1 chave simples para obter resultados quando você ora

1 chave simples para obter resultados quando você ora

Não são informações classificadas! Jesus nos ensina claramente na parábola da viúva persistente.

5 minutos ·

A parábola da viúva persistente

“E contou-lhes também uma parábola sobre o dever de orar sempre, e nunca desfalecer, Dizendo: Havia numa cidade um certo juiz, que nem a Deus temia, nem respeitava o homem. Havia também, naquela mesma cidade, uma certa viúva, que ia ter com ele, dizendo: Faze-me justiça contra o meu adversário. E por algum tempo não quis atendê-la; mas depois disse consigo: Ainda que não temo a Deus, nem respeito os homens, Todavia, como esta viúva me molesta, hei de fazer-lhe justiça, para que enfim não volte, e me importune muito. E disse o Senhor: Ouvi o que diz o injusto juiz. E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles? Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?’” Lucas 18:1-8.

O título desta parábola que Jesus disse aos discípulos diz tudo. É chamada de “parábola da viúva persistente”. Sua persistência é o que a diferencia e é a base do que Jesus queria nos ensinar por meio dessa parábola.

O que teria acontecido se “a viúva persistente” tivesse desistido da primeira vez que ela foi afastada pelo juiz? E se, quando ele não ajudasse, ela apenas dissesse para si mesma: “Oh, bem, eu tentei, e é isso?” Se tivesse tentado uma vez seria o suficiente? A parábola diz que ela “o molestou”. Ela persistiu. Ela voltou e continuamente defendia seu caso. Ela estava desesperada. Ela precisava obter justiça de seu adversário, sabia onde precisava ir para obter essa justiça, e não parou até conseguir.

Quem é meu adversário?

“Por que Deus não me responde quando eu oro? Sinto como se estivesse chorando … ”Esse tipo de pensamento é comum. Mas pelo que estou clamando? Meu clamor por ter minha própria vontade cumprida ou é para que a vontade de Deus seja feita em minha vida? A viúva persistente clamou por justiça de seu adversário. Quem são meus adversários? Não são as coisas em minha própria carne que me impedem de fazer a vontade de Deus? Existem tantos adversários na natureza humana. Orgulho, teimosia, preguiça, coração duro. Incapacidade de amar e ser bom com todos que conheço. Inveja, insatisfação, rancores, preocupação, mau humor. A lista poderia continuar. Eu clamei e persisti na fé até que Deus me vingou desses adversários quando os vi aparecerem em mim? Até que ele me dê o poder de resistir e combatê-los até que sejam completamente vencidos? Até que eu esteja livre, para que a bondade e a virtude cresçam na minha vida?

Eu sou uma “viúva persistente?”

Como está minha persistência? Posso me relacionar com a viúva persistente? Jesus disse que Deus rapidamente estará lá para seus eleitos “que clamam dia e noite”. Eu clamei sobre minha necessidade? Eu persisti? Ou perguntei, meio que esperando o melhor, mas inseguro dos resultados? Esse é o tipo de atitude que fez Jesus perguntar: “Quando o Filho do homem vier, ele realmente encontrará fé na terra?”

Jesus também disse: “E, desde os dias de João o Batista até agora, se faz violência ao reino dos céus, e pela força se apoderam dele.” Mateus 11:12. Estas são palavras fortes! Agarre-o à força! Violentamente! Eu tenho que gritar persistentemente até que minha necessidade seja atendida! Se eu desistir por causa de obstáculos ou muros, barreiras ou obstáculos de qualquer tipo, então eu realmente tenho fé? Se eu tivesse perguntado com fé, sem dúvida, como Tiago nos ensina a orar, então eu teria persistido. (Tiago 1: 5-6.) Eu não teria desistido tão facilmente. Eu não teria perdido a esperança.

Mas tenho que estar desesperado para ser vingado; para obter justiça sobre o meu adversário.

Justiça sobre o meu adversário: Obtendo as virtudes

“E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, E à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade, E à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade. Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.” 2 Pedro 1:5-8.

Se estas são as coisas pelas quais estou clamando, persistente e perseverante até recebê-las, então Deus me vingará rapidamente. Então Jesus encontrará fé na terra em mim. “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á.” Mateus 7:7-8.

Se estou buscando primeiro o reino de Deus – buscando primeiro crescer em virtude e obter a vida de Cristo dentro de mim -, também receberei tudo o que preciso, tanto espiritual quanto na prática. Deus quer que eu seja livre das coisas que me prendem. Tudo o que experimento na vida funciona para esse fim. Se eu quero ser livre, então, assim como a viúva persistente, sei exatamente para onde ir e o que devo fazer para me tornar livre. (Mateus 6:33; 2 Coríntios 4:10.)

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.