Como posso ser um membro do corpo de Cristo?

Como posso ser um membro do corpo de Cristo?

Cada membro do corpo de Cristo é valioso. Como posso encontrar e cumprir minha função?

6 minutos ·

“Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.” João 17:21.

É realmente possível que todas as pessoas podem ser um, como Jesus disse aqui – todos os membros de um corpo? O mundo é tão diverso. Temos diferentes culturas, idiomas, circunstâncias, personalidades e interesses. Como é possível que pessoas tão diferentes se tornem um, para que o amor nos mova e haja paz entre nós?

Em sua oração, Jesus fala sobre guardar a palavra de Deus e amar a verdade. Quando penso em como tenho isso com os outros, percebo quantas vezes é o pecado na minha própria carne que me faz ter conflito com os outros. (Tiago 4: 1-2.) Mesmo que seja apenas em meus pensamentos e eu realmente não brigue com alguém, talvez a irritação apareça por causa de algo que eles disseram ou fizeram. Ou talvez eu esteja tentado a desprezar alguém porque é diferente de mim ou porque parece menos “honrado”. Quando examino esses pensamentos com a palavra de Deus, vejo que a verdade é que muitas vezes tenho pensamentos muito orgulhosos de mim mesmo. E se eu permitir que esses pensamentos cresçam, eles causam inquietação e tensão quando estou com outras pessoas. Se eu aceitar o julgamento de Deus sobre essas coisas em minha vida e me limpar delas, então poderei ficar em paz com todas as pessoas.

Somos membros de um corpo

“Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.” 1 Coríntios 12:12-13.

Quando Jesus terminou seu tempo na terra, ele enviou seu Espírito de volta aos discípulos, para que eles pudessem ter poder para vencer o pecado, da mesma maneira que Jesus fez enquanto esteve na terra. A intenção de Jesus não era apenas criar um caminho de volta ao Pai, mas também tornar possível que pudéssemos segui-lo. Porque ele fez este caminho de volta para Deus, ele é a cabeça do corpo. Mas Deus também está formando um corpo na terra, de pessoas que seguem o mesmo caminho que Jesus percorreu. Os membros deste corpo são extremamente diversos – de todos os cantos da terra. Não há qualificações terrenas necessárias para pertencer a este corpo – apenas o amor a Jesus que me leva a segui-lo no no caminho da cruz.

“Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros. De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada…” Romanos 12:4-6.

Cada parte do corpo não é a mesma, e cada parte desempenha uma função diferente. Mas Paulo explica claramente aqui que cada parte é igualmente importante para que o corpo possa funcionar em harmonia. Isso significa que não importa minha idade, sexo, nacionalidade, circunstâncias ou personalidade, eu sou um membro vital do corpo de Cristo, se o estou seguindo no caminho da santificação!

Cada membro do corpo é valioso!

Os humanos são automaticamente atraídos por coisas que são consideradas grandes ou honrosas aos olhos das pessoas. É tão natural desprezar algo que talvez seja necessário, mas não visto como “importante”. Mas a verdade é que Deus criou cada um exatamente como é. Aos seus olhos, o menor membro do corpo é tão valioso quanto os mais visíveis!

Antes da fundação da terra, ele planejou obras só para mim, que ninguém mais pode fazer da maneira como ele planejou. (Salmo 139: 16.) Quando posso ver o valor das obras que Deus tem para mim – mesmo que pareçam pequenas e insignificantes – então estou 100% adiantado na construção do corpo de Cristo, desde que seja obediente a fazê-los. E quando faço exatamente o que Deus me deu para fazer, e oro pelos outros para que possam cumprir sua tarefa, estou a caminho de fortalecer o corpo todo, e ele funciona em perfeita harmonia.

Paulo escreve que compreender o valor de cada membro do corpo é um mistério. (Efésios 5:32.) Somente quando o Espírito Santo me revela isso é que posso realmente entender como ver o valor daqueles ao meu redor da maneira como Deus os vê. (Efésios 1: 17-18) E quando eu reconheço que há algo dentro de mim que causa discórdia, e eu “purifico minha alma, pelo Espírito, em obediência a verdade,” então se torna natural para mim o amar aos outros “ardentemente com um coração puro.” (1 Pedro 1:22.) Qualquer divisão que possa advir de nossas diferenças desaparece quando temos comunhão no Espírito. Então, quando vejo outros fazendo aquelas obras que não posso fazer, em vez de ficar com inveja, fico cheio de amor e gratidão por cada membro, porque vejo o efeito de trabalharmos juntos em unidade.

Jesus deixou o exemplo de quem veio para servir e dar a vida pelos outros. Ele nunca fez isso por honra ou para buscar ganho pessoal. Ele tinha um grande amor pela humanidade e queria compartilhar tudo o que tinha com os outros. Por meio de sua vida, ele mostrou claramente que a unidade vem por meio de uma mente para servir e abençoar os outros. Ele ensinou que a única maneira de me tornar um com os outros é cuidando do pecado que está dentro da minha carne. Então, tenho a promessa que terei vida, paz e alegria! Todos aqueles que fazem isso experimentam o milagre de se tornarem membros de um só corpo – o corpo de Cristo!

“Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.” Filipenses 2:3.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.