Que é um discípulo?

O termo “discípulo” significa originalmente um aluno (de um professor) ou um aprendiz (para um mestre artesão). Muitas pessoas acreditam que se tornaram discípulos de Jesus quando Ele perdoou seus pecados. Na verdade, estávamos mortos em nossas ofensas, mas por meio do perdão Ele nos fez viver junto com Ele. (Colossenses 2:13) No entanto, o perdão do pecado não é discipulado. Uma vez que recebemos a expiação dos nossos pecados e somos reconciliados com Deus através da morte de Jesus, chegamos ao ponto de partida para seguir o exemplo de Jesus em Sua vida.

Nosso professor e precursor

“Um discípulo não está acima de seu mestre, mas todo aquele que está perfeitamente treinado será como seu professor .” Lucas 6:40. Um discípulo de Jesus entra em um processo de aprendizagem ao longo da vida para viver a mesma vida que Jesus viveu. A vida de Jesus é a expressão perfeita da vontade de Deus. Ele nunca pecou. Isto não foi porque Ele nasceu com uma natureza divina que não pode ser tentada. Ao longo de sua vida, Ele pessoalmente passou por um processo de treinamento para fazer a vontade de Deus em vez da Sua própria.

“De sorte que haja em vós que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus, mas a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se a semelhança dos homens. E sendo encontrado na aparência como homem, Ele se humilhou e se tornou obediente até a morte, até a morte da cruz. ” Filipenses 2:5-8. Jesus teve que aprender a discernir a vontade de Deus, e teve que aprender obediência (Hebreus 5: 7-8). Toda a sua vida, Ele disse: “Não se faça a Minha vontade, mas a Tua.” (Lucas 22:42, Hebreus 10: 5-7) Cada dia Ele foi tentado em todos os pontos como nós somos. (Hebreus 4:15) No entanto, Ele escolheu humilhar-se e sofrer na carne (negar Sua vontade própria, as exigências do pecado na carne), em vez de ceder ao pecado. (Filipenses 2: 8; 1 Pedro 4: 1) Como resultado dessa incrível fidelidade, Ele não cometeu pecado, nem foi encontrado engano em Sua boca. Ele nunca caiu de amor, pureza e bondade! Este é o professor, o precursor que os discípulos têm como exemplo, para seguir os Seus passos (1 Pedro 2: 21-22)
(Para mais sobre a vida de Jesus, leia o tópico Essencial: Cristo Manifestado na carne.)

O caminho que Jesus andou era uma vida escondida com Deus, onde uma obra estava ocorrendo em Sua natureza humana, Sua carne. Desta maneira Ele venceu o pecado na carne e pôde cumprir o incrível plano de salvação para a humanidade. (Romanos 8: 3-4) Porque Jesus Cristo assumiu a natureza humana, e esta obra de condenação do pecado na carne ocorreu em um ser humano, seus discípulos, que têm a mesma natureza, podem agora segui-Lo neste caminho, independentemente de sua origem, personalidade, localização ou o tempo em que vivem. (Hebreus 2: 10-18)

A atitude do discípulo em relação ao pecado

Assim como seu Mestre, os discípulos de Cristo se comprometem a fazer toda a vontade de Deus, em vez de cederem às concupiscências pecaminosas e egoísmo em sua própria carne. Jesus tinha uma atitude radical em relação ao pecado. (Mateus 5: 27-30) Seus discípulos são exortados a ter a mesma mente. (Filipenses 2: 5; 1 Pedro 4: 1-2) É muito mais fácil ceder ao pecado do que negar nossas concupiscências. Se fizemos algo errado, o mais fácil é nos defendermos e dar desculpas. Mas como discípulo, aprendemos que a vontade de Deus é reconhecer a verdade (João 3: 19-21), nos humilhar (Tiago 4: 6-10) e julgar a nós mesmos em vez de culpar os outros (Mateus 7: 1-3) . Para cumprir Suas palavras, devemos amar a vontade de Deus de tal maneira que renunciemos à nossa própria vontade, ou, como Jesus colocou, à nossa própria vida, que é a inclinação ao pecado que é inerente à nossa natureza humana. (Lucas 14: 26-27) Sem essa atitude radical, não podemos vencer o pecado e não podemos ser discípulos de Jesus!

A maior motivação

“… deixemos de lado todo o peso e o pecado que tão facilmente nos aprisiona, e corramos com perseverança a carreira que está diante de nós, olhando para Jesus, autor e consumador de nossa fé, que pela alegria que foi Diante dele suportou a cruz, desprezando a vergonha, e sentou-se à direita do trono de Deus .” Hebreus 12:1-2. A alegria de Jesus era que Ele teria discípulos que viveriam a mesma vida e chegarem à mesma natureza divina. Ele esperava ter irmãos que pudessem compartilhar toda a Sua herança que Ele recebeu de Seu Pai Celestial! (Romanos 8: 16-17, Romanos 8:29, Hebreus 2: 10-18)

A maior motivação para os discípulos é o amor àquele que nos amou primeiro (1 João 4:19), e que deu Sua vida por nós, mesmo sabendo que nunca poderemos retribuir a graça imerecida que recebemos.

“Pelo amor de Cristo nos constrange, porque julgamos assim: se um morreu por todos, logo todos morreram; e ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.” 2 Corintios 5:14-15.  Os discípulos não ficarão satisfeitos com uma atitude lenta de usar o perdão dos pecados como uma desculpa para continuar a ceder à luxúria e aos desejos pecaminosos. O objetivo que Jesus estabeleceu para nós é ser perfeito, assim como nosso Pai Celestial é perfeito! (Mateus 5:48)

Haverá necessariamente sofrimentos neste processo incrível de ser transformado de um humano pecador na imagem perfeita de Cristo. Mas, com Cristo como nosso exemplo e o amor de Cristo nos obrigando, nós, como discípulos, continuamos “prosseguindo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” Filipenses 3:14. Este prêmio é ser como Ele, e vê-Lo como Ele é. (1 João 3: 2)

1

Vida de Discípulo – Introdução

Jesus nos exorta a desistir de tudo para segui-Lo – para nos tornarmos Seu discípulo. O que significa ser discípulo? Por que vale a pena desistir de nossas próprias vidas por isso? O próprio Jesus nos chamou para ser um discípulo, Seu […]

Ler mais
2

Que é um discípulo?

Milhões de pessoas adoram a Jesus como Senhor. Mas o que significa ser um discípulo?

Ler mais
3

Qual é o custo de se tornar um discípulo ?

Em várias ocasiões, Jesus exortou as pessoas a calcularem o custo antes de se comprometerem a segui-Lo – para se tornarem Seu discípulo .

Ler mais
4

O desenvolvimento de um discípulo – Perdão e Espírito Santo

Um dos aspectos mais interessantes da vida do discípulo é que consiste em constante crescimento e desenvolvimento. O próprio Jesus teve de aprender a obedecer enquanto era um homem na terra (Hebreus 5: 8), e Ele sofreu crescimento espiritual: “E aumentou Jesus […]

Ler mais
5

O desenvolvimento de um discípulo – O caminho da cruz e a construção da igreja

Receber o perdão dos pecados nos permite ter um novo começo na vida. Agora, os discípulos estão preparados para começar no caminho que conduz à meta – ser como seu Mestre, Jesus Cristo . Sabemos que é possível tornar-se como nosso Mestre, […]

Ler mais
6

Fazendo discípulos em toda a nação

Como podemos cumprir com uma das maiores tarefas que nos foram confiadas ?

Ler mais