7 aspectos surpreendentes de um Deus Todo Poderoso

7 aspectos surpreendentes de um Deus Todo Poderoso

Um vislumbre esclarecedor sobre o caráter insondável de Deus.

14 minutos ·

Um vislumbre esclarecedor sobre o caráter insondável de Deus.

Como é Deus realmente? Sabemos que Ele é tão glorioso que nenhum homem pode vê-Lo. (Êxodo 33:20) Deus é acima de tudo compreensivo e entende que não podemos sequer começar a sondar as profundezas de Seu caráter. Ele é ainda maior para nós do que o universo inteiro é para uma formiga insignificante.

Mas Deus se revelou a nós e nos deu um pequeno vislumbre de Sua glória, como a luz que brilha através das rachaduras de uma porta. Ao ler a Bíblia, podemos obter uma pequena amostra da maravilha e da imensidão da glória brilhante que é Deus.

Deus é amor

"Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor." 1 João 4: 7-8.

Deus é amor. Até mesmo o ateu mais teimoso pode dizer isso. Mas para entender a profundidade do que o amor é outra coisa. Deus ama as pessoas mais do que podemos imaginar. Ele tem apenas pensamentos de um futuro e uma esperança para todos e cada um de nós. (Jeremias 29:11)

Pense dos sete bilhões de pessoas no mundo. Cada um deles vai sobre suas tarefas, caminhando pelo parque, enchendo seus carros com gás, rindo, chorando, sofrendo, amando. O coração e vontade de Deus para todos e cada um desses sete bilhões de pessoas é dar-lhes um futuro e uma esperança, desde o mais devoto e temente a Deus entre eles, até os pecadores mais impenitentes.

Não existem seleção de pessoas. Não é apenas os cristãos que Deus ama. É todo o mundo. Cada vez que eu acho que eu começo a entender o Seu amor, então ele me bate de novo, como ondas quebrando na praia. Deus me ama. Por que Ele criou a Terra? Porque Ele me ama. Por que Ele me perdoa o meu pecado? Porque Ele me ama. Por que Ele organiza tudo na minha vida e trabalhar para o meu bem absoluto? Porque Ele me ama.

E quanto mais eu penso sobre o quão grande esse amor deve ser, mais sou levado para retornar esse amor.

Eu nunca vou ser capaz de entender as verdadeiras profundezas do amor incrível de Deus e o cuidado de Sua criação. Mas eu acredito nele e experimento um pouco dele. E quanto mais eu penso sobre o quão grande esse amor deve ser, mais sou levado para retornar esse amor, de alguma maneira, com minha própria vida. Para fazer tudo o que eu faço para o meu Deus, porque Ele me ama. E Ele me deu tudo.

"O Senhor teu Deus está no meio de ti, poderoso para te salvar; Ele se deleitará em ti com alegria, ele vai acalmar com o Seu amor, Ele se deleitará em ti com júbilo. " Sofonias 3:17.

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3:16

Deus é justo

"Justo és, ó Senhor, e retos são os teus juízos." Salmos 119: 137. Em tudo o que Deus é, Ele é sempre justo. Cada decisão que ele faz, cada ação que Ele toma é justo e certo. Ele não comete erros. Ele não é injusto.

Nem Deus tem favoritos. Nem mesmo os cristãos vão sair mais fácil do que outros. Todos serão julgados de acordo com o mesmo padrão; Leis espirituais de Deus. "Pois não há acepção de pessoas com Deus." Romanos 2:11. Leia mais em Romanos 2: 12-16.

Podemos ver uma e outra vez nos exemplos bíblicos, a justiça de Deus. Quando Ele destruiu Sodoma e Gomorra Ele prometeu a Abraão que ele teria poupado-los se apenas dez almas justas foram encontrados. (Leia Gênesis 18:. 22-32) Mas eles não estavam lá. A destruição desse lugar era justa.

Quando tudo estiver dito e feito Deus vai sentar-se no seu trono e julgar cada um de acordo com suas ações. (2 Coríntios 5:10) Ninguém será capaz de dizer que o julgamento que eles recebem é injusto. Tudo vai ser recompensado ou punido a um grau exato. Deus julga com retidão.

"Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor Deus Todo Poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei dos santos " Apocalipse 15: 3.

Deus é clemente

"Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis. E se alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o justo " 1 João 2: 1.

O perdão é algo que pode ser fácil de tomar para concedido. Mas não devemos esquecer uma incrível coisa que o perdão realmente é. Quem não tem feito ou dito qualquer coisa que eles se arrependa? Alguns erros podem manchar a sua vida como o café em uma camisa branca. Não importa o quão duro você tente, você não pode deixar de olhar para ele, se concentrar nele, desejo de todo o coração que você pudesse voltar atrás e desfazer.

