O que significa dar muito fruto?

O que significa dar muito fruto?

A parábola em João 15 pode parecer um pouco abstrata. Jesus é a videira, nós somos os ramos e Deus é o lavrador. O que tudo isso significa?

7 minutos ·

“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem. Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.” João 15:1-8.

Algumas pessoas acham que o fruto aqui referido tem a ver com os dons do espírito—quantas pessoas eles ganharam para Cristo, quanto eles profetizaram em Seu nome e várias outras boas obras realizadas através dos dons espirituais. Mas Jesus adverte que há muitos que O chamam de "Senhor, Senhor", que tiveram muitas boas obras, que manifestaram os dons do Espírito, mas mesmo assim Ele nunca realmente os conheceu. (Mateus 7: 21-23) Quando Jesus fala de dar fruto permanecendo Nele, Ele está falando sobre o fruto do Espírito que surge na vida daqueles que andam em espírito

O que significa permanecer nele

O dar fruto, o fruto do Espírito, só pode surgir permanecendo em Jesus e andando no Espírito. Permanecer em Jesus é um estilo de vida muito ativo! Significa viver de tal maneira que sempre me encontro Nele, andar de mãos dadas com Ele, viver segundo a Sua Palavra. “Se vós permanecerdes em Mim, e as minhas palavras permanecerem em vós …” Está claro que permanecer em Jesus tem a ver com Suas palavras permanecendo (isto é, vivendo em, ter poder) em meu coração e mente. Quando as palavras de Jesus permanecem e têm poder em meu coração e mente de tal forma que eu obedeço-as pelo poder do Espírito, então o fruto do Espírito, as virtudes de Jesus, também surgirão em minha vida.

O que significa dar frutos

É claro que dar fruto – o fruto do Espírito – é o chamado de todo cristão: “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.” João 15:1-2.

Carregar o fruto do Espírito não é opcional na vida cristã. Frutificação é resultado de obediência á palavra de Deus e os sussurros do Espírito Santo. A indiferença e a desobediência intencional à vontade de Deus significa que eu não sou verdadeiramente um cristão – um seguidor de Cristo – e isso significa que não posso ter comunhão com Jesus Cristo e o Pai. (João 14: 15-17; João 14: 21,23-24; 1 João 1: 6-7) O próprio Jesus diz aqui que cada ramo que não dá fruto é tirado pelo Pai. Tal pensamento deve me despertar para a seriedade, mas não deve levar ao desânimo, desespero ou peso. Pelo contrário, deve ser uma inspiração que eu deveria dar mais frutos e ter comunhão com Ele!

Então, como posso dar frutos? O fruto do Espírito só pode surgir em mim pelo poder do Espírito. Nenhuma quantidade de esforço próprio produzirá frutos espirituais. Isso requer uma entrega total de minha vontade própria a Deus, para que eu possa obedecer às palavras de Jesus nas situações cotidianas da vida, para que o fruto do Espírito surja em vez de minha própria natureza. Tal rendição total ocorre quando Jesus é meu primeiro amor e reina em meu coração e mente. Então é a Sua vontade – a Sua Palavra – que é feita na minha vida e não a minha própria vontade. Então o manancial de frutos – o fruto do Espírito, o fruto da obediência às palavras de Jesus – surgirá naturalmente.

O que significa ser podado

Os ramos que dão fruto são podados para que possam dar ainda mais frutos. Se os ramos tivessem sentimentos e um perguntasse ao ramo como se sente durante o processo de poda, o ramo responderia, sem dúvida: “Bastante doloroso!”

Às vezes, podemos sentir o mesmo, nós que estamos vivendo de todo o coração para Deus e andando no Espírito com o melhor de nossas habilidades e conhecimentos. O fruto do Espírito está surgindo, mas pode haver áreas onde o fruto é imaturo ou atrofiado. O agricultor vem para podar e cortar parte do galho, na esperança de que o galho dê ainda mais frutos – frutas que se tornam mais perfeitas e abundantes com o tempo e a poda. Isso também é conhecido como correção de Deus, ou o tratamento dele conosco. (Hebreus 12: 5-11)

O Pai é o agricultor, e Ele faz a poda. Ele às vezes permite que circunstâncias e situações difíceis nos atinjam: finanças precárias, problemas de saúde, oposição, incompreensão, um relacionamento difícil, etc. Tais provações nos levam ao fim de nossa própria força em área após área, em áreas onde não sabemos que estávamos operando em nossa própria força e não no poder do Espírito. Vemos nossa falta do fruto do Espírito e desperta em nós a necessidade de uma entrega mais profunda a Jesus e uma obediência mais profunda à Sua Palavra. Está escrito: “… o Espírito Santo que Deus deu àqueles que lhe obedecem”. Atos 5:32.

Uma obediência cada vez maior à Palavra de Deus – andar no Espírito – traz um poder sempre crescente do Espírito, e então o fruto do Espírito pode se manifestar em nossas vidas a um grau cada vez maior.

Dar muito fruto

A alegria e a satisfação que andam de mãos dadas com a produção de frutos mais perfeitos e abundantes não são reservadas apenas para o agricultor, mas são compartilhadas pelo ramo também. O ramo compartilha a alegria do agricultor, porque é o desejo do ramo produzir frutos mais perfeitos e abundantes, que o agricultor possa ser glorificado. É por isso que o ramo pode suportar a dor da poda, assim como Jesus suportou a dor da cruz: “… pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz…” Hebreus 12: 2.

Produzir frutos abundantes, o fruto do Espírito, é o chamado de todo crente e a promessa de Deus para eles! E pela graça de Deus é possível para você também! Por isso, o Pai é glorificado e, por essa definição, Jesus disse: “… então vocês serão meus discípulos”.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.