Ir para o conteúdo

Por que você é o mais forte quando você é o mais fraco

Não é uma contradição que a fraqueza e a força andem de mãos dadas.
My strength is made perfect in weakness

Força perfeita na fraqueza

“E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.” 2 Coríntios 12:9-10.

Paulo poderia proclamar isso com uma segurança tão inconfundível, porque ele experimentou e descobriu pessoalmente que a força de Deus é aperfeiçoada na fraqueza. Esta é a única maneira de participar da força de Deus.

Também lemos isso em Isaías 40:29. Aqui não lemos que os fracos têm pouca força. Pelo contrário, diz: “Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.”Nossos sentimentos podem subir e descer, nosso raciocínio e experiências estão falando, e simplesmente não sabemos o que fazer. Então é vital acreditar em Deus!

Jesus disse para a mulher em João 11:40: “Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?”Deus pode dar grande poder à pessoa que não tem força. O poder de Deus começa onde minha força cessa!

Aqueles que sempre esperam no Senhor não esperam por ajuda do próprio braço ou pelo consolo e ajuda da família e dos amigos. Eles receberão nova força, levantando suas asas como águias. Eles terão a experiência de correr e não se cansar, andar e não desmaiar. (Isaías 40:31)

De onde eu ganho minha força?

De onde obtenho minhas forças e ajuda nas situações da vida cotidiana? É natural para mim sempre levantar minhas asas e meus olhos para as colinas, ou vejo horizontalmente, para as coisas e as pessoas ao meu redor?

“O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra.” Salmos 121:1-8. Estes são aqueles cujos pés não serão movidos, e Deus é o seu guarda que não cochila e nem dorme; Ele vai mesmo ser a sua sombra na mão direita!

Isso significa que, independentemente do tempo e do lugar, Ele está comigo! E Jesus diz, “eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.” Mateus 28:20. Nenhum dia é excluído quando Jesus diz “sempre”. Todos os dias, toda a vida, sem exceção!

Jesus diz, “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” Mateus 11:28. Então a resposta – os meios e a esperança – segue logo após: “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.” Mateus 11:29.

Para ver a necessidade de suportar o jugo de Jesus, devo primeiro reconhecer que estou trabalhando e que estou sobrecarregado. Eu devo reconhecer minha própria fraqueza para obter força. Meu corpo de pecado, minha natureza humana que me pesa, que também pode ser um fardo para aqueles que estão ao meu redor, e para poder suportá-lo eu preciso de um jugo. Aqui, Jesus nos faz esta oferta para suportar seu jugo.

“Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” Mateus 11:30. Quando eu tiver o jugo de Jesus, isso me custará a minha vontade, a minha vida humana e a minha justiça própria; este jugo se recusa a deixar-me viver para mim e me obriga a viver para os outros. Em troca, recebo algo do céu, aquilo que é eterno!

Somos exortados a viver com essa atitude que Jesus teve! “Que esta mente esteja em você, que também estava em Cristo Jesus” – Aquele que renunciou a ser como Deus e que assumiu a forma de um servo! Ele se humilhou! Nós podemos ser humilhados; mas que diferença há entre ser humilhado e de me humilhar nas circunstâncias da vida! Muitas vezes, em primeiro lugar, com as pessoas mais próximas e mais queridas, quando posso abandonar a minha própria vontade e, ao fazê-lo, assumir a forma de um servo.

Esta é a chave para a exaltação celestial: “Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;…” Filipenses 2:6-9. “Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera,…” Efésios 3:20.

A força de Deus começa na minha fraqueza – onde minha própria força chega ao fim!


Este artigo foi traduzido do norueguês e foi publicado pela primeira vez sob o título “Sem força – grande poder” no periódico Tesouros Escondidos (Skjulte Skatter) da BCC, em outubro de 2018.
© Direitos autorais Stiftelsen Skjulte Skatters Forlag

Você também pode estar interessado em ler mais sobre o nosso linck sobre nosso relacionamento com Deus, ou nos artigos selecionados abaixo:

My strength is made perfect in weakness

O momento crucial: como obter ajuda quando você mais precisa

Only by the grace of God!

Ensinamentos-chave

Descubra como a Palavra de Deus nos desafia e motiva a viver 100% de acordo com a Sua vontade, assim que não precisamos mais cair em pecado, mas que podemos chegar a uma vida de vitória.

Baixar e-book grátis

O evangelho de Deus

Graça significa que todo o nosso pecado é perdoado quando o confessamos. Mas ela também significa que nós recebemos poder para obedecer à verdade que Jesus trouxe. Neste livro, Sigurd Bratlie fala sobre isso, mostrando o verdadeiro evangelho de Deus, que é a obediência da fé.

Siga-nos