados. (Efésios 4: 1) Pedro nos exorta a nos conduzir com temor durante todo o tempo de nossa estada aqui na terra. Fomos redimidos com o sangue precioso de Jesus da nossa má conduta, que herdamos de nossos pais. (1 Pedro 1: 17-19) Nascemos de novo e, como novas criações, devemos nos comportar de tal maneira que tememos fazer algo contra Cristo – Aquele que nos comprou tão caro.

Representando a igreja de Deus

Devemos representar a igreja como a noiva de Cristo, a esposa do Cordeiro (Apocalipse 21: 9), e a Nova Jerusalém nas mais belas e gloriosas vestes que ela recebeu para usar nos dias de sua humilhação. Jesus se humilhou mais e recebeu um nome que está acima de todos os nomes na glória eterna.

Para trazer esta glória aqui na terra, Jesus nos deu servos: alguns para serem apóstolos, alguns profetas, alguns evangelistas, alguns pastores e alguns mestres, para que os santos pudessem estar totalmente equipados para a obra do ministério, para o edificação do corpo de Cristo. (Efésios 4: 11-12) Cada membro do corpo de Cristo tem um ministério importante a desempenhar, e precisamos cuidar desse ministério com grande zelo.

Que possamos, com os olhos iluminados do coração, ver como o dia está se aproximando quando tudo estará pronto para o casamento celestial.


Este artigo foi traduzido do norueguês e foi publicado pela primeira vez no periódico "Skjulte Skatter" ("Tesouros Escondidos") do BCC em maio de 1986.
© Direitos autorais Stiftelsen Skjulte Skatters Forlag

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.