É normal ser um Cristão, mas ter medo de reconhecer?

É normal ser um Cristão, mas ter medo de reconhecer?

Porque é tão difícil reconhecer ser Cristão? É possível deixar de ter vergonha por isso?

4 minutos ·

Porque é tão difícil reconhecer ser Cristão?  É possível deixar de ter vergonha por isso?

As pessoas lutam pelo que crê. Por todas as partes do mundo levantam-se e lutam pelo seu propósito. Para alguns significa lutar pelos direitos civis, ou pela liberdade de opressão.  Independente de que maneira seja diferente esses propósitos, as pessoas são apaixonadas pelos seus interesses e campanhas em particular, e querem que os demais acompanhem isso.  Para você quem sabes o adequado é expressar o que queres – e é isso, justamente o que fazes, com uma exceção: Quando tem que reconhecer que é Cristão.

Quando Jesus foi enviado a terra, para abrir um caminho novo  vivo (Hebreus 10, 20), o relato mais comovedor de todos os tempos foi escrito na história. Como ser humano venceu o pecado em seu próprio corpo, de maneira que  a vontade de Deus, pela primeira vez na história pode crer verdadeiramente em uma pessoa. Existia somente uma chance para que esse desafio tivesse êxito: Jesus foi tentado igual a nós, mas jamais pecou. Essa vida fiel classificou para alcançar a vitória final, e morrer por nós na cruz em Gólgota, onde pagou por nossos pecados com seu próprio sangue. Sem ter alcançado pleno êxito. Nem uma pessoa tinha esperança que seus pecados seriam perdoados. Porém teve pleno êxito e se converteu em um salvador eterno para todos aqueles que creram!

Com uma história tão incrível, porque é tão comum, como pode que algumas pessoas tenham vergonha do evangelho? Porque ter medo de profetizar nossa fé em Deus para os demais, ou  sentir vergonha que os demais saibam, em um mundo em que as pessoas se sentem livre para anunciar sua fé para todos?

Pedro se envergonhou em admitir que conhecia a Jesus quando foi ser crucificado, mas somente umas semanas depois se colocou em pé perante muitos e pregou o evangelho, cheio de Espírito de Deus. ¿Porque ele mudou? Qual foi o segredo? Em poucas palavras, experimentou o poder de evangelho.

O poder do evangelho

Como Cristão gozas do perdão recebido pelo sangue de Jesus – e com ótima razão. Tem sido agradecido pela graça, e sem a necessidade de obras que demonstre!  No entanto continuar na vida de um discípulo é muito mais que isso. Inclusive se tens passado toda a vida em uma congregação cristã, isso não te garante que aprendeu a caminhar no Espírito.

Talvez tu seis  um que ficou sobre a pedra na  parábola de Jesus (Lucas 8, 4-15),onde as plantas brotaram rapidamente (um recebeu com alegria a palavra) mas, tiraram no calor, porque não tinha raiz ( não podemos nos manter no tempo da tentação). Muitos Cristãos caem nessa categoria, porque não conhecem o poder que o Espírito Santo pode lhes dar para viver uma vida em vitória. Como resultado, nem um deles tem algo para ajudar os demais. Não receberam conteúdo espiritual em suas vidas.

Pedro recebeu o Espírito Santo – «O Consolador» que Jesus lhes havia prometido, e desde essse dia foi armado para fazer guerra contra o pecado que tinha herdado em sua própria natureza. O que experimentou fez com que Le dissesse aos demais sobre seu Jesus, o qual abriu um novo caminho e emocionante para ele.

«Porque para isso sois chamados, pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos  o exemplo , para que sigas suas pisadas; o qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano.» 1 Pedro 2, 21-22.

Deixes convencestes pela palavra de Deus! Ele está disposto a dar seu Espírito aos que lhe obedecem, isso significa que para ser um discípulo de Jesus requer completa devoção pela causa. Quando começas experimentar a liberdade do pecado, desaparece a pergunta sobre se Deus realmente existe, e no mesmo instante desaparece a vergonha de admitir que é um Cristão de todo coração.

Estas em procissão de um evangelho poderoso que lhe permitirá com a ajuda de Deus tomar o controle de tua vida, e a confiança para ser  um verdadeiro discípulo não pode ser falsificada –tem substância. No lugar de se deixar levar por seus sentimentos em constante mudança, teu racionamento, suas paixões e desejos humanos podem aprender a ser guiado pelo Espírito Santo, e viver de forma agradável a Deus. Experimentarás a verdadeira felicidade, e não poderá  compartilhar outra coisa com os demais,  e sim o que tem. Quantos de seus amigos gostariam de poder fazer parte disso?

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.