Como posso saber qual o plano que Deus tem comigo?

Como posso saber qual o plano que Deus tem comigo?

Eu tinha certeza que acreditava em Deus, mas absolutamente insegura de como meu futuro deveria parecer …

5 minutos ·

Quando deveria iniciar a minha formação, a decisão da direção dos estudos que deveria tomar se tornou muito difícil para mim. O que seria se tomasse a decisão "errada" segundo os planos de Deus? Como poderia saber exatemente a vontade de Deus para com minha vida?

Eu tinha certeza que acreditava em Deus, mas absolutamente insegura de como meu futuro deveria parecer, e  por onde começar. Eu tinha a certeza de que Deus tem um plano, e eu queria tanto escolher o certo para que o meu plano se "encontrasse" com plano dele.

Que formação devo escolher?

O tempo no ensino médio está chegando ao fim, e na minha cabeça a pergunta inquietante fica circulando. Durante todo o dia, e principalmente a noite quando eu me deito esses pensamentos me atormentam. A pergunta: „O que devo ser quando crescer?“, me pegou em cheio agora.  Repentinamente ela se tornou uma realidade, da mesma forma como o fato de que em breve deveria ensacar todos os meus livros usados.

As universidades e faculdades atraem e promovem muitas opções de cursos. Nos meus pensamentos eu peso cada uma delas, e leio muito sobre as direções que as diferentes escolhas trariam na minha vida. Tem demais opções de escolha para meu gosto, pois não me agrada ter que decidir por uma delas. O que será se escolher errado? Então Deus não poderia cumprir seu plano comigo? Muitas vezes penso: „Se eu soubesse qual a vontade de Deus comigo!“ Meus sentimentos andam de montanha-russa comigo e eu me sinto muito exausta.

Muitas vezes penso: „Se eu soubesse qual a vontade de Deus comigo!“

Todas as coisas cooperam para o meu bem – independente do que eu escolher?

Um dia acordei com um versículo que resolveu o nó de uma só vez, e desde então tem me ajudado em muitas das situações.

„E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.“ Romanos 8,28

Isso foi a solução. É tão simples assim. Foi como se alguém ligasse a luz no meu quarto escuro. A única coisa que tem interesse para Deus é que o quero servir de todo o coração. Ele que tem todo o poder no céu e na terra, naturalmente pode guiar todas as coisas para que sirvam de melhor para mim.

Uma vida mais simples

Foi como se nesse momento um saco muito pesado teria sido tirado dos meus ombros. Pela primeira vez depois de muito tempo eu senti que em todo o meu corpo a paz tinha se espalhado. Prontamente eu estava completamente convencida que Deus abençoaria a minha escolha independente de qual seria. Se Deus pode me usar isso não tem nada a ver com a minha formação ou minhas capacidades. Depende da minha intenção.

Se eu tenho a intenção de querer servir muito a Deus com minha vida, então eu também me interesso em descobrir a verdade sobre mim mesmo. Independente se escolho certo ou errado nas coisas práticas, então Deus pode me ensinar a todo instante a viver como um discípulo sincero e verdadeiro, e posso alcançar valores celestiais em cada situação.

O plano de Deus comigo é que devo encontrar aquilo que se levanta da minha carne, e que devo assumir a luta contra isso. O que se levanta da minha carne? Isso são apenas coisas das quais quero me livrar, como por exemplo, egoísmo, preocupações, desejos e concupiscências, etc. Deus me dá toda a força que eu preciso para vencer a tentação, antes que isso se torne pecado.

Uma vida com a bênção de Deus

Isso me ajudou muito na vida desde então. Muitas vezes algumas situações podem parecer muito complicadas ou difíceis, mas então posso me lembrar das promessas do próprio Deus, que „todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus.“ Se eu tenho esse sentimento, então Deus pode me mostrar em todas as circunstâncias da vida, qual é a sua vontade, e se sou obediente posso receber parte na vida eterna.

Se eu passo a enxergar por este angulo, então tudo fica extremamente fácil de maneira surpreendente. Então posso fazer a escolha confiante e tenho a certeza de que Deus está comigo – pois eu amo a Deus! O seu poder de dispor e mudar todas as coisas vai muito além do nosso entendimento.

„Porque, quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com ele.“ 2. Crônicas 16,9

É maravilhoso saber sempre que Deus me vê e apóia. Eu posso descansar em suas mãos pelo resto da minha vida independente do que aconteça. Eu quero continuar a luta contra o pecado em mim, pois eu experimentei a alegria que eu recebo através disto. Deus realmente está do lado daqueles que tem o coração inteiro para com ele! Por isso estão indiscritivelmente agradecida.

Deus não me mostrou claramente o que deveria estudar, mas ele me mostrou que para ele o mais importante é que eu ame a Ele, e que quero viver a vida para a qual ele tem me chamado.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.