Quem é um cristão?

Quem é um cristão?

Quem é um cristão? Todos podem se denominar cristãos? Todos os cristãos vão passar a eternidade com Jesus?

4 minutos ·

Quem é um cristão? Todos podem se denominar cristãos? Todos os cristãos vão passar a eternidade com Jesus?

É importante entender que um cristão não é necessariamente um cristão, porque ele nasceu em um lar cristão, tem cultura ou é de nação cristã. Ninguém nessa terra é nascido como cristão. Embora uma pessoa esteja ligada a valores cristãos, ou valoriza o ensinamento cristão, isso não faz dela um cristão. Nenhuma pessoa pode ser um cristão com base na sua força de caráter, força de vontade, saber, talentos, senso de justiça ou sensibilidade.

O homem por natureza, é permeado pelo pecado. Esses pecados são conhecidos por todos os homens na terra, cristãos e não-cristãos igualmente. Pois do coração saem pensamentos ruins, homicídio, adultério, prostituição, roubo, falsidade, escárnio, magia, impureza e muitas outras coisas. Todas as pessoas estão presas a estes pecados, em maior ou menor grau. Com base desses pecados o homem NÃO agrada a Deus, por causa deles somos inimigos de Deus.

Um cristão é, portanto, alguém que entendeu como é sério ser um inimigo de Deus. Porque, como alguém pode agradar a Deus vivendo em pecado? Com esse entendimento esse indivíduo se arrepende dos pecados passados e se torna um cristão. Em outras palavras um cristão é alguém que se converteu.

Se „converter“ não é apenas uma frase; é uma ação prática. Nós nos convertemos de algo. Por exemplo, de ignorância para compreensão, ou do ócio para uma atividade útil, ou de egoísmo para a amor para o outro ou para fazer o bem para outros. Ser convertido é deixar do mal e fazer a vontade de Deus.

É necessário um salvador

O coração conhece a necessidade por um salvador, alguém que pode salvar ele dos pecados que moram dentro dele. A entrega a Deus, ou a antes explicada conversão, é um ato de fé. Fé de que Deus pode libertar a pessoa do poder do pecado, de maneira que a sua vida aqui na terra pode ser agradável a Deus. A pessoa que tem se entregado, agora se tornou um cristão.

Um cristão é alguém resgatado de algo – de algo mau para algo bom. Isso não acontece em um instante. Um cristão pode receber o perdão dos pecados em um instante, mas isso é apenas o começo de um trabalho constante na sua salvação. Depois da conversão, ele é salvo, passo a passo dos pecados que estão tão colados nele. Ele cresce constantemente e participa no aumento da salvação constantemente.

Jesus Cristo o filho de Deus, viveu uma vida aqui na terra que agradou a Deus. De fato, ele venceu todos os pecados que as pessoas conhecem no poder de Deus. Assim ele se tornou o nosso salvador. Assim como ele viveu, é possível viver também agora em vitória sobre o pecado. Para isso ele nos deu o poder do Espírito Santo, que nos guia e fortalece, para que possamos vencer aquilo pelo qual ainda estamos presos, embora somos cristãos e nos temos nos convertido.

Ser cristão ou religioso

A palavra „cristão“ quer dizer „ser como Cristo“ ou, „ser igual a Cristo“. Por isso é algo totalmente diferente do que ser religioso. Ser religioso é o mesmo que ter interesse em uma religião, ou ter tendências religiosas. Existem muitas religiões diferentes e muitas maneiras de religiosidade, inclusive entre estes que lêem a bíblia. Mesmo assim, ser um cristão significa, seguir as pisadas de Jesus e ser igual a ele, como ele foi nesse mundo. A ênfase aqui está em praticar isso e não em mistificar.

Jesus disse: „Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.“ Aqui podemos ver que NÃO podemos simplesmente entrar no reino dos céus de Deus, simplesmente porque Jesus Cristo, o único morreu por nós. A fé nele deve conduzir a fazer a justiça em nossa própria vida. Mateus 7,21; 2. Tim. 2,22

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.