Mas Deus, em Seu infinito amor, perdoa, perdoa e perdoa. Há condições para esse perdão (Mateus 06:15, Atos 3:19), mas eles não são difíceis de alcançar. Deus tornou tão fácil quanto possível para nós para atingir o perdão e, assim, experimentar a Sua bondade e perfeita vontade. E este perdão é absoluto. Quando somos perdoados, então somos perdoados e somos lavados, limpos novamente. Uma total limpeza para começar de novo.

Quando você pensa o que o pecado realmente é e como Deus o vê, é realmente surpreendente que Ele nos perdoa tantas vezes. Quando pecamos, não é apenas prejudicial a nós mesmos e aqueles que nos rodeiam, mas é uma afronta pessoal e fere mais a Deus que nós, Sua criação humilde, deve optar por ir contra o seu plano perfeito para nós. É o insulto final.

"Se tu, Senhor, observares as iniquidades, Senhor, quem subsistirá? Mas há perdão com você, que você pode ser temido "Salmo 130: 3-4. O perdão é realmente inspirador e ele deve vir com temor a Deus. Deve fazer-nos muito grato por Deus e Sua bondade que nós começamos a temer pecando contra Ele. Qualquer outro pecado que se enxugou é outra razão para não pecar novamente. Pense como Deus é bom para manter a perdoar, uma e outra vez.

"Ele não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos castigou segundo as nossas iniqüidades. Porque, assim como o céu está elevado acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com aqueles que o temem; tanto quanto o oriente está longe do ocidente, tanto tem ele afastado de nós as nossas transgressões "Salmos 103: 10-12

Deus é paciente

"Ora, o Deus de paciência e consolação vos conceda como espírito em direção ao outro, segundo Cristo Jesus." Romanos 15: 5.

Deus é também o Deus de paciência. Ele espera por nós. Ele é longânimo. Seria totalmente correto e justo para todos nós enviar à morte para o pecado e indo contra Seu plano perfeito para a criação. Mas Deus nos deu um presente, uma forma imerecida de voltar a Ele. Através de Jesus Cristo nós podemos alcançar natureza divina e viver na eternidade com Ele em harmonia. (2 Pedro 1: 4)

Na paciência infinita de Deus, Ele está disposto a perdoar, disposto a caminhar conosco, para nos ensinar, para nos corrigir uma e outra vez para aprendemos o caminho para Ele. Nós, seres humanos somos teimosos, obstinados, fracos e estúpidos por natureza, sem um senso natural de vontade e sabedoria de Deus. Todos nós temos que admitir que nosso progresso é muitas vezes lento, com muitos contratempos. Mas Deus nunca desiste, enquanto nós temos a mente e o coração para servi-Lo. A obra que Ele começou em nós será concluída. Não importa quanto tempo leva. (Filipenses 1: 6)

A paciência de Deus é imensa. O desejo de Deus é que todas as pessoas sejam salvas, e Ele estende a mão, durante todo o dia que devemos tomar posse dela. (Isaías 65: 2) Mas a justiça de Deus também significa que Ele nos deu o livre arbítrio, e Ele nunca vai nos forçar a fazer nada. Se nós teimosamente optar por rejeitar Seu tempo, bondade e outra vez, no final, ele pode muito bem só tenho a dizer: "Tudo bem, tem seu jeito," e vamos colher o mal que semeamos. (Salmo 81: 11-12, Isaías 6: 9-10)

"O Senhor é clemente e cheio de compaixão, lento para a ira e grande em misericórdia." Salmos 145: 8.

Deus é ira

"A ira de Deus se revela do céu contra toda a impiedade e injustiça dos homens de que detêm a verdade em injustiça." Romanos 1:18. Deus é amor. Ele é paciente. Ele é justo. E ele também é ira. Sua ira não é sobre as pessoas, mas sobre o pecado. Porque Seu amor para as pessoas é tão profundo, Ele deve, necessariamente, odiar tudo que prejudique a Sua criação com um ódio que corre tão profundamente quanto o Seu amor. Eles são dois lados da mesma moeda.

Deus odeia o pecado, pois Ele sabe quão prejudicial é. Ele vê que o pecado dói, corrompe e destruir Sua criação perfeita outra e outra vez. Ele entende toda a dor e sofrimento que é causado por causa disso. Deus quer livrar-se do pecado, totalmente e completamente.

