Batizado com o Espírito Santo e fogo

Batizado com o Espírito Santo e fogo

O Espírito é graça e o fogo é a verdade, e estes são inseparáveis. O que isso significa para nós?

5 minutos ·

João disse, " E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; não sou digno de levar as suas sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo." Mateus 3:11.

Espírito e fogo são inseparáveis

Você não pode separar o Espírito Santo e o fogo. Um não pode estar presente se o outro for excluído. O Espírito Santo traz paz e alegria; o fogo consome a vida própria e causa dor. Assim como o fogo habita no Espírito, o Espírito habita no fogo, pois Deus é Espírito, mas ele também é um fogo consumidor. (Hebreus 12:29.)

O fogo fará sentir sua presença imediatamente após a pessoa ser batizada com o Espírito Santo. Se nós o conhecemos e o poder de sua ressurreição, então a comunhão com Cristo em seus sofrimentos virá diretamente. A vontade de Deus é nossa santificação; mas aquele que deseja fazer a vontade de Deus logo sentirá dor ao se tornar participante dos sofrimentos de Cristo. Deus não se agrada de quem recua, que se poupa. A imagem de Cristo surge em nós quando obedecemos ao Espírito. Cristo se ofereceu por nós no poder de um Espírito eterno, e Deus levantou aquele grande Pastor das ovelhas, nosso Senhor Jesus, pelo poder do sangue de uma aliança eterna. (Hebreus 13:20.)

Os inimigos da cruz de Cristo tentam reter o poder da ressurreição, enquanto ao mesmo tempo rejeitam a comunhão dos sofrimentos de Cristo. É exatamente aqui que as pessoas se perdem. O Espírito Santo e fogo, poder e dor: estes são inseparáveis. Deus nunca permite que eles sejam separados. Somente a ignorância e o desejo de conforto carnal farão com que a pessoa tente separá-los. Sempre fica evidente que essas pessoas estão se extraviando.

O Espírito Santo e fogo: Graça e verdade

Para mostrar a diferença entre o Espírito Santo e o fogo, podemos dizer que o Espírito é graça e o fogo é a verdade. A graça nos cobre e nos mantém até que o fogo faça seu trabalho. A justiça se tornará manifesta apenas onde o fogo se alastrou; a nova terra surgirá onde habitará a justiça. A intenção da graça não é cobrir e esconder, mas preservar para o fogo. A ira de Deus não se satisfaz com a graça; Sua ira ardente requer que o fogo faça seu trabalho. Um criminoso pode ser perdoado, mas ao suportar sua punição, ele pagou por seu crime e é justo na questão de acordo com a lei do país.

É o mesmo no reino espiritual. Deus requer que tragamos sacrifícios espirituais em Cristo Jesus. Você pode evitar fazer esses sacrifícios dizendo que Cristo é o sacrifício em seu lugar. Isso é verdade, é claro, mas não é a verdade que leva à santificação. A santificação requer nosso acordo e nossa obediência à vontade de Deus. Se sofrermos com ele, também seremos glorificados com ele. Se não sofrermos com ele, não seremos glorificados com ele. A cruz é uma arma em nossas mãos. Isso impedirá que a vida própria e os prazeres carnais assumam o controle. Satanás não pode prosperar a menos que você "se poupe". O mundo nutre a carne de todas as maneiras possíveis, e todos os tipos de espíritos malignos florescem dentro e ao redor das pessoas do mundo.

Como satisfazer a Deus

A cruz expulsa Satanás. Jesus venceu na cruz, e aí nós vencemos com ele. Há poder na palavra da cruz; ela reúne e une. A igreja se torna uma quando a palavra da cruz é eficaz, mas quando as pessoas se entregam a sentimentos doces, os espíritos malignos prosperam.

Pois chegou a hora de o julgamento começar na casa de Deus - conosco. (1 Pedro 4:17) Deus saiu de seu santuário para julgamento e ele começa com os santos - conosco. O julgamento foi realizado em Cristo e agora está sendo realizado naqueles que foram batizados com o Espírito de Cristo. Assim se revelam o caminho, a verdade e a vida. Todas as demandas ardentes de Deus para a humanidade foram satisfeitas no Espírito de Cristo. Portanto, se uma pessoa deseja satisfazer a Deus, ela deve ter este Espírito.

Este artigo foi traduzido do norueguês e foi publicado pela primeira vez com o título “Ånden og ilden” (“Espírito e fogo”) no periódico Skjulte Skatter (Tesouros Escondidos) em maio de 1912.

© Stiftelsen Skjulte Skatters Forlag | ActiveChristianity

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.