Você é um “cristão estepe”?

Você é um “cristão estepe”?

Você só pensa em tua relação com Deus nos momentos de necessidade?

5 minutos ·

Fui dada a ilustração uma vez que um homem dirigindo pela estrada em seu carro. Na maior parte, apenas se ouve o motor; Sua mente pode estar vagando de sua família e trabalho para seu destino. Uma coisa que ele quase com certeza não está pensando é no pneu sobressalente em seu porta-malas. Até o momento em que o infortúnio o sucede, e então ele agradece muito que haja um pneu extra a bordo para trocar, para que ele continue em seu caminho.

Na ilustração, a vida de um cristão foi comparada a este homem dirigindo, tudo bem e suave, tudo sob controle. Então, algo vem, um teste ou prova que o desafia, desafia sua capacidade de lidar com as coisas. E, de repente, naquele momento de teste, ele se lembra de Deus e de Sua promessa de cuidar daqueles que pertencem a Ele. Ele puxa o "pneu sobressalente" para fora do porta-malas, esperando que ele tenha ar, o coloca, e elege a borracharia para um reparo e, tão rapidamente, joga-o de volta no porta-malas até a próxima vez que uma prova chegar sobre ele.

Mas não deveria haver mais para a vida cristã, mais do que simplesmente se voltar para Deus quando as fichas caíram? O sacrifício de Seu Filho não merecem um amor e uma devoção muito mais profundos?

O que é um cristão?

Por definição, um cristão é "uma pessoa que é crente em Jesus Cristo e seus ensinamentos". Jesus, o líder de todos os cristãos verdadeiros, nos ensina a rezar, “Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;.” Mateus 6:9-10. Não deveria ser assim? O verdadeiro cristianismo, a vida que Jesus viveu, é aprender a vontade do Pai e depois fazê-la, como já está sendo feito no céu.

Um "cristão estepe" é um cristão que nunca realmente conhece a vontade do Pai e, portanto, nunca pode fazê-la. Eles são os que estão no volante, no controle de onde sua vida está indo. Com essa mente eles mostram a Deus que eles realmente não precisam de Sua ajuda e assim não conseguem receber Sua orientação e poder em suas vidas.

Mas os verdadeiros cristãos entregaram totalmente a vida a Deus e se dedicaram a seguir o Seu Filho Jesus. Eles renunciaram totalmente a confiar em seus pensamentos e idéias humanas para se adequar a qualquer coisa boa, porque eles viram uma e outra vez quão fraco foi quando foram os únicos ao volante. Deus ama essa atitude de coração tanto que Ele os enche de Seu Espírito, seus pensamentos entrando em um domínio totalmente novo, guiado por Aquele que os ama e quer apenas o melhor para eles. (Romanos 8:28)

Descobrindo a vontade do Pai

Preenchidos com essa nova mente, eles avançam, perfeitamente com a descoberta da vontade do Pai e realizando-a em sua vida. No início, é difícil ouvir a voz do Espírito e entrar na vontade do Pai, tendo passado a maior parte de sua vida seguindo tendências e influências humanas. No entanto, eles avançam diligentemente para Deus através de sua Palavra e oração, e descobrem com tempo e obediência que essa voz se torna mais clara, pois Deus dá Seu Espírito Santo aos que lhe obedecem. (Atos 5:32) Passo a passo, eles se tornam totalmente dependentes do Pai e experimentam que ser obediente à Sua liderança traz uma plenitude de alegria e paz. Essa paz e alegria os conduz através de provações, pois eles também experimentam que obedecer a vontade de Deus significa renunciar seus próprios desejos e concupiscências, um sofrimento insuportável para a maioria das pessoas.

Juntamente com o apóstolo Paulo, eles dizem: "pois considero que os sofrimentos deste tempo presente não são dignos de ser comparados com a glória que se revelará em nós". Romanos 8:18. Tendo lutado debaixo de sua própria fraqueza e humanidade por tanto tempo, agora se regozijam pela graça de viver na Sua presença e que Ele guie sua vida. Como o profeta Isaías, eles se regozijam todas as manhãs pela graça que é acordar e ouvir a voz do Espírito, o guia em que se tornaram dependentes para navegar pela vida cotidiana. (Isaías 50: 4)

Enquanto "dirigimos" através da nossa vida cristã, vamos ser aqueles que são conduzidos e guiados em todas as coisas por Ele que abriu o caminho para a vida para nós, nossos ouvidos abertos e alertas para o que Ele está dizendo, essas mudanças na direção que ele quer Dê-nos todos os dias. Se nos contentamos com a nossa vida inteira, nunca entraremos em comunhão com o Pai e o Filho, e nunca participaremos de Sua alegria e vida. "Eu sou o videira, vocês são os ramos. Aquele que permanece em Mim, e eu nele, tem muitos frutos; pois sem Mim, você não pode fazer nada. "João 15: 5. Sim; Vamos viver a vida em comunhão constante com Jesus, e nós também experimentaremos os mesmos frutos que começam a surgir de nossas vidas, para um grau cada vez maior.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.