Mas agora é o tempo da graça; um tempo em que Deus escolheu para deixar as pessoas separar-se de seus pecados. Ele deixa as pessoas tomar a decisão de servir a Ele em vez de seu pecado. É um tempo para fazer uso do imenso poder da ira de Deus e limpar para fora todo o pecado que habita em vós. Deixe queimar através de você como um incêndio.

Como se atreve Satanás corromper esta criação perfeita! Como ele ousa levar as pessoas em brigas, a impaciência, a mentira, a ansiedade, a imoralidade sexual e todas as outras pecados que causam tantos danos às pessoas e relacionamentos! Como se atreve a iniciar guerras, pestes e fomes e os atentados terroristas e tudo o mais que ele faz! Como ele ousa tentar nos tirar das mãos amorosas de Deus! Se você sentir que o ódio ardente contra o pecado fervendo dentro de você, basta imaginar como Deus se sente, que entende muito mais do que poderíamos pensar ou sentir.

A ira de Deus não é injusto ou incerta. Mas também não é algo a ser temido. Ele também é abundantemente paciente e misericordioso para as almas que por muito tempo para ser agradável a Ele. Deus vai olhar gentilmente sobre eles. Mas também não podemos nos deixar ser enganados ou tirar proveito disso. Precisamos usar esse tempo para tornar-se livre do pecado.

Chegará um dia em que o tempo de graça será longo e Deus vai estender a mão e acabar com o pecado para sempre. E quem escolhe para se agarrar firmemente a seus pecados serão destruídos junto com ele

"Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará "Gálatas 6: 7.

"Ninguém vos engane com palavras vãs, porque por estas coisas que a ira de Deus vem sobre os filhos da desobediência." Efésios 5: 6.

Deus é Glorioso

"Você não sabe? Você não ouviu? O eterno Deus, o Senhor, o Criador dos confins da terra, não cansa nem se fadiga. Seu entendimento é insondável. Ele dá força ao fraco, E para aqueles que não têm poder Ele aumenta a força "Isaías 40: 28-29.

Deus pode fazer tudo. Ele criou os céus e a terra com uma palavra. Ele deu vida a Adão e fez a humanidade. Ele criou o vento e a água, estrelas e planetas, Ele criou todo o universo. Ele é capaz de fazer qualquer coisa que ele quer.

Seu poder está além da compreensão.

Ele tem o poder de perdoar os pecados para elevar as pessoas acima dos mortos. E mais do que isso, Ele tem o poder de manter as pessoas do pecado e levá-los para uma vida vitoriosa em Cristo. (Romanos 16:20) Não importa para o que você ore, se estiver por dentro da vontade de Deus é sua. A vitória sobre seus inimigos, sabedoria, paciência, amor e humildade, todas estas coisas estão dentro do poder de Deus para conceder e Ele não hesita em dar a quem perguntar. (João 14:13)

Não há pecador que é muito miserável para ele para salvar, nem qualquer pecado que é muito profundo para que Ele perdoe.

Quando você receber o Espírito Santo, então este imenso poder preenche-lo e dá-lhe a força para servir a Deus como você nunca foi capaz de fazer antes. O Espírito flui através de seu coração, mente e corpo e dá-lhe o poder completo para parar de pecar.

Este poder é muito maior do que o pecado. Simplesmente se entregue completamente a Deus, obedeça-o, e deixe ele fazê-lo completamente livre.

Deus é imutável e eterno

"Antes que os montes nascessem, ou se formassem a terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade, tu és Deus." Salmos 90: 2.

Suas leis, Seu amor e Seus caminhos são os mesmos hoje como eram quando Ele criou a terra. E eles vão continuar por toda a eternidade para sempre.

Deus não está sujeito aos caprichos e opiniões de uma sociedade imperfeita e degradada. Suas leis, Seu amor e Seus caminhos são os mesmos hoje como eram quando Ele criou a terra. E eles vão continuar por toda a eternidade para sempre.

Os mandamentos morais que Deus deu ao povo hebreu milhares de anos atrás são as mesmas leis que Ele espera que sigamos hoje. E são as mesmas leis que Ele espera de nós a viver perto em toda a eternidade.

"E Deus disse a Moisés:" EU SOU O QUE EU SOU. "Êxodo 03:14. Deus é final. Ele é absoluto.

Sua vontade traz uma paz, alegria e harmonia perfeita para todos os que lhe obedecem e essa harmonia se estenderá para a eternidade. O amor de Deus, Sua justiça, Sua paciência e Seu poder nunca vai diminuir ou mudança. Deus não muda. Ele é perfeito. E Ele sempre será.

Deus estendeu a mão para você para lhe dar um futuro e uma esperança. Você já aceitou?

